NAS ASAS DA IMAGINAÇÃO - Livros e Filmes - Angela Golin

NAS ASAS DA IMAGINAÇÃO
Toda sexta feira as 12h30m desde 17 de outubro de 2014
JORNAL DA CIDADE
Angela Golin
Livros e Filmes



contador gratuito



FILMES SOBRE JUDEUS E JUDAISMO
O FÍSICO (2014 - direção de Philipp Stolzi) - Baseado no romance homônimo de Noah Gordon.
Inglaterra, século XI. Ainda criança, Rob vê sua mãe morrer em decorrência da "doença do lado". O garoto cresce sob os cuidados de Bader (Stellan Sarsgard), o barbeiro local, que vende bebidas que prometem curar doenças. Ao crescer, Rob (Tom Payne) aprende tudo o que Bader sabe sobre cuidar de pessoas doentes, mas ele sonha em saber mais. Após Bader passar por uma operação nos olhos, Rob descobre que na Pérsia há um médico famoso, Ibn Sina (Ben Kingsley), que coordena um hospital, algo impensável na Inglaterra. Para aprender com ele, Rob aceita não apenas fazer uma longa viagem rumo à Ásia mas também esconde o fato de ser cristão, já que apenas judeus e árabes podem entrar na Pérsia.

UMA AMIZADE SEM FRONTEIRAS (2004 - François Dupeyron)
Ibrahim Deneji (Omar Sharif) é o dono de uma mercearia em Paris, muçulmano, que fica amigo de Momo (Pierre Boulanger), um pobre garoto judeu de 13 anos. Após ser abandonado pelo pai, Ibrahim decide por adotar Momo. Com o tempo os dois se tornam cada vez mais amigos, com o garoto aprendendo os ensinamentos do Alcorão.
INSURREIÇÃO (2001 - Jon Avnet)
Com a mais fria e maquiavélica ambição de fazer da raça ariana a única e mais pura do mundo, Hitler acabou com muitos povos de forma violenta, cruel e sanguinária. O terror, em seu primeiro momento, abalou-se sob as cabeças dos judeus poloneses, alvos do tirano. Seus únicos ideais eram a paz e o respeito por sua religião. Não eram diferentes. Nem anormais. Eram pessoas iguais a eles. Mas, Hitler com sua mente perturbada e obsessiva pelos arianos, não pensava assim. Queria aniquilá-los. Conquistar a Polônia foi seu primeiro passo. Sofrendo em condições desumanas de sobrevivência, os judeus poloneses foram aprisionados em um gueto, onde eram assistidos por cruéis oficiais nazistas. A única opção era aceitar. Ou morrer. Mas, entre eles havia um grupo que não pensava assim. Liderado por Moredecai Anielewicz (Hank Azaria, de Godzila), eles não queriam aceitar. E não o fizeram. Eles resistiram bravamente as torturas, as perdas de entes queridos frente à eles. Atiçaram a ira dos nazistas. Depois de tudo, o fim ainda estava longe. Agora, eles foram transferidos para os campos de concentração. A palavra de ordem, agora, é a resistência. Depois de tudo que perderam, já não resta mais nada, senão suas dignidades. Eles vão arriscar tudo. Num enredo que retrata fielmente as injustiças cometidas num dos períodos mais sangrentos da Segunda Guerra Mundial, Insurreição toca o coração das pessoas para essa tragédia vivida por milhões de judeus e traz de volta a reflexão sobre a coragem e a força frente ao medo e ao preconceito.

É PRECISO DIZER ADEUS (1986 - Moshé Mizrahi)
Sefarditas são judeus cujos ancestrais vieram da Espanha, na Idade Média. Expulsos de lá em 1492, eles se instalaram na Bacia do Mediterrâneo e em Jerusalém, preservando em todos os lugares seus costumes, ritos religiosos e o idioma ladino, uma forma de espanhol medieval. Em Jerusalém, setembro de 1942, David (Tom Hanks), um militar que está se recuperando de um ferimento na perna, conhece Sarah (Cristina Marsillach), que é de uma tradicional família sefardita. Ele se sente interessado por Sarah, que inicialmente não demonstra nenhum interesse mas aos poucos se apaixona por David. Entretanto quase toda a família dela se mostra radicalmente contra que ela se envolva com um gentio.

A LISTA DE SCHINDLER (1993 - Steven Spielberg)
A Lista de Schindler é a história real e emocionante de Oskar Schindler (Liam Neeson), um sujeito oportunista, sedutor, "armador", simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime nazista, tanto que era membro do próprio Partido Nazista (o que não o impediu de ser preso algumas vezes, mas sempre o libertavam rapidamente, em razão dos seus contatos). No entanto, apesar dos seus defeitos, ele amava o ser humano e assim fez o impossível, a ponto de perder a sua fortuna mas conseguir salvar mais de mil judeus dos campos de concentração. Com Ben Kingley e Ralph Fiennes.

FILMES PARA QUEM AMA HISTÓRIA (PARTE 1)

O Nome da Rosa (1986) – Direção: Jean-Jacques Annaud (baseado no livro homonimo de Umberto Eco)
Em 1327 William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), um noviço que o acompanha, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália. William de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro. William de Baskerville começa a investigar o caso, que se mostra bastante intrincando, além dos mais religiosos acreditarem que é obra do Demônio.

Doutor Jivago (1965) – Direção: David Lean (baseado no livro de Boris Pasternak)
O filme conta sobre os anos que antecederam, durante e após a Revolução Russa pela ótica de Yuri Zhivago (Omar Sharif), um médico e poeta. Enquanto Strelnikoff representa o “mal”, Yevgraf representa o “bom” elemento da Revolução Bolchevique.

O Que é Isso, Companheiro? (1997) – Direção: Bruno Barreto (baseado no livro de Fernando Gabeira - fatos reais)
Em 1964, um golpe militar derruba o governo democrático brasileiro e, após alguns anos de manifestações políticas, é promulgado em dezembro de 1968 o Ato Constitucional nº 5, que nada mais era que o golpe dentro do golpe, pois acabava com a liberdade de imprensa e os direitos civis. Neste período vários estudantes abraçam a luta armada, entrando na clandestinidade, e em 1969 militantes do MR-8 elaboram um plano para sequestrar o embaixador dos Estados Unidos (Alan Arkin) para trocá-lo por prisioneiros políticos, que eram torturados nos porões da ditadura.

Lawrence da Arábia (1962) – Direção: David Lean (baseia-se na biografia de T.E. Lawrence (1888-1935) descrita no seu livro Sete Pilares da Sabedoria)
Em 1916, em plena 1a. guerra mundial, o jovem tenente do exército britânico estacionado no Cairo pede transferência para a Península Arábica, onde vem a ser oficial de ligação entre os rebeldes árabes e o exercito britânico, aliados contra os turcos, que desejavam anexar ao seu império otomano a península arábica. Lawrence, admirador confesso do deserto e do estilo de vida beduíno, oferece-se para ajudar os árabes a se libertarem dos turcos, Peter O'toole como Lawrence da Arábia, Omar Sharif é o sherif Ali ibn el Kharish, Alec Guinness faz o príncipe Faiçal e Anthony Quinn é Auda Abu Tayi.

Platoon (1986) – Direção: Oliver Stone (escrito por ele)
Chris (Charlie Sheen) é um jovem recruta recém-chegado a um batalhão americano, em meio à Guerra do Vietnã. Idealista, Chris foi um voluntário para lutar na guerra pois acredita que deve defender seu país, assim como fez seu avô e seu pai em guerras anteriores. Mas aos poucos, com a convivência dos demais recrutas e dos oficiais que o cercam, ele vai perdendo sua inocência e passa a experimentar de perto toda a violência e loucura de uma carnificina sem sentido. Outros atores desse filme: Tom Berenger, Willen Dafoe, Forest Whitaker, etc

MUSICAS QUE VIRARAM FILMES

“Faroeste Caboclo” - Legião Urbana 

O filme de 2013 leva para as telas a saga escrita por Renato Russo em um dos maiores sucessos de sua banda. João (Fabrício Boliveira) deixa Santo Cristo em busca de uma vida melhor em Brasília. Ele quer deixar o passado repleto de tragédias para trás. Lá, conta com o apoio do primo e traficante Pablo (César Troncoso), com quem passa a trabalhar. Já conhecido como João de Santo Cristo, o jovem se envolve com o tráfico de drogas, ao mesmo tempo em que mantém um emprego como carpinteiro. Em meio a tudo isso, conhece a bela e inquieta Maria Lúcia (Ísis Valverde), filha de um senador (Marcos Paulo), por quem se apaixona loucamente. Os dois começam uma relação marcada pela paixão e pelo romance, mas logo João se verá em meio a uma guerra com o playboy e traficante Jeremias (Felipe Abib), que coloca tudo a perder. A direção é de René Sampaio.

”Yellow Submarine” - Beatles 

Submarino Amarelo, de 1968, é uma animação com direção de George Dunning e apenas uma das muitas canções dos Fab Four que virou um filme ou, pelo menos, uma versão bem longa de um clipe e ajudou a promover as músicas do grupo.

“Olhos nos Olhos” - Chico Buarque 

Lançado em 2013 e dirigido por Karim Ainouz, O Abismo Prateado usa as primeiras estrofes da canção para criar a personagem Violeta (Alessandra Negrini). Ela é uma dentista casada e com um filho, que tem um dia normal de trabalho. Ao ouvir uma mensagem deixada na secretária do celular ela entra em desespero. A mensagem foi gravada por seu marido, Djalma (Otto Jr.), que disse que estava deixando-a e partindo para Porto Alegre. Ele pede para que Violeta não o siga, mas ela não segue o conselho e tenta viajar, o quanto antes, para a capital do Rio Grande do Sul.

“Menino da Porteira” - Teddy Vieira 

A lendária música deu nome a um longa em 1976 que, em 2009, ganhou um remake pelas mãos do mesmo diretor, Jeremias Moreira Filho. Na versão antiga, tínhamos Sérgio Reis. Na nova Daniel é quem faz o peão de boiadeiro Diogo. O filme foi idealizado a partir da famosa canção composta por Teddy Vieira e Luizinho (da dupla Luizinho e Limeira), gravada pela primeira vez em 1955. O “Cururu”, que é o nome dado a esse estilo da música sertaneja, ganhou várias versões ao longo dos anos, sendo que a de Sérgio Reis embala a trilha do filme original, enquanto Daniel, claro, regravou para a refilmagem.


"Across The Universe" - Beatles

O musical de Julie Taymor de 2007, não é baseado em uma, mas inúmeras canções de um dos maiores, se não o maior grupo da história, The Beatles. A história do longa mostra um casal dos anos 1960, Jude (Jim Sturgees) e Lucy (Evan Rachel Wood), lutando para seguir com o próprio amor no meio de guerras e problemas sociais da época. "Across The Universe", a canção, está no álbum Let It Be , do Beatles, de 1970.

"Mamma Mia" - ABBA (2008 - Phyllida Lloyd)

1999, na ilha grega de Kalokairi. Sophie (Amanda Seyfried) está prestes a se casar e, sem saber quem é seu pai, envia convites para Sam Carmichael (Pierce Brosnan), Harry Bright (Colin Firth) e Bill Anderson (Stellan Skarsgard). Eles vêm de diferentes partes do mundo, dispostos a reencontrar a mulher de suas vidas: Donna (Meryl Streep), mãe de Sophie. Ao chegarem Donna é surpreendida, tendo que inventar desculpas para não revelar quem é o pai de Sophie.

 LISTA DE FILMES SOBRE DEFICIENCIAS/DEFICIENTES

1. OS INTOCÁVEIS (2012) - Eric Toledano
Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos ele aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais a Driss por ele não tratá-lo como um pobre coitado. Aos poucos a amizade entre eles se estabele, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro.

2. HASTA LA VISTA/Venha como vc é (2012) - Geoffrey Enthoven
Esta é uma viagem de superação para três jovens deficientes físicos: um é cego, outro é paraplégico e o terceiro é tetraplégico. Dizendo aos pais que eles pretendem conhecer as vinhícolas da Espanha, os três partem em busca de realizar o que todo jovem comum gosta de fazer: dançar, beber e paquerar. Eles têm um objetivo preciso em mente: perder a virgindade.

3. SOUL SURFER - CORAGEM DE VIVER (2011) - Sean McNamara
Bethany Hamilton (AnnaSophia Robb) nasceu praticamente na praia e é uma jovem e premiada surfista. Ao ser atacada por um tubarão, ela perde o braço esquerdo, mas conta com o apoio dos pais (Dennis Quaid e Helen Hunt), da melhor amiga Sarah (Carrie Underwood) e dos fãs para voltar a cair na água.

4. DE PORTA EM PORTA (2002) - Steven Schachter
Portland, Oregon, 1955. Apesar de ter nascido com uma paralisia cerebral, que cria limitações na sua fala e movimentos, Bill Porter (William H. Macy) tem todo o apoio da sua mãe para obter um emprego como vendedor na Watkins Company. Bill consegue o emprego, apesar de certa relutância devido às suas limitações, pois teria que ir de porta em porta oferecendo os produtos da companhia. Bill só conseguiu o emprego quando disse para lhe darem a pior rota. Primeiramente Bill é rejeitado pela pessoas "normais", mas ao fazer sua 1ª venda para uma alcóolatra reclusa, Gladys Sullivan (Kathy Baker), ele literalmente não parou mais. Por mais de 40 anos Bill caminhou 16 quilômetros por dia e, para ajudá-lo nesta trajetória, além da sua mãe e Gladys, surgiu Shelly Soomky Brady (Kyra Sedgwick).

5. FELIZ ANO VELHO (1987) - Roberto Gervitz
Mário (Marcos Breda), um jovem que perdeu o pai durante a ditadura militar, mergulha em um lago e acaba sofrendo um acidente e ficando tetraplégico. Preso em uma cadeira de rodas, o rapaz busca formas de sobrevivência e começa a escrever sobre o seu passado. Logo ele finaliza um livro, que se torna um sucesso nas livrarias. Com Betty Goffman, Isabel Ribeiro e outros.

6. O OITAVO DIA (1996) - Jaco Van Dormael
Harry (Daniel Auteuil) é um empresário estressado, que trabalha no departamento comercial de um banco belga e foi abandonado por sua esposa e filhas há pouco tempo. Deprimido, ele se dedica ao trabalho durante os 7 dias da semana. Até que um dia ele decide vagar pelas estradas da França, sem rumo definido. Após quase atropelar Georges (Pascal Duquennes), que sofre de síndrome de Down, Harry decide levá-lo para casa mas não consegue se desvencilhar dele.


FILMES QUE DÃO VONTADE 
DE PARTIR EM VIAGEM!

1. 180 Graus Sul: Conquistadores do Inútil (2010) direção de Chris Malloy
Documentário que mostra a aventura de um grupo de amigos viajando pela Patagônia. Com as pranchas de surf e equipamentos de escalada, encaram uma navegação ao longa da costa sul-americana enquanto aprendem sobre a batalha perdida contra a industrialização e a destruição do mundo natural. Interesses comerciais modernos alimentados pelo crescente consumo de produtos descartáveis estão arruinando nosso planeta, e o filme mostra o que algumas pessoas corajosas estão fazendo para tentar impedir isso. Belas paisagens e trilha sonora fantástica misturadas com uma mensagem forte e o espírito de viagens de aventura, resultam em uma verdadeira 

2. A que distância (2006) - direção de Tania Hermida
O filme se passa durante o trajeto que as personagens Tristeza (Cecilia Vallejo) e Esperança (Tania Martinez) fazem de Quito, capital do Equador, até a cidade de Cuenca, no sul do país. As duas mulheres passam por diversas cidades do país sul-americano onde é possível conhecer e desvendar para o grande público paisagens lindas e pouco visitadas no país. O longa é considerado uma grande homenagem ao Equador com personagens bem característicos das regiões por onde elas passam. Uma boa oportunidade para conhecer a cultura do país.

3. Albergue Espanhol (2003) - direção de Cedric Klapish
Sobre estudantes jovens e um pouco tensos que vão para Barcelona através de um programa de intercâmbio para aprender espanhol antes de conseguirem um grande trabalho. Xavier (Romain Duris) não é, digamos, muito experiente em relação às coisas do mundo e é uma grande surpresa para ele quando se muda para um apartamento cheio de estudantes internacionais. Ele tem que aprender a viver com 6 pessoas de diferentes cantos do mundo, suas culturas e diferenças pessoais. A experiência abrirá seus olhos para o que a vida pode oferecer. É um filme divertido e realista baseado nas experiências de vida do próprio diretor.

4. Um Bom Ano (2006) - Ridley Scott
Sobre a vida de um corretor de bolsa (Russel Crowe) de alta potência de Londres que perde seu tio favorito, que deixa a ele um castelo e uma vinícola na França. Quando ele visita o imóvel para preparar para vendê-lo por milhões, ele é pego pelo estilo de vida tranquilo e descontraído do interior da França, se apaixona por uma bela moça local e começa a ter flashbacks de sua infância sobre o quão mulherengo era seu tio (Albert Finney). A mensagem do filme é há muito mais na vida do que dinheiro e ainda vai te atiçar a querer passar um tempo no sul da França.

5. Encontros e Desencontros (2004) - Sofia Coppola
Dois viajantes que não se conhecem, Bob (Bill Murray) e Charlotte (Scarlett Johansson), visitam Tóquio ao mesmo tempo, se encontram, se tornam amigos, e começam a desfrutar da estranha e curiosa cidade do Japão. Bob é um ator em decadência que vai para lá estrelas comerciais, enquanto Charlotte é a esposa entediada de um fotógrafo que só pensa em trabalho. Eles são um par improvável, vivenciando um certo grau de solidão em uma cidade estrangeira com milhões de pessoas. Este é mais um filme muito bem filmado que também mostra o quanto viajar para um novo país pode ser engraçado e interessante.

6. Na Natureza Selvagem (2007) - Sean Penn
Baseado na história real de Christopher McCandless (Emile Hirsch), um recém-formado que doa todas as suas economias e pega carona até o Alasca, ele encontra todos os tipos de pessoas ao longo do caminho, cada um com suas próprias histórias. No Alasca, ele dirige-se para o deserto para viver por conta própria enfrentando várias aventuras e experiências aleatórias até chegar na “Última Fronteira”. Experiências, boas ou ruins, fazem de você a pessoa que você é. Um filme para refletir sobre as atitudes da vida.

7. Vicky Cristina Barcelona (2008) - Woody Allen
Duas amigas vão curtir as férias em Barcelona, onde conhecem um misterioso pintor, Juan Antonio (Javier Barden), que lhes pede para passar o verão com ele. Vicky (Rebecca Hall) é mais reservada e está prestes a se casar, enquanto Cristina (Scarlett Johansson) é livre e gosta de novas experiências. A relação entre os três é sexualmente carregada, o que acaba levando para o drama. As coisas ficam ainda mais complicadas quando perturbada mentalmente, a ex-mulher de Juan (Penelope Cruz) aparece. Apesar dos dramas, amor e conflitos, o filme mostra belas paisagens da Espanha.

8. Encontros no Fim do Mundo (2007) - Werner Herzog
Incrivelmente bonito e engraçado, é um filme sobre as pessoas e os animais que vivem na Antártida. Mesmo que você já tenha visto os programas e documentários do Discovery Channel sobre a Antártida, esse longa é totalmente diferente e novo. Pode ser considerado um dos melhores filmes de viagem, pois te faz ter vontade de fazer as malas e ir até lá!

9. Na Mira do Chefe (2008) - Martin McDonagh
A história se passa em Bruges, na Bélgica, Ray (Colin Farrell) e Ken (Brendan Gleeson) são dois matadores enviados à cidade por seu chefe, Harry Waters (Ralph Fiennes), para que possam descansar após um trabalho difícil. Deslocados, eles passam a agir como turistas. Ray ainda está assustado com a carnificina de seu trabalho anterior, o que faz com que deteste tudo em Bruges, mas Ken cada vez mais se apaixona pela calmaria e beleza da cidade.

10. Priscilla, a rainha do deserto (1994) - Stephan Elliot
Duas drag queens Anthony (Hugo Weaving) e Adam (Guy Pearce) e a transexual Bernadette (Terence Stamp) são contratadas para realizar um show em Alice Springs, uma cidade remota localizada no deserto australiano. Eles partem de Sydney a bordo de Priscilla, um ônibus, tendo a companhia de Bob (Bill Hunter). Só que no caminho eles descobrem que quem os contratou foi a esposa de Anthony. Sydney e regiões do norte da Austrália como Alice Springs e o Parque Nacional Watarrka são alguns dos destinos que serviram de locação. (correlato - Para Wong Foo...)

11. Diários de motocicleta (2004) - Walter Salles
Che Guevara (Gael García Bernal) era um jovem estudante de Medicana que, em 1952, decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de la Serna). A viagem é realizada em uma moto, que acaba quebrando após 8 meses. Eles então passam a seguir viagem através de caronas e caminhadas, sempre conhecendo novos lugares. Porém, quando chegam a Machu Pichu, a dupla conhece uma colônia de leprosos e passam a questionar a validade do progresso econômico da região, que privilegia apenas uma pequena parte da população.

FILMES SOBRE SERIAL KILLERS
FATOS REAIS

Helter Skelter (2004) – John Gray
Longa-metragem produzido para a TV norte-americana, sobre o caso mais chocante e marcante de serial killers que aconteceu nos EUA na década de 60 – sobre a família Manson – reconstituído com roteiro baseado em livro escrito por Vincent Bugliosi e Curt Gentry.
O filme aborda a série de assassinatos cometidos por Charles Manson interpretado por Jeremy Davies, e pela Família Manson que tem uma legião de membros e fãs até hoje. Atores: Clea DuVall, Allison Smith, Eric Dane, etc. Foi lançado em video no Brasil.

Zodíaco (2007) – David Fincher
O filme  baseado no livro de Robert Graysmith narra a história da caçada a um serial killer conhecido como Zodíaco, que matou em torno da área da baía de São Francisco durante os anos 1960 e início de 1970, deixando várias vítimas na sua vigia e insultando a polícia com cartas e cifras enviadas para jornais.  Em agosto de 1969, três cartas diferentes chegam aos jornais San Francisco Chronicle, San Francisco Examiner e Vallejo Times-Herald, enviadas pelo mesmo remetente. A carta enviada ao Chronicle trazia a confissão de um assassino e as três juntas formavam um código que supostamente revelaria a identidade do criminoso. O assassino exigia que as cartas fossem publicadas, caso contrário mais pessoas morreriam. Um casal de Salinas consegue decodificar a mensagem, mas é Robert Graysmith (Jake Gyllenhaal), um tímido cartunista, quem descobre sua intenção oculta: uma referência ao filme "Zaroff, o Caçador de Vidas" (1932). Os assassinatos e as cartas se sucedem, provocando pânico na população de San Francisco. Jake Gyllenhaal protagoniza esse filme, ao lado de Robert Downey Jr.

Cidadão X (1997) – Chris Gerolmo
O filme é baseado no livro de Robert Cullen sobre o primeiro serial killer descoberto na antiga União Soviética e um dos mais terríveis do mundo, Andrei Romanovich Chikatilo, conhecido como Monstro de Rostov, que matou mais de 50 mulheres e adolescentes nos anos 80.  Na Moscou de 1982, vários corpos mutilados são encontrados em floresta. Um policial decide investigar, indo contra as ordens de seus superiores, para os quais não existe tal tipo de crime na União Soviética. O filme conta a história da caçada de sete anos pelo especialista forense Viktor Burakov (Stephen Rea) para a pessoa que mutilou e assassinou mais de 50 crianças e mulheres jovens. Burakov é auxiliado, de forma encoberta em primeiro lugar, por seu comandante, o coronel Mikhail Fetisov (Donald Sutherland) e mais tarde pelo Dr. Alexandr Bukhanovsky (Max von Sydow), um psiquiatra.
http://raridades0800.blogspot.com.br/2013/05/cidadao-x-1995-chris-gerolmo.html
Jack – O estripador (1988) – David Wickes
O mais lendário criminoso inglês. Todo o mistério de Jack, O Estripador, é desvendado nesta superprodução. Mantendo intenso suspense do início ao fim, o filme apresenta uma reconstituição perfeita da época e fatos. Na Londres vitoriana, prostitutas tão barbaramente assassinadas, desafiando a inteligência e credibilidade da Scotland Yard. Corpos encontrados esquartejados, com requintada crueldade, deixam a população e a polícia em pânico. O inspetor Abberline é designado para solucionar o mistério. Responsável pelo assassinato de prostitutas na área de Whitechapel, durante o ano de 1888, em Londres, Jack nunca teve sua identidade revelada. Entretanto, se tornou um dos assassinos seriais mais famosos da história. Suas vítimas tinham os órgãos internos removidos de maneira praticamente cirúrgica. No elenco temos Michael Caine, Armand Assante, Ray McAnally, Lewis Collins, Jane Seymour, etc.

The Gray Man (2007) – Scott L. Flynn
A história de Albert Fish, um dos mais macabros serial killers do século 20. Apesar de ser muito conhecido na psicologia e na criminologia, no cinema ele não é muito citado. Sem sensacionalismo barato, um detetive dedicado tenta capturar o serial killer que rapta, abusa, mata e, ocasionalmente come crianças, não deixando nenhum vestígio para trás. Verdadeiro canibal.
Comparado a Albert Fish, Hannibal Lecter foi um santo.

Esse filme não foi lançado no Brasil, colocado apenas como curiosidade.

NEW YORK, NEW YORK - cinema e literatura


Gangs of New York é um filme norte-americano histórico de 2002 dirigido por Martin Scorsese e nomeado para vários prêmios, incluindo o Oscar de Melhor Filme. O filme foi inspirado no livro de 1928, As Gangues de Nova York, de Herbert Asbury. O filme se passa em meados do século XIX no bairro de Five Points da cidade de Nova York e inicia no ano 1846 e rapidamente progride para1860. As duas principais questões da época em Nova York eram a imigração irlandesa para a cidade e o início da Guerra Civil Americana. A história segue o líder de gangue - Bill "The Butcher" Cutting (Daniel Day-Lewis), em seu papel como chefe do crime sob o comando do William M. Tweed (Jim Broadbent). O filme culmina em um confronto violento entre Bill e sua máfia e o protagonista Amsterdam Vallon (Leonardo DiCaprio) e seus aliados de imigrantes, que coincide com os Motins de Nova York em 1863.

Breakfast at Tiffany's - Bonequinha de Luxo - filme de 1961, dirigido por Blake Edwards, adaptado do livro homônimo, de Truman Capote, e estrelado por Audrey Hepburn. O clássico recebeu cinco indicações ao Oscar de 1962 e venceu em duas categorias: melhor canção original e melhor trilha sonora. 

Holly Golightly (Audrey Hepburn) é uma garota de programa nova-iorquina que está decidida a casar-se com um milionário. Perdida entre a inocência, ambição e futilidade, ela toma seus cafés da manhã em frente à famosa joalheria Tiffany's, na intenção de fugir dos problemas. Seus planos mudam quando conhece Paul Varjak (George Peppard), um jovem escritor bancado pela amante, que se torna seu vizinho, com quem se envolve. Apesar do interesse em Paul, Holly reluta em se entregar a um amor que contraria seus objetivos de tornar-se rica.

Taxi Driver é um filme de1976 dirigido por Martin Scorsese, muito citado por críticos, diretores de cinema e público em geral como um dos maiores filmes do cinema dos Estados Unidos, a obra é aclamada por sua performance forte e realismo gritante. O filme levou os atores Robert de Niro e Jodie Foster à fama e reconhecimento; Foster estava com apenas 14 anos durante as filmagens. 

Nomeado a quatro categorias do Oscar, incluindo Melhor Filme, ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1976. Considerado "culturalmente, historicamente ou esteticamente significante" pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, foi selecionado para ser preservado no National Film Registry em 1994. 

Em Nova York, um homem de 26 anos (Robert De Niro), veterano da Guerra do Vietnã, é um solitário no meio da grande metrópole que ele vagueia noite adentro. Assim começa a trabalhar como motorista de taxi no turno da noite e nele vai crescendo um sentimento de revolta pela miséria, o vício, a violência e a prostituição que estão sempre à sua volta. Perde a noção das coisas quando leva uma bela mulher (Cybill Sheperd), que trabalha na campanha de um senador, para ver um filme pornô logo no primeiro encontro, mas tem momentos de altruísmo ao tentar persuadir uma prostituta de 12 anos (Jodie Foster) para ela largar seu cafetão, voltar para a casa de seus pais e ir para a escola. Porém, em contra-partida, compra quatro armas, sendo uma delas um Magnum 44, e articula um atentado contra o senador (que planeja ser presidente) e para quem sua amiga trabalha.

Devil Wears Prada - O Diabo Veste Prada é um filme de 2006, uma adaptação cinematográfica do bestseller literário de 2003 de Lauren Weisberger . Dirigido por David Frankel, esta comédia dramática conta com as participações de Meryl Streep e Anne Hathaway, bem como Emily Blunt, Stanley Tucci, Gisele Bundchen, Heidi Klum e Valentino Garavani. Meryl interpreta Miranda Priestly, poderosa editora da revista Runway (revista de moda); e Anne atua como Andrea Sachs, a sua nova secretária.

Mesmo sem nunca ter ouvido falar da revista ou da famosa editora, ela consegue o emprego, em razão de seu "excelente currículo e de seu discurso sobre a ética de trabalho" como afirmado pela própria Miranda Priestly. Seu estilo, entretanto, é motivo de piada entre os novos colegas de trabalho. Determinada a seguir em frente com o desafio, Andy muda seu visual e se torna uma workaholic nas mãos de sua abominável chefe. 

You've Got Mail - Mensagem para você - filme de 1998 dirigido por Nora Ephron, estrelado por Tom Hanks e Meg Ryan. Ele foi escrito por Nora e Delia Ephron baseado na peça teatral Parfumerie de Miklós László de 1937.2 O filme é sobre duas pessoas em um namoro por correspondência que não sabem que eles também são rivais nos negócios. Proprietária de uma pequena livraria, Kathleen (Meg Ryan) praticamente mora com seu noivo (Greg Kinnear), mas o "trai" através da internet com um desconhecido, pois todo dia ela manda pelo menos um e-mail para ele. Seu misterioso amigo (Tom Hanks) também faz o mesmo e passa pela mesma situação: "infiel" com sua noiva (Parker Posey). De repente, a vida dela abalada com a chegada de uma enorme livraria, que pode acabar com um negócio que da sua família há 42 anos, e ela passa a não suportar um executivo que comanda esta mega-livraria, sem imaginar que o mesmo homem com quem ela conversa pela internet. Após algum tempo, ele toma consciência da situação, mas teme se revelar e muito menos dizer que se sente atraído por ela.
PARA ASSISTIR NA PÁSCOA 
(MORTE E RENASCIMENTO DE J.C.)

JESUS CRISTO SUPERSTAR é um filme musical britânico de 1973 dirigido por Norman Jewison. A adaptação cinematográfica da ópera rock de Andrew Lloyd Webber/Tim Rice de mesmo nome, o filme é estrelado por Ted Neeley, Carl Anderson, Yvonne Elliman e Barry Dennen. O filme gira em torno do conflito entre Juda se Jesus durante a semana antes da crucificação de Jesus. Neeley e Anderson foram indicados para dois prêmios Globo de Ouro em 1974 por seus retratos de Jesus e Judas, respectivamente.  Figurinos e cenografia mesclam história e política, inserindo objetos como metralhadoras e tanques de guerra ao lado de lanças e palácios romanos.

PAIXÃO DE CRISTO um filme de 2004, do gênero drama épico, dirigido por Mel Gibson e estrelado por Jim Caviezel como Jesus Cristo. Ela retrata a Paixão de Jesus, em grande medida de acordo com os Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João do Novo Testamento. Inspira-se também sobre a Sexta-Feira das Dores, juntamente com outros escritos devocionais, como os atribuídos a mística e visionária Anna Catarina Emmerich, beata da Igreja Católica. Parte do filme foi inspirado no livro A Dolorosa Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. O filme abrange principalmente as 12 horas finais da vida de Jesus, começando com a agonia no jardim de Getsêmani, a insônia e agravo da Virgem Maria, mas terminando com uma breve descrição de sua ressurreição. O diálogo é inteiramente reconstruído em Aramaico e latim com legendas em vernáculo.

A ULTIMA TENTAÇÃO DE CRISTO  um filme  de 1988, do gênero drama, dirigido por Martin Scorsese e com roteiro de Paul Schrader. É baseado no romance homônimo de Níkos Kazantzákis, publicado em 1951. É estrelado por Willem Dafoe como Jesus Cristo, Harvey Keitel como Judas Iscariotes, Barbara Hershey como Maria Madalena, David Bowie como Pôncio Pilatos e Harry Dean Stanton como Paulo. O filme foi inteiramente rodado em Marrocos. Como o romance, o filme retrata a vida de Jesus Cristo e a sua luta contra várias formas de tentação, incluindo medo, dúvida, depressão, relutância e luxúria. Isso é retratado no livro e no filme com Cristo imaginando-se envolvido em atividades sexuais, uma ideia que provocou a indignação de alguns cristãos. O filme inclui um aviso explicando que se afasta da interpretação bíblica comumente aceita da vida de Jesus, e não se baseia nos Evangelhos.

GODSPELL, A ESPERANÇA  Em Nova York acontece uma moderna versão do Evangelho Segundo São Mateus. Na cena inicial alguns moradores param seus afazeres, ao serem chamados para prepararem o caminho do Senhor. Através de parábolas, canções e danças são narrados os últimos dias da vida de Jesus.
Dirigido por David Greene, com Victor Garber no papel principal.

O QUARTO SÁBIO filme de 1985,  gênero drama, dirigido por Michael Ray Rhodes, baseado no livro de Henry Van Dyke. Certo de ter visto a estrela que anuncia o nascimento de Jesus Cristo, médico persa desfaz-se de seus bens e viaja em direção a Belém, de encontro aos três reis magos. Constroi a hipotética e curiosa trajetória de um sábio que seria o quarto dos magos em sua busca obstinada pelo rei dos judeus.




ROMA NAS TELAS DE CINEMA

Para Roma, com Amor (2012) - a comédia romantica de Woody Allen é baseado na obra "Decamerão", escrita pelo imortal da literatura Giovanni Boccaccio, entre 1348 e 1353. O longa é dividido em quatro segmentos. Em um deles, um casal americano (Woody Allen e Judy Davis) viajam para Roma para conhecer a família do noivo de sua filha. Outra história envolve Leopoldo (Roberto Benigni), um homem comum que é confundido com uma estrela de cinema. Um terceiro episódio retrata um arquiteto da Califórnia (Alec Baldwin) que visita a Itália com um grupo de amigos. Por último, temos dois jovens recém-casados que se perdem pelas confusas ruas de Roma. 

Satyricon (1969) de Federico Fellini é baseado no livro homônimo escrito pelo
autor romano Petrônio no século I. Um retrato da Roma antiga mostrado pelo olhar de Encolpio. Depois de ser rejeitado pelo belo e jovem escravo Gitone, que ele disputava com seu amigo Ascito, Encolpio começa uma jornada na qual encontra todo tipo de gente e de coisas. São 25 episódios que mostram a Roma antiga e tratam de temas muito sexuais. Dentre os acontecimentos que Encolpio presencia, ele ve um desfile de prostitutas e também uma orgia organizada por um homem que menosprezou a mulher para poder ter favores sexuais oferecidos por um jovem garoto.

Julius Cesar Em Roma,  filme de 1953, do gênero drama, dirigido por Joseph L. Mankiewicz e estrelado por Marlon Brando e James Mason. Nos idos de março de 44 A.C., como tinha sido previsto, César (Louis Calhern) é assassinado, pois os senadores alegam que sua ambição o transformaria em um tirano. Mas Marco Antonio (Marlon Brando) consegue, em um inflamado discurso, reverter a situação e os conspiradores são obrigados a fugir. A partir de então dois exércitos são formados, um comandado por Marco Antonio e Otávio (Douglass Watson) e o outro por Cássio (John Gielgud) e Brutus (James Mason), sendo que este segundo exército é numericamente inferior, mas os conspiradores preferem cometer suicídio a serem capturados. Adaptação da peça de Shakespeare.

Spartacus (1960) Dirigido por Stanley Kubrick, tem Kirk Douglas no papel de Spartacus, um homem que nasceu escravo, labuta para o Império Romano enquanto sonha com o fim da escravidão. Apesar de não ter muito com o que sonhar, pois foi condenado morte por morder um guarda em uma mina na Líbia. Só que seu destino é mudado por um lanista (negociante e treinador de gladiadores), que o compra para ser treinado nas artes de combate e se tornar um gladiador. Até que um dia, dois poderosos patrícios chegam de Roma com suas esposas, que pedem para serem entretidas com dois combates até morte e Spartacus é escolhido para enfrentar um gladiador negro, que vence a luta mas se recusa a matar seu opositor, atirando seu tridente contra a tribuna onde estavam os romanos. Este nobre gesto custa a vida do gladiador negro e enfurece Spartacus de tal maneira que ele acaba liderando uma revolta de escravos, que atinge metade da Itália. Inicialmente as legiões romanas subestimaram seus adversários e foram todas massacradas, por homens que não queriam nada de Roma, além de sua própria liberdade. Até que, quando o Senado Romano toma consciência da gravidade da situação, decide reagir com todo o seu poderio militar. Baseado no romance de Howard Fast.

As Sandálias do Pescador  (1968dirigido por Michael Anderson.
roteiro é baseado no livro homônimo de 1963 do australiano Morris West, que fez a adaptação para o cinema. O clima no Vaticano anda apreensivo. Católicos no mundo todo aguardam os cardeiais decidirem quem será o novo papa. Quando a fumaça branca finalmente surge a espera acaba: O bispo Kiril Lakota (Anthony Quinn), um político russo recém-liberto do cativeiro, é escolhido para liderar a Igreja Católica. Logo, sua atuação como pontífice ganhará ares políticos, pois ele é chamado para intervir na crise entre Rússia e China.



TIM BURTON ESPECIAL

JOÃO E MARIA (1983) - Telefilme dirigido por Tim Burton para o Disney Channel, exibido originalmente na programação de Halloween, com introdução de Vincent Price. Baseado no conto "João e Maria" registrado pelos Irmãos Grimm. O conto relata as aventuras de dois irmãos (João e Maria), filhos de um pobre lenhador, que moravam na floresta com seu pai e sua madrasta. Um dia ela resolveu manda-los colher amoras na floresta, no trajeto, as crianças iam jogando migalhas de pão no chão para que pudessem encontrar o caminho de casa pela trilha feita. Mas as migalhas foram comidas pelos pássaros e eles estavam perdidos. Procurando o caminho de volta pra casa eles acham uma casa feita de doces... mas essa gostosura pertencia a uma bruxa má que gostava de comer criancinhas.
EDUARDO MÃOS DE TESOURA (1990)  dos gêneros romance e fantasia, com roteiro baseado em história do mesmo e de Caroline Thompson. Foi estrelado por Johnny Depp e Winona Ryder. Primeiro filme com a parceria de Johnny Depp. Peg Boggs (Dianne Wiest) é uma vendedora da Avon que acidentalmente descobre Edward (Johnny Depp), jovem que mora sozinho em um castelo no topo de uma montanha, criado por um inventor (Vincent Price) que morreu antes de dar mãos ao estranho ser, que possui apenas enormes lâminas no lugar delas. Isto o impede de poder se aproximar dos humanos, a não ser para criar revolucionários cortes de cabelos, mas ele dá vazão à sua solidão interior ao podar a vegetação em forma de figuras ou esculpir lindas imagens no gelo. No entanto, Edward é vítima da sua inocência e, se é amado por uns, é perseguido e usado por outros.

PEIXE GRANDE E SUAS HISTÓRIAS MARAVILHOSAS (2003) Ed Bloom (Albert Finney) é um grande contador de histórias. Quando jovem Ed saiu de sua pequena cidade-natal, no Alabama, para realizar uma volta ao mundo. A diversão predileta de Ed, já velho, é contar sobre as aventuras que viveu neste período, mesclando realidade com fantasia. As histórias fascinam todos que as ouvem, com exceção de Will (Billy Crudup), filho de Ed. Até que Sandra (Jessica Lange), mãe de Will, tenta aproximar pai e filho, o que faz com que Ed enfim tenha que separar a ficção da realidade de suas histórias.
A FANTASTICA FABRICA DE CHOCOLATE (2005) Willy Wonka (Johnny Depp) é o excêntrico dono da maior fábrica de doces do planeta, que decide realizar um concurso mundial para escolher um herdeiro para seu império. Cinco crianças de sorte, entre elas Charlie Bucket (Freddie Highmore), encontram um convite dourado em barras de chocolate Wonka e com isso ganham uma visita guiada pela lendária fábrica de chocolate, que não era visitada por ninguém há 15 anos. Encantado com as maravilhas da fábrica, Charlie fica cada vez mais fascinado com a visita.

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS (2010) Alice (Mia Wasikowska) é uma jovem de 17 anos que passa a seguir um coelho branco apressado, que sempre olha no relógio. Ela entra em um buraco que a leva ao País das Maravilhas, um local onde esteve há dez anos apesar de nada se lembrar dele. Lá ela é recepcionada pelo Chapeleiro Maluco (Johnny Depp) e passa a lidar com seres fantásticos e mágicos, além da ira da poderosa Rainha de Copas (Helena Bonham Carter).



PARIS NOS LIVROS E FILMES


A INVENÇÃO DE HUGO CABRET filme de 2011, baseado no livro de Brian Selznick

O filme vai te levar a Paris dos anos 30, na qual o órfão Hugo Cabret vive escondido nas paredes de uma estação de trem. Ele guarda consigo um robô quebrado, deixado por seu pai. Um belo ele conhece a jovem Isabelle, com quem faz amizade e logo descobre que ela tem uma chave com o fecho em forma de coração, exatamente do mesmo tamanho da fechadura existente no robô. A partir daí a dupla se envolve em uma aventura mágica pelas ruas da cidade. Ganhou 5 Oscars em 2012.

Direção de Martin Scorcesi, com Asa Butterfield, Ben Kingsley, Jude Law, entre outros.

O CÓDIGO DA VINCI filme de 2006 dirigido por Ron Howard, baseado no livro de Dan Brown (2003), a história segue Robert Langdon, um famoso simbologista que é convocado a comparecer no famoso Museu do Louvre após o assassinato de um curador. A morte deixou uma série de pistas e símbolos estranhos, os quais Robert precisa decifrar. Enquanto ele tenta solucionar o caso, o personagem passa por alguns pontos turísticos da cidade e deixa a gente com ainda mais vontade de ir correndo pra França. É de Tom Hanks o papel principal, com Audreiy Tautou como Sophie Neveu, além de Jean Reno, Alfred Molina, e outros.

O CORCUNDA DE NOTRE DAME varias versões de filmes baseados no livro Notre Dame de Paris (1831), de Victor Hugo, se passa na Paris medieval e conta a história da bela cigana Esmeralda, condenada por bruxaria pelo atormentado arquidiácono Claude Frollo. A obra gira em torno de Quasimodo, homem deformado e coxo adotado por Frollo, que acaba se apaixonando por Esmeralda e, na tentativa de salvá-la, esconde-a na torre da catedral. No entanto, um grupo de camponeses parisienses atacam a catedral para liberá-la do terrível homem corcunda, que organiza heroica resistência.

1939 - com Charles Laughton, Maureen O'Hara, dirigido por William Dieterle

1996 - Animação da Disney dirigido por Gary Trousdale e Kirk Wise e dublado na versão original por Tom Hulce, Demi Moore, Tony Jay e Kevin Kline.

PARIS, EU TE AMO é um filme coletivo coordenado por Emmanuel Benbihy, de 2006.

A produção teve 22 diretores, entre eles estão Gurinder Chadha, Sylvain Chomet, Joel e Ethan Coen, Gérard Depardieu, Wes Craven, Alfonso Cuarón, Nobuhiro Suwa,Alexander Payne, Tom Tykwer, Walter Salles, Yolande Moreau e Gus Van Sant.
No elenco a participação de atores reconhecidos como Natalie Portman, Elijah Wood, Nick Nolte, Juliette Binoche, Willem Dafoe, Bob Hoskins, Gena Rowlands, Ben Gazzara, Gérard Depardieu, Rufus Sewell, Emily Mortimer, Maggie Gyllenhaal, Steve Buscemi, Olga Kurylenko, Catalina Sandino Moreno, Gaspard Ulliel, entre outros.
Consiste de uma coletânea de 21 curtas sobre a cidade de Paris, com 5 minutos de duração cada um, e de autoria de diferentes diretores.



GRANDES MULHERES NO CINEMA

"Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento" (2000) dirigido por Steven Soderbergh e escrito por Susannah Grant, conta a história real de uma advogada, mãe de três filhos, quando descobre que a água de uma cidade no deserto está sendo contaminada e espalhando doenças entre seus habitantes, convence seu chefe a deixá-la investigar o assunto. A partir de então, utilizando-se de todas as suas qualidades naturais, desde a fala macia e convincente até seus atributos físicos, consegue convencer os cidadãos da cidade a cooperarem com ela, fazendo com que tenha em mãos um processo de 333 milhões de dólares. No elenco estão: Julia Roberts — Erin Brockovich, Albert Finney — Edward L. Masry. Aaron Eckhart — George. Marg Helgenberger — Donna Jensen, entre outros. O papel rendeu o Oscar de melhor atriz para Julia Roberts.
Meryl Streep ganhou o Oscar de Melhor Atriz pelo filme "A Dama de Ferro" (2012). Ela interpretou Margaret Thatcher, a primeira (e até agora, única) mulher a ser Primeira-Ministra da Inglaterra - cargo que ela ocupou com muita firmeza durante 11 anos. Durante a recessão econôminica causada pela crise do petróleo no fim da década de 70, a líder política tomou medidas impopulares, visando a recuperação do país. Seu grande teste, entretanto, foi quando o Reino Unido entrou em conflito com a Argentina na conhecida e polêmica Guerra das Malvinas. No entanto, o filme também mostra uma mulher além da política, simples e vulnerável. Com direção de Phyllida Lloyd (a mesma de Mamma Mia!) tem no elenco Jim Broadbent, Alexandra Roach e Harry Lloyd.
"Zuzu Angel"  (filme de 2006, dirigido por Sérgio Resende) se passa durante a ditadura no Brasil quando muitas mães tiveram seus filhos torturados e desaparecidos por fazerem oposição ao governo entre os anos 1960 e 1970. Alheia a tudo isto, Zuzu Angel (Patrícia Pillar), uma estilista de modas, fica cada vez mais famosa no Brasil e no exterior. Paralelamente seu filho, Stuart (Daniel de Oliveira), ingressa na luta armada, que combatia as arbitrariedades dos militares. Numa noite ela recebe uma ligação, dizendo que seu filho tinha sido preso pelos militares. As forças armadas negam. Pouco tempo depois ela recebe uma carta dizendo que Stuart foi torturado até a morte na aeronáutica. Então ela inicia uma batalha aparentemente simples: localizar o corpo do filho e enterrá-lo. Mas Zuzu vai se tornando uma figura cada vez mais incômoda para a ditadura.


"Olga" (2004) filme brasileiro do diretor Jayme Monjardim, inspirado na biografia escrita por Fernando Morais. A personagem,  interpretada por Camila Morgado, foi uma grande revolucionária no Brasil do século XX. Casada com Luiz Carlos Prestes, ela cortou relações com sua família para lutar pelo comunismo. Judia, acabou sofrendo com o nazismo na época da Segunda Guerra Mundial e foi morta em uma câmara de gás. Com Caco Ciocler, Eliane Giardini, Leona Cavalli e outros.

"Um Sonho Possível" filme de 2009, baseado no livro homonimo de Michael Lewis, conta  a história real de Leigh Anne, uma mãe de família rica dos Estados Unidos que contradiz todos os estereótipos relacionados a ela e um adolescente negro. Ela o ajuda a superar seus problemas sociais, o coloca na escola e o estimula a construir uma carreira no esporte. O filme foi dirigido por John Lee Hancock, tem no elenco Sandra Bullock, Quinton Aaron, Lily Collins. Sandra Bullock ganhou o Oscar pelo papel.


A LITERATURA BRASILEIRA NO CINEMA

 A adaptação de Macunaíma, romance de Mário de Andrade escrito em 1928, para o cinema data de 1969. A personagem-título, um herói sem nenhum caráter (anti-herói), é um índio/negro que representa o povo brasileiro, mostrando a atração pela cidade grande de São Paulo e pela máquina. A frase característica da personagem é "Ai, que preguiça!". Como na língua indígena o som "aique" significa "preguiça", Macunaíma seria duplamente preguiçoso.  É uma obra surrealista, onde se encontram aspectos ilógicos, fantasiosos e lendas.O protagonista foi interpretado por Grande Otelo. Paulo José, Dana Sfat e Milton Gonçalves também estavam no elenco. A comédia foi escrita e dirigida por Joaquim Pedro de Andrade.
A saga do retirante Severino é contada na obra de João Cabral de Melo Neto, Morte e Vida Severina, publicado em 1955. O livro apresenta um poema dramático, que relata a dura trajetória de um migrante nordestino (retirante) em busca de uma vida mais fácil e favorável no litoral. O livro foi parcialmente adaptado para o cinema em 1977 sob direção de Zelito Viana. Como parte do elenco, José Dumont, Tania Alves, Stênio Garcia e Elba Ramalho. Como trilha sonora foi usado a musica feita por Chico Buarque em seu segundo album, de 1966.
Capitães da Areia é um romance de autoria do escritor brasileiro Jorge Amado, publicado em 1937. O livro retrata a vida de um grupo de menores abandonados, chamados de "Capitães da Areia", ambientado na cidade de Salvador dos anos 30. Retrata os meninos como moleques atrevidos, malandros, espertos, famintos, ladrões, agressivos, falsos, soltos de língua, carentes de afetos, de instrução e de comida. O filme foi dirigido por Cecília Amado (neta do escritor) e lançado em 2011, se passa em Salvador e tem Pedro Bala (Jean Luis Amorim) e Dora (Ana Graciela) como protagonistas. A trilha sonora foi feita por Carlinhos Brown.
Lição de Amor, filme de 1975, é a adaptação do livro Amar, Verbo Intransitivo, de Mário de Andrade publicado em 1927. O livro conta a iniciação sexual de um adolescente com uma mulher madura, uma alemã institutriz contratada pelo pai do jovem. Dirigido por Eduardo Escorel, o longa traz Lilian Lemmertz e Irene Ravache no elenco. Em 1976, o filme venceu as categorias de Melhor Atriz, Melhor Trilha e Melhor Diretor, no Festival de Gramado.

Memórias Póstumas de Brás Cubas é um romance escrito por Machado de Assis, publicado como livro em 1880. O livro marca um tom cáustico e novo estilo na obra de Machado de Assis e retrata o Rio de Janeiro e sua época em geral com pessimismo, ironia e indiferença. Retrata a escravidão, as classes sociais, o cientificismo e o positivismo da época e é notado como uma das obras mais revolucionárias e inovadoras da literatura brasileira. Brás Cubas (1985) filme de Júlio Bressane com Reginaldo Faria no papel do Brás Cubas que após a morte passa a relembrar sua vida. Com Sonia Braga, Otávio Muller e Viétia Rocha.


FILMES QUE SÃO MELHORES DO QUE OS LIVROS - 2

O Jardineiro Fiel - Livro de John Le Carré (2001),adaptação de Fernando Meirelles (2005)

É claro que precisamos ter um representante brasileiro na lista, e ele é ninguém menos que Fernando Meirelles. O escritor John le Carré é reconhecido como um dos mais renomados autores britânicos quando o assunto são livros de espionagem. De todos os seus trabalhos publicados, O Jardineiro Fiel foi o que deu origem ao melhor filme – e que filme! Dirigido por Meireles em 2005, o longa traz Ralph Fiennes como um ativista envolvido em uma conspiração mortal para vingar a morte de sua esposa, assassinada na África. O filme é densamente construído e tem passagens chocantes (os flashbacks têm um papel essencial), com um resultado tão cinicamente triste como é tradicional nos trabalhos de Carré. E você aí pensando que se tratava de uma comédia sobre horticultura.

Bonequinha de luxo - Livro de Truman Capote (1958), adaptação de Blake Edwards (1961)

A comédia romântica à moda antiga de Blake Edwards, baseada no texto bem mais soturno de Capote, é o ancestral mais estimado dos fãs do gênero cinematográfico tão popular atualmente. Sim, esse mesmo tipo de filme que agora é estrelado por Jennifer Aniston, Jennifer Lopez ou qualquer outra atriz louca por um salário generoso em troca de uma atuação sem esforços.
Porém, Bonequinha de luxo passa longe de ser insuportável. O desempenho brilhante de Audrey Hepburn como a mulher rica com medo de um compromisso sério, Holly Golightly, inveja uma perfeita mistura de vulnerabilidade e seriedade à personagem pouco desenvolvida por Capote. Além disso, para aqueles homens que são partidários incondicionais das tramas policiais, Holly fica presa em uma trama com comércio de drogas em determinado ponto da história. Então, sim, Audrey Hepburn é mais durona que todos esses falsos gansters do rap.

O Jardim Secreto – Frances Hodgson Burnett

Frances Hodgson Burnett era uma bem sucedida autora de livros infantis no início do século XX, quando escreveu O Jardim Secreto. O livro, que conta a sensível história de uma família que se cura a partir de seus integrantes mais jovens, as crianças, é um belo resgate à inocência e ao contato com a natureza. O filme de 1993, dirigido por Agniezsca Holland, é predominantemente fiel ao livro, mas a escrita simples e plana de Burnett ganha uma nova aura ao som da belíssima trilha sonora e da fotografia espetacular. A mimada Mary Lennox, protagonista da trama, esbanja a melancolia que não é tão densa no livro, e todos os frames são montados de forma cuidadosa, guardando em cada imagem a poesia que não aparece na prosa de Burnett, mas é inerente à essência da história. Por se tratar de uma história para crianças, alguns detalhes foram alterados: os pais de Mary, mortos no livro por uma epidemia de cólera, têm o seu fim retratado de uma maneira mais sutil, falecendo num terremoto. A mãe de Colin, originalmente, não é gêmea da mãe de Mary. Tais mudanças, no entanto, não ofendem o todo; no geral, tornam-se detalhes mais bem aproveitados visualmente.

Amor Além da Vida – Richard Matheson

Richard Matheson escreveu para o cinema e para a tv desde o começo da carreira, quando adaptou The Shrinking Man para a versão fílmica. Ele escreveu episódios para a célebre The Twilight Zone e é mundialmente famoso pelo livro Eu sou a Lenda, que também foi adaptado para o cinema. Talvez por isso mesmo Amor Além da Vida (What Dreams may come), publicado em 1978, funcione tão bem visualmente. Na história, Chris Nielsen morre num acidente e desperta para o mundo espiritual, onde um antigo conhecido o guia pelo mundo fantástico da Terra do Verão. Mas, apesar da morte, Chris sente necessidade de reencontrar a esposa, que acaba se matando e se perdendo no inferno. Diversos detalhes foram alterados no filme, como as profissões dos dois protagonistas—Ann, a esposa, não é uma pintora na versão original, por mais que essa pequena alteração tenha contribuído significativamente para os recursos visuais do filme, em que Chris anda por jardins de tinta e encontra a casa que ela pintara. O livro é narrado por Chris, um escritor de peças, e psicografado por uma mulher que consegue ouvir o seu relato. Mas, aí mesmo, encontra um problema: as descrições do mundo espiritual feitas por Matheson beiram o didatismo, perdendo a subjetividade e o poder da metáfora. Numa introdução feita pelo autor, ele lista uma bibliografia de mais de 70 livros que leu para pesquisar o pós-vida, aconselhando os leitores mais curiosos a lerem-nos também. Infelizmente, a obra acaba um pouco esvaziada do caráter literário, artístico, perdendo-se numa especificidade quase religiosa.

AS NOVIDADES QUE ESTÃO NOS CINEMAS - BASEADOS EM FATOS REAIS

LIVRE (Wild) - filme de 2014 que estreou em 15 de janeiro de 2015 com direção de Jean-Marc Vallée, é baseado no livro homonimo e autobiográfico que a verdadeira Cheryl Strayed lançou em 2012.
Após a morte de sua mãe, um divórcio e uma fase de autodestruição repleta de heroína, Cheryl Strayed (Reese Witherspoon) decide mudar e investir em uma nova vida junto à natureza selvagem. Para tanto, ela se aventura em uma trilha de 1100 milhas pela costa do oceano Pacífico. Conhecida como "Pacific Crest Trail" – e sem experiência alguma no esporte – em busca de autoconhecimento. E também como forma de expurgar o passado, de drogas e sexo promíscuo.
A jovem Cheryl é interpretada pela filha da real Cheryl Strayed.

A TEORIA DE TUDO (The Theory of Everything) Filme que estreia no dia 29 de janeiro, retrata a história do físico britânico Stephen Hawking e tem como base a autobiografia de Jane Wilde, com quem Hawking foi casado por mais de 20 anos e de quem se separou em 1991. Dirigido por James Marsh, "A teoria de tudo" ganhou 2 prêmios no Globo de Ouro – melhor ator de drama, para a atuação de Eddie Redmayne, e melhor trilha sonora – e recebeu cinco indicações ao Oscar (melhor filme, ator, atriz, roteiro adaptado e trilha sonora original). A interpretação do jovem Eddie Redmayne é espetacular, eu espero que ele ganhe o Oscar também.

O JOGO DA IMITAÇÃO (The imitation game)  adaptação do livro "Alan Turing: The Enigma", escrito por Andrew Hodges. O filme dirigido por Morten Tyldum conta a história do gênio matemático Alan Turing (Benedict Cumberbatch), o cara que ajudou muito a criar o que hoje nós chamamos de mundo. Sua história é a classica de um super genio, que aprendeu a ler sozinho, brincou de quimica orgânica e chegou à matemática e foi aí que seu gênio o levou a conceber uma máquina teórica que ficou conhecida como "máquina de Tuning",  que não foi entendida por ninguém na época, mas que gerou o que hoje chamamos de computador. Mas foi essa idéia que fez com que ele decifrasse as mensagens alemãs na segunda guerra mundial. Para completar sua história ele, que era gay, não conseguiu resistir a impossibilidade de exercer sua condição humana e, aos 41 anos ele comeu uma maçã com cianureto e não acordou.

GRANDES OLHOS (Big Eyes) com direção de Tim Burton. A história real por trás do filme é extraordinária: Margaret Ulbrich (Amy Adams) é uma pintora insegura, mãe solteira, até descobrir o carismático Walter Keane (Cristoph Waltz) e se casar. Ela cria obras populares de crianças com grandes olhos, mas Walter passa a assumir publicamente a autoria das obras, com a conivência da esposa. Dez anos mais tarde, ela decide processá-lo na justiça para retomar o direito de seus próprios quadros. Mas como todos teriam acreditado nessa farsa durante tanto tempo? Por que Margaret teria se deixado levar pelo esquema? Estas são algumas das questões fascinantes levantadas pela história.


A LITERATURA CLÁSSICA NO CINEMA


ANNA KARENINA – LEON TOLSTÓI (1873)

O filme de Joe Wright, lançado em 2012, com Keira Knightley, Jude Law e Aaron Taylor-Johnson, pode ter sido um fiasco, mas não está só na história do cinema. Desde 1935, diferentes diretores já tentaram levar o clássico russo às telas – o primeiro foi Clarence Brown, com ninguém menos que Greta Garbo no papel da aristocrata.
A trama gira em torno do caso extra-conjugal da personagem que dá título à obra, uma aristocrata da Rússia Czarista que, a despeito de parecer ter tudo (beleza, riqueza, popularidade e um filho amado), sente-se vazia até encontrar o impetuoso oficial Conde Vronsky, com quem inicia um caso amoroso. A história começa com Anna chegando a casa do seu irmão, Stepan, que está em uma situação difícil com sua esposa, Dolly, e Anna trata de intervir na situação, que de alguma forma é um reflexo da sua própria situação.

O RETRATO DE DORIAN GRAY – OSCAR WILDE (1890)

A trágica história do homem que se apaixona pela própria aparência, e que vê seu retrato acumular todos os seus defeitos ao longo dos anos, inspira cineastas há mais de um século. As primeiras adaptações datam de 1910, por Axel Strom, em 1917 por Richard Oswald, em 1945 por Albert Lewin. Já a mais recente, de Olivier Parker, é de 2009 e conta com Ben Barnes no papel principal e Colin Firth como Lord Woton, esse ultimo foi desdenhado pela crítica e é considerado uma das piores versões cinematograficas feitas.

O GRANDE GATSBY – SCOTT FITZGERALD (1925)

Nick Carraway, um jovem comerciante de Midwest, torna-se amigo de seu vizinho Jay Gatsby, um bilionário conhecido pelas festas animadas que dava na sua mansão em Long Island. A fortuna de Gatsby é motivo de rumores; nenhum dos convidados que Nick conhece na festa de Gatsby sabe muito bem sobre o passado do anfitrião.  Nick descobre que o milionário só mantinha estas festas na esperança que Daisy, seu antigo amor, fosse a uma delas por acaso. Daisy e Gatsby começam a ter um caso após um encontro arranjado através de Nick, a seu pedido.
Baz Luhrmann trouxe o clássico americano de volta aos holofotes em 2013 com a ajuda da Prada e da Tiffany & Co, o que causou uma certa antipatia na crítica especializada. Porém, não se pode negar que as atuações de Leonardo DiCaprio e Carey Mulligan dão um banho na dupla Robert Redford e Mia Farrow, que protagonizou o filme anterior de Jack Clayton, em 1974.



LOLITA – VLADIMIR NABOKOV (1955)

Em 1947, um professor de meia-idade  de origem inglesa vai lecionar literatura francesa em uma pequena cidade da Nova Inglaterra e aluga um quarto na casa de uma viúva, mas só realmente decide ficar quando vê a filha dela, uma adolescente de doze anos por quem fica totalmente atraído. Apesar de não suportar a mãe da jovem se casa com ela, apenas para ficar mais próximo do objeto de sua paixão, pois a atração que ele sente pela enteada é algo devastador. A jovem, por sua vez, mostra ser bastante madura para a sua idade. Enquanto ela está em um acampamento de férias, sua mãe morre atropelada. Sem empecilhos, seu padrasto viaja com sua enteada e diz a todos que é sua filha, mas na privacidade ela se comporta como amante. Porém, ela tem outros planos, que irão gerar trágicos fatos.

Apesar de relativamente recente, o livro do russo Vladimir Nabokov também foi muito bem representado nos cinemas: em 1962, Stanley Kubrick filmou a história da ninfeta Lolita (vivida por Sue Lyon), enteada de um professor de poesia que se apaixona por ela. Em 1997, Adrian Lyne regravou a história com a atriz Dominique Swain, Jeremy Irons e Mellanie Griffith.

FILMES QUE SÃO MELHORES DO QUE OS LIVROS

CLUBE DA LUTA

► Livro (1996): o livro é curtinho e o autor Chuck Palahniuk perdeu a chance de desenvolver mais os personagens da história, como a relação entre Tyler Durden e Marla Singer.

► Filme (1999): aqui foi bem diferente... o diretor David Fincher soube explorar a história e os personagens. O filme é protagonizado por Brad Pitt. Edward Norton e Helena Bonham Carter. Norton representa o protagonista anónimo, um "homem comum" que está descontente com o seu trabalho de classe média na sociedade americana. Ele forma um "clube de combate" com o vendedor de sabonetes Tyler Durden, representado por Brad Pitt, e se envolve com uma mulher dissoluta, Marla Singer, representada por Helena Bonham Carter. Em um contexto geral, no filme, a violência foi usada como uma metáfora para o conflito entre os jovens e o sistema.

TUBARÃO

► Livro (1974): foi o primeiro livro de Peter Benchley e, aqui, o tubarão não é o monstro da história, ele é usado como uma distração para o drama dos personagens. 

► Filme (1975): Peter Benchley ajudou a adaptar o seu próprio livro para o filme e a combinação com a grandiosidade de Steven Spielberg deu ao filme o titulo de um dos clássicos do cinema. Elenco - Roy Scheider.... Martin Brody; Robert Shaw.... Quint e Richard Dreyfuss.... Matt Hoope



O PODEROSO CHEFÃO

► Livro (1969): o romance ficou conhecido por trazer para a língua inglesa os termos criminais italianos. Mesmo assim, a popularidade do livro só aumentou depois do filme.

► Filme (1972): considerado um dos maiores filmes da história. Francis Ford Coppola alavancou a fama do escritor Mario Puzo - sem o filme, ele jamais seria tão conhecido - e eternizou Marlon Brando no papel de Don Corleone. O filme é estrelado por Marlon Brando, Al Pacino, James Caan, Robert Duvall, Diane Keaton, Richard S. Castellano, John Cazale,Talia Shire e Abe Vigoda. O filme conta a história da família mafiosa Corleone, de 1945 até 1955. Foi indicado a dez Óscars e venceu nas categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado (Coppola e Puzo) e Melhor Ator (Brando)

PSICOSE

► Livro (1959): foi uma boa base para o Hitchcock, mas é muito diferente do filme. Muitas coisas na trama não fazem muita diferença no livro, mas no filme são extremamente importantes. Como os pensamentos internos dos personagens, por exemplo.

► Filme (1960): Alfred Hitchcock fez de “Psicose” um dos maiores filmes de terror de todos os tempos. O diretor inglês desdobrou o livro de Robert Bloch de diversas maneiras, no filme, por exemplo, o assassino é bem mais interessante que no livro, vagamente inspirado na historia de Ed Gein. O enredo gira em torno do encontro entre a secretária, Marion Crane (Leigh), que após dar um desfalque em seu empregador, vai parar num decadente motel, dirigido por um perturbado rapaz, Norman Bates (Perkins), e suas conseqüências a partir do encontro. A cena do chuveiro é memorável - mais icônica impossível.



FILMES E LIVROS SOBRE O NATAL

Um Conto de Natal (A Christmas Carol) É baseado na obra original A Christmas Carol, de Charles Dickens, publicado pela primeira vez em 19 de dezembro de 1843, com ilustrações de John Leech.
2009 – Para os mais clássicos, a releitura da história de Charles Dickens e a visita do Natal passado ao velho avarento, em uma versão inusitada e emocionante com Jim Carrey, Colin Firth e Gary Oldman, do mesmo realizador de Forrest Gump. Muito fiel à obra  foi dirigido por Robert Zemeckis. A história narra exatamente a vida de Scrooge e seu comportamento. Arrogante e avarento, o senhor mantém seu posicionamento cético até ser obrigado a mudá-lo, o que acontece no momento em que o fantasma do futuro o encontra. Além da tecnologia utilizada para a digitalização e a ótima atuação de Jim Carrey (o ator interpreta Scrooge), o filme consegue trazer mais magia à história. Os recursos, e também o fato de ser um filme puramente computadorizado, permitiram ao diretor inserir alguns elementos fantásticos que os anteriores não tiveram, e é justamente isso que o difere dos outros. Os fantasmas, as viagens e as desventuras de Scrooge são colocadas de forma que o espectador chega a querer acolhê-lo ou pelo menos fazê-lo compreender a realidade.

Milagre na Rua 34 (Miracle on 34th Street), filme estadunidense de 1947 do gênero comédia/natalina, escrito e dirigido por George Seaton. O roteiro adaptou uma história de Valentine Davies.Existem quatro refilmagens e um musical da Broadway que adapta a história:
1994, uma refilmagem do clássico de mesmo nome de 1947, uma fascinante história para todos aqueles que não acreditam no Papai Noel. Na época do Natal, um idoso é contratado para trabalhar como Papai Noel na loja de brinquedos em que a mãe de Susan trabalha. A menina não acredita que Papai Noel exista, mas o velhinho diz que está ali para provar para a menina e para todas as pessoas que ele é mesmo o Papai Noel, e que ele existe. Versão estrelada por Richard Attenborough, Elizabeth Perkins, Dylan McDermott, J. T. Walsh, Timothy Shea, James Remar, Jane Leeves, Simon Jones, William Windom e Mara Wilson. O roteiro foi adaptado por John Hughes do roteiro de Seaton e a direção foi de Les Mayfield. Macy's não permitiu o uso do seu nome que foi mudado para "Cole's". A loja Gimbels não existia em 1994 e foi substituida pela fictícia "Shopper's Express".

O Expresso Polar -  Conto de natal baseado no livro de Chris Van Allsburg, mostra o dilema de um garoto (cujo nome não é revelado) que, desacreditando em Papai Noel, realiza uma viagem rumo ao Pólo Norte num trem de ferro que, apesar de guardar todas as características realistas de uma locomotiva a vapor 284-S3, de 1931, contém “magia natalina”. Durante o trajeto, por diversas vezes o pequeno herói é testemunha de eventos inusitados: um fantasma que segue viagem de carona, o passeio sobre o teto dos vagões e até um descarrilhamento sobre o gelo, que dão inesperada ação para um lugar onde as crianças serão levadas a conhecer o Papai Noel, e recuperar a crença no espírito natalino. A produção surpreendeu ao ser lançada graças ao modo como a digitalização foi feita e, não à toa, foi listado no Guinness de 2006 como o primeiro filme a ter sua captura totalmente digitalizada. Tom Hanks está praticamente irreconhecível nessa animação – não por acaso, ele fez cinco personagens nesse filme – que conta ainda com a participação de Michael Jeter (esse foi o último filme gravado pelo ator) e direção de Robert Zemeckis. Teve três indicações ao Oscar 2005, mas não faturou nenhuma estatueta.


O Grinch Filme  de fantasia  de Natal de 2000 da UniversalPictures e Imagine Entertainment, baseado no livro de 1957 de mesmo nome de Dr. Seuss. Foi o primeiro livro de Dr. Seuss para ser adaptado em um filme de longa-metragem. Porque o filme é baseado no livro de imagens para crianças, muitas adições tiveram que ser feitas para o enredo para trazê-lo até o longa-metragem, incluindo algumas informações sobre a história de fundo do personagem-título. A maioria das rimas utilizadas no livro foram usadas no filme, embora algumas foram ligeiramente modificadas e novas rimas foram colocadas no filme. Conta a história de uma criatura verde e mesquinha que odeia o espírito de Natal. Quando era criança foi gozado pelos colegas, devido ao seu aspecto. Na escola apaixonou-se por uma garota que consequentemente apaixonou-se também por ele. Devido a ser gozado por todos os colegas no dia de Natal, exceto pela garota que por ele se apaixonou, fugiu e refugiou-se no alto de uma montanha numa caverna com o seu cão Max alimentando-se de lixo e fazendo máquinas avançadas a partir de sucata. Odiando o Natal, ele pretende estragar a festa dos moradores da Cidade dos Quem, roubando presentes e enfeites com a ajuda de seu cãozinho Max. Ao mesmo tempo, a pequena Cindy Lou Quem (Taylor Momsen), moradora da Cidade dos Quem, observa as pessoas pensando apenas em compras, presentes e enfeites e quer saber o significado do Natal. Os caminhos de Cindy Lou e do Grinch se cruzarão e, juntos, conhecerão o verdadeiro espírito do Natal. O filme foi dirigido por Ron Howard, produzido por Howard e Brian Grazer, e estrelado pelo comediante Jim Carrey. O filme recebeu críticas mistas dos críticos, mas passou quatro semanas, como o número um filme nos Estados Unidos. The Grinch é o segundo filme de maior bilheteria de todos os tempos de férias.





FILMES DE FICÇÃO CIENTIFICA

METRÓPOLIS
O ser denominado em alemão como Maschinenmensch (algo como máquina-humana) surgiu no filme de ficção científica Metrópolis, de 1927, dirigido por Fritz Lang. Interpretado pela atriz Brigitte Helm em ambas as formas assumidas por ele, a robótica e a humana, o personagem se tornou um dos maiores ícones do cinema. As origens da Maschinenmensch foram contadas por Thea von Harbou em livro de 1927. O ser foi descrito como muito delicado e sem rosto, de material transparente feito de cristais no lugar da carne e prata no lugar dos ossos.
O DIA EM QUE A TERRA PAROU
O diretor Robert Wise deixou muita gente de cabelo em pé com o  sua versão enigmática  e seu gigante Klaatu. O efeito perdurou e mais de 50 anos depois, Keanu ReevesJennifer Connelly e Kathy Bates estrelavam um novo O Dia em que a Terra Parou (2008).
GUERRA DOS MUNDOS
A história criada por H.G. Wells é tão boa que acabou gerando dois filmes, o primeiro nos  anos 50 e o Guerra dos Mundos de 2005, este último dirigido por Steven Spielberg.  
A MÁQUINA DO TEMPO
 O  romance de ficção científica de H. G. Wells, com primeira edição em 1895, deu origem a dois filmes com o mesmo nome, em 1960 e 2002. Simon Wells, diretor desse último, é bisneto de H.G. Wells, autor do livro o qual o filme foi baseado.
VIAGEM AO CENTRO DA TERRA
Baseado na obra do visionário Julio Verne,  evela uma intrigante história sobre a existência de mundos paralelos. A boa ideia, claro, foi explorada em outros meios, como a TV e até o mundo da música teve a sua versão no antológico disco de Rick Wakeman. Ainda no cinema, o longa teve uma refilmagem em 2008.
2001 - UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO
Dirigido por Stanley Kubrick com roteiro de Arthur C.Clarke (que posteriormente escreveu o livro),  é item obrigatório em qualquer lista de ficção científica, algo assim como estepe que não pode faltar no carro. Prova disso é a quantidade de cenas que acabaram sendo citadas em outras produções e até mesmo fora do cinema.
2010 - O ANO QUE FAREMOS CONTATO
Uma missão que reúne americanos e soviéticos é enviada a Júpiter para buscar informações sobre o que aconteceu de errado com a Discovery. Um filme de 1984 que ajuda a desvendar  inúmeros mistérios do mundo. Adaptação do romance "2010:Uma Odisséia no Espaço II", escrito por Arthur C. Clarke.
LARANJA MECÂNICA
O  cineasta Stanley Kubrick retorna para essa lista com o clássico e ultraviolento Laranja Mecânica, baseado no livro de Anthony Burgess. Em um futuro não determinado, percebe-se uma sociedade preocupada em controlar o comportamento dos cidadãos. Nela, vive o insano (e inesquecíivel) Alex (Malcolm McDowell), capaz de cometer as maiores barbáries ao som da 9ª Sinfonia de Bethoven.
BLADE RUNNER, O CAÇADOR DE ANDRÓIDES
Clássico dos clássicos para muita gente, Blade Runner, o Caçador de Andróides, do livro homonimo de PhIlip K.Dick,  foi dirigido por Ridley Scott e é muito cultuado. Tanto que há algum tempo, o diretor não só confirmava a realização de Blade Runner 2, como a participação de Harrison Ford na sequência.  Será?
MINORITY REPORT - A NOVA LEI 
Filme que também é baseado na obra do escritor Philip K. Dick. E eis o diretor Steven Spielberg novamente, aqui repetindo a dobradinha com Tom Cruise. Na história que mistura paranormalidade e ficção científica, o bonitão interpreta um policial de elite com a missão de prender criminosos antes que o crime seja cometido. Só que ele descobre uma possível falha no sistema, deixando de ser caçador para se tornar alvo de uma intensa perseguição. 
DUNA
Baseado no premiado livro homônimo de Frank HerbertDuna é um filme bastante cultuado e também polêmico. Seja por sua história complexa, pelo fato de que foi dirigido por um cineasta igualmente cultuado (David Lynch) ou porque o resultado final acabou não agradando muita gente. Se nunca viu, vale a pena. Ah! E tem uma curiosidade legal, que é o cantor Sting atacando de ator. Anos depois foi produzido novamente em formato de minisérie para a TV paga.
MATRIX

No final dos anos 90, os irmãos Wachowski entrariam para a história do cinema mundial, "brincando" de maneira definitiva - e marcante - com o mundo real e o imaginário. O segredo estava em Matrix baseado no livro ciberpunk  - Neuromancer de William Gibson.


DIA 14 DE NOVEMBRO 


SHAKESPEARE, TEATRO E CINEMA

William Shakespeare, poeta e dramaturgo inglês, é o mais influente dramaturgo do mundo. Produziu a maior parte de sua obra entre 1590 e 1613. Suas primeiras peças eram principalmente comédias e histórias, gêneros que ele levou ao ápice da sofisticação e do talento artístico ao fim do século XVI.
À SOMBRA DAS PIRÂMIDES – 1972 de e com Charlton Heston, baseado na tragédia Antônio e Cleópatra
HAMLET - tragédia 
Hamlet, 1948, de Laurence Olivier
Hamlet, 1964, de Bill Colleran e John Gielgud, com Richard Burton
Hamlet, 1969, de Tony Richardson
Hamlet, 1990, de Franco Zeffirelli, com Mel Gibson e Glenn Close
Hamlet, 1996, de Kenneth Branagh, com Branagh, Julie Christie e Kate Winslet
Hamlet, 2000, de Michael Almereyda, com Ethan Hawke e Julia Stiles
Curiosidade: O Rei Leão, 1994, animado da Walt Disney Pictures, com Matthew Broderick e Jeremy Irons, baseado na tragédia Hamlet
JULIO CESAR - tragédia
Júlio César, 1950, de David Bradley, com Charlton Heston
Júlio César, 1953, de Joseph L. Mankiewicz, com Marlon Brando
Júlio César, 1970, de Stuart Burge, com John Gielgud e Jason Robards
MACBETH - tragédia
Homens de Respeito, 1991, de William Reilly, com John Turturro, 
Macbeth, 1948, de Orson Welles, 
Macbeth, 1971, de Roman Polanski, com Jon Finch
A MEGERA DOMADA - comédia
A Megera Domada, 1967, de Franco Zeffirelli, com Elizabeth Taylor e Richard Burton, 
A Megera Domada, 2005, de David Richards
O MERCADOR DE VENEZA - comédia
O Mercador de Veneza, 1973, de John Sichel, com Laurence Olivier
O Mercador de Veneza, 2004, de Michael Radford, com Jeremy Irons e Al Pacino
MUITO BARULHO POR NADA, 1993, de Kenneth Branagh, com Emma Thompson e Keanu Reeves, baseado na comédia Muito Barulho por Nada
NOITE DE REIS, 1997, de Trevor Nunn, baseado na comédia Noite de Reis ou O que quiserem
OTHELLO, O MOURO DE VENEZA - tragédia
Othello, 1952, de Orson Welles 
Othello, 1995, de Oliver Parker, com Laurence Fishburne
A TEMPESTADE - comédia
A Tempestade, 1979, de Derek Jarman 
A Tempestade, 1982, de Paul Mazursky, com Gena Rowlands, John Cassavetes e Susan Sarandon
A Última Tempestade (br), 1991, de Peter Greenaway, com John Gielgud
Planeta Proibido, 1956, de Fred M. Wilcox, com Walter Pidgeon, Anne Francis e Leslie Nielsen
REI LEAR - tragédia
Ran (br) / Os Senhores da Guerra (pt), 1985, de Akira Kurosawa
ROMEU E JULIETA - tragédia
Romeu e Julieta, 1936, filme de George Cukor, com Norma Shearer, Leslie Howard, e John Barrymore
Romeu e Julieta, 1954, de Renato Castellani, com Laurence Harvey
Romeu e Julieta, 1968, de Franco Zeffirelli, com Olivia Hussey e Leonard Whiting
Romeo + Juliet, 1996, de Baz Luhrmann, com Leonardo di Caprio e Claire Danes
RICARDO III – tragédia
Ricardo III - 1995 de Richard Loncraine, com Ian McKellen, Annette Bening, Jim Broadbent, Robert Downey Jr. e John Wood.
SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO - comédia
Sonhos de uma noite de verão - 1935, de William Dieterle e Max Reinhardt, com James Cagney
Sonho de uma Noite de Verão, 1999, de Michael Hoffman, com Kevin Kline e Michelle Pfeiffer..


FILMES QUE VC NUNCA PENSOU QUE FOSSEM BASEADOS EM LIVROS!

Psicose (1960)
Em 1959, a assistente de produção do diretor Alfred Hitchcock, Peggy Robertson, deparou-se com uma resenha sobre o novo romance do escritor Robert Bloch no The New York Times, intitulado Psicose. Intrigada, mostrou uma edição do livro para seu chefe, que logo comprou os direitos e transformou em um dos maiores clássicos do cinema até hoje.

Planeta dos macacos (1968)
Escritor francês Pierre Boulle escreveu O Planeta dos Macacos em 1963, cinco anos antes da primeira adaptação da história para os cinemas.

O Tubarão (1975)
Os direitos do filme Tubarão foram vendidos antes do livro ser publicado, utilizando do hype subsequente para fazer dele um best-seller. De acordo com a BBC, o autor Peter Benchley mais tarde se tornou um defensor dos oceanos, estimulado pela culpa que sentia por perpetuar um estereótipo negativo dos tubarões.

Rambo: Programado para Matar (1982)
O primeiro filme da série do lendário “Rambo” é baseado em um romance homônimo de David Morrell, de 1972. O livro foi escrito a partir de relatos e histórias contadas por estudantes sobre suas experiências no Vietnã, com uma trama mais corajosa, mais depressiva e menos humana que o longa.

Duro de Matar (1988)
Uma das surpresas foi descobrir que um dos melhores filmes de todos os tempos estrelados por Bruce Willis foi baseado no romance “Nothing Lasts Forever”, de Roderick Thorp, de 1979. Já o segundo filme da saga é uma adaptação da obra “58 Minutes”, de Walter Wager, lançada em 1987.

Uma Cilada para Roger Rabbit (1988)
O filme, mais famoso pelo uso inovador da ação ao vivo com animação ao mesmo tempo, foi inspirado em um livro de Gary K. Wolf, de 1981, chamado “Who Censored Roger Rabbit?”. A obra também era sobre um detetive particular e seu ajudante animado, apesar de ser bastante diferente do longa.

O pai da noiva (1991)
O Pai da Noiva foi antes estrelado por Elizabeth Taylor, em 1950, do que por Steve Martin em 1991. O primeiro filme foi baseado em um romance satírico de 1949 escrito por Edward Streeter

A incrível jornada (1993)
Remake de um filme mudo de 1963 que foi baseado no romance de Sheila Bunford.

Shrek (2001)
Acredite ou não, a animação que fez um grande sucesso entre crianças e adultos foi baseado em “Shrek!”, um livro de imagens bastante obscuro de William Steig, lançado em 1990. Na obra original, Shrek é um ogro muito feio que viaja pelo mundo e acaba se apaixonando por uma princesa que é ainda mais feia que ele.

Horror em Amytiville (2005)
A franquia Horror em Amityville não apenas é baseada em um livro apresentado na década de 1970, como o autor alega ter sido inspirado por eventos sobrenaturais que aconteceram na vida real.



HALOWEEN 

DRÁCULA - romance de Bram Stoker, 1897 

1. NOSFERATU - F.W. Murnau 1922 (Alemanha) filme mudo DVD 

Considerado um clássico do Expressionismo, este filme é uma versão não-autorizada do "Drácula" de Bram Stoker e a primeira adaptação da história do conde vampiro para o cinema. 

2. DRÁCULA - Tod Browning 1931 (EUA) DVD 

Considerado a principal versão do romance de Bram Stoker, traz Bela Lugosi em uma das interpretações mais marcantes do vampiro. 

3. DRÁCULA - Francis Ford Coppola 1992 (EUA) DVD indisponivel 

É uma adaptação fiel do livro de Bram Stoker. 

Sinopse: 

Vivendo em um castelo na costa do mar Báltico, o conde Orlock se muda para uma cidade na Alemanha, onde aterroriza os moradores com seu hábito noturno de se alimentar de sangue humano. 

ENTREVISTA COM O VAMPIRO - Neil Jordan 1994 (EUA) DVD 

Baseado em livro da escritora americana Anne Rice lançado em 1976. 

Sinopse: 

Trata da história de vida do vampiro Louis. O livro inicia-se com um jovem repórter entrevistando Louis, e este conta sobre sua vida antes de se tornar vampiro, como se transformou, como conheceu Lestat, a vampira Cláudia e Armand. Fala também de suas viagens e reflete sobre vários assuntos como a imortalidade. 

FAUSTO - F.W.Murnau 1926 (Alemanha) DVD 

Baseado no livro de Goethe, 1808. 

Sinopse: 

Filme do gênero fantasia/horror. Deus e Satã lutam pelo domínio da Terra. Para isso, fazem uma aposta pela a alma de Fausto, um alquimista erudito e religioso. Quando este se revolta com a enorme quantidade de vítimas da peste bubônica, Satã envia Mefisto para tentá-lo, aproveitando-se de seu momento de fraqueza. 

FRANKENSTEIN - um romance de terror gótico com inspirações do movimento romântico, de autoria de Mary Shelley, escritora britânica nascida em Londres. Editado pela primeira vez em 1818 sem crédito para a autora. 

1. James Whale 1931 (EUA) DVD 

2. Kenneth Brannagh 1994 (Inglaterra) DVD 

3. Mel Brooks 1974 (EUA) - comédia DVD 

Sinopse: 

Baseado no romance de Mary Shelley, os filmes retratam o rastro de destruição causado por um monstro criado a partir de diversas partes de cadáveres humanos. A criatura, que viveu a partir de um raio, vira contra seu criador. 


O BEBÊ DE ROSEMARY - Roman Polanski (EUA) 1968 DVD 

Baseado no romance de terror de Ira Levin, lançado em 1967, 

Sinopse: 

Recém-casados, Rosemary e Guy mudam para um novo apartamento, onde fazem amizade com um casal de idosos e descobrem que estão esperando seu primeiro filho. Aos poucos, envolta em pesadelos e alucinações, ela começa a desconfiar dos hábitos estranhos de seus vizinhos e de seu próprio marido, temendo pelo futuro de seu filho. 

O EXORCISTA - W.Friedkin 1973 (EUA) DVD 

Baseado em romance de terror, escrito pelo autor estadunidense William Peter Blatty, lançado originalmente em 1971. 

Sinopse: 

Com a piora gradual dos sintomas de dupla personalidade da filha de doze anos, uma atriz descobre, com a ajuda de um padre, que a garota está possuída pelo demônio. 

LIVROS INFANTIS BRASILEIROS E SUAS VERSÕES "VISUAIS"

O Menino Maluquinho (1994, baseado no livro de Ziraldo)

Sem dúvida alguma um ótimo filme infantil brasileiro, que conta a história de um menino pra lá de moleque que vive uma infância super saudável, saudosa para nós adultos. Excelente exemplo da cultura brasileira para nossos brasileirinhos. 

Monteiro Lobato

Primeira incursão do cinema brasileiro pela fauna literária de Monteiro Lobato (1882-1948), o hoje esquecido longa-metragem "O saci" (1953), de Rodolfo Nanni.

Os textos que compõe a coletânea do "Sitio do Picapau Amarelo" de Monteiro Lobato foram transformados em cinco séries de televisão de bastante sucesso. A primeira delas, na TV Tupi de São Paulo, foi exibida de 1952 a 1962, ao vivo, pois não havia ainda o videotape. Em 1957, a TV Tupi do Rio de Janeiro também transmitiu um Programa Sítio do Pica-Pau Amarelo, participaram do Sítio no Rio de Janeiro: Cláudio Cavalcanti e Daniel Filho.

A segunda série foi ao ar pela TV Cultura de São Paulo, em 1964. 

A terceira, pela Rede Bandeirantes, em 12 de dezembro de 1967. 

A quarta série, exibida na Rede Globo, de 1977 a 1986, é considerada como a de maior repercussão e sucesso. Também na Rede Globo, foi ao ar de 2001 até 2007, a quinta série chamada Sítio do Picapau Amarelo.

Filmes e especiais 

O Saci (1951) · O Picapau Amarelo (1973) Pirlimpimpim (1982) · Pirlimpimpim 2 (1984) 

Jeca Tatu é um filme de cómedia brasileiro de 1959, basead no personagem Jeca Tatuzinho de Monteiro Lobato, do texto propagandístico do Instituto de Medicamentos Fontoura S/A.

José Mauro de Vasconcelos

Meu Pé de Laranja Lima ou O Meu Pé de Laranja Lima é um romance juvenil, publicado em 1968. Foi traduzido para 52 línguas e publicado em 19 países. Foi adotado em escolas e, posteriormente, adaptado para o cinema, televisão e teatro. 

Foi adaptado pela primeira vez em 1970, filme dirigido por Aurélio Teixeira. Três novelas baseadas na obra foram criadas: em 1970, exibida pela TV Tupi; em 1980, exibida pela Rede Bandeirantes e em 1998, também exibida pela Rede Bandeirantes. 

Em 2003, Meu Pé de Laranja Lima foi publicado na Coreia do Sul, em forma de quadrinhos, numa edição com 224 páginas ilustradas. 

Em 2012, uma nova versão cinematográfica dirigida por Marcos Bernstein foi produzida e exibida durante o Festival do Rio. 

Sinopse: Zezé tem quase oito anos e vive com sua família pobre no interior. Ele é sensível, precoce, um contador de histórias. Seu esporte favorito é transformar sua casa e a vizinhança em cenário para suas traquinagens. E elas não são poucas. Seu refúgio preferido é um pé de laranja lima. É com ele que desabafa as coisas ruins que lhe acontecem, que comemora uma boa novidade ou com quem divide suas travessuras secretas. Uma história de amor e amizade tão tocante quanto o mais improvável dos encontros.

Maria Clara Machado

O Cavalinho Azul, é um filme brasileiro do gênero infantil de 1984, dirigido, editado e escrito por Eduardo Escorel. O filme, baseado na peça homônima de Maria Clara Machado, é um clássico infantil do cinema brasileiro. 

Sinopse: João de Deus, um andarilho de barbas longas, conta a história de um menino chamado Vicente, que tinha um cavalo, que na sua visão é um lindo cavalo azul, e para seus pais, um velho cavalo marrom. Um dia, seu pai vende o cavalo. Preocupado com os perigos nos quais o animal pudesse enfrentar, Vicente parte numa viagem atrás de seu amigo. Durante a jornada o menino passa por várias aventuras.


LIVROS INFANTIS ESTRANGEIROS


"O Mágico de Oz", livro de L.Frank Baum lançado em 1900 que virou filme em 1939. Sinopse: Em Kansas, Dorothy vive em uma fazenda com seus tios. Quando um tornado ataca a região, ela se abriga dentro de casa. A menina e seu cachorro são carregados pelo ciclone e aterrisam na terra de Oz, caindo em cima da Bruxa Má do Leste e a matando. Dorothy é vista como uma heroína, mas o que ela quer é voltar para Kansas. Para isso, precisará da ajuda do Poderoso Mágico de Oz que mora na Cidade das Esmeraldas. No caminho, ela será ameaçada pela Bruxa Má do Oeste, que culpa Dorothy pela morte de sua irmã, e encontrará três companheiros: um Espantalho que quer ter um cérebro, um Homem de Lata que anseia por um coração e um Leão covarde que precisa de coragem. Será que o Mágico de Oz conseguirá ajudar todos eles?

"A Fantástica Fábrica de Chocolate" de Roald Dahl escrito em 1964, adaptado em 1971 e na nova versão de 2005. Sinopse: Willy Wonka é o excêntrico dono da maior fábrica de doces do planeta, que decide realizar um concurso mundial para escolher um herdeiro para seu império. Cinco crianças de sorte, entre elas Charlie Bucket, encontram um convite dourado em barras de chocolate Wonka e com isso ganham uma visita guiada pela lendária fábrica de chocolate, que não era visitada por ninguém há 15 anos. Encantado com as maravilhas da fábrica, Charlie fica cada vez mais fascinado com a visita. Esta viagem também leva o leitor a uma reflexão de que "o mau sempre acaba pagando por seus erros”. O autor ao abordar temas como: egoísmo, má-criação, gula, aceitação, pobreza — constatados durante o passeio, quando cada uma dessas crianças, com exceção do protagonista, são traídas e eliminadas da competição por causa do “mau-comportamento” — aponta uma falha na educação de nossas crianças que fatalmente poderá destruir toda uma percepção de mundo e danificar “os futuros adultos” que teriam a responsabilidade de criar um mundo melhor.

Curiosidade: o primeiro filme (de 1971) teve roteiro do próprio autor do livro, apesar da versão cinematográfica ficar mais distante do texto do livro.

"O Pequeno Príncipe" de Saint Exupery, publicado em 1943, foi adaptado para o cinema em 1974. Sinopse: A história começa quando o personagem principal fala sobre um desenho que ele fez quando tinha 6 anos de idade e que tratava de uma jiboia que engoliu um elefante, mas todos os adultos acharam que o garoto havia desenhado um chapéu. O personagem principal renunciou ao 6 anos de idade a carreira de ser pintor, e se tornou piloto. E voando, teve uma pane no seu avião no "Deserto do Saara". Tentando consertar seu avião, adormece... E é acordado por um menino que o autor define que tem "cabelos de ouro" e que lhe pede para desenhar um carneiro. Conforme a história passa o personagem descobre que o menino vive no asteróide B 612, e que só tem uma rosa que fala com ele, e que tem três vulcões (um deles está extinto), e que o principezinho assiste quarenta e três pôr-do-sol para se divertir ou quando está triste. O autor conta a um pouco da história dele, a história de como o principezinho havia chegado ao Deserto do Saara, fala de como são as crianças e de como são as pessoas grandes; E envolve o leitor em mais um mistério no capítulo XXVII: Que fala que o carneiro que desenhou para o principezinho poderia comer a sua flor.

"A Princesinha", filme de 1995, inspirado no livro de Francis H.Burnett do começo do séc.XX. Sinopse: A princesinha conta a história de Sara Crewe, uma menina rica que perde tudo quando lhe acontece uma terrível tragédia. Obrigada a trabalhar como empregada, a passar frio e fome, ela continua a preservar sua nobreza, e assim consegue manter seu orgulho e sua generosidade.

"O Grinch", livro do Dr.Seuss de 1957, fez sucesso em 2000 num filme de Jim Carey. Sinopse: O Grinch é uma criatura verde e mesquinha que odeia o espírito de Natal. Quando era criança foi gozado pelos colegas, devido ao seu aspecto. Na escola apaixonou-se por uma garota que consequentemente apaixonou-se também por ele. Devido a ser gozado por todos os colegas no dia de Natal, exceto pela garota que por ele se apaixonou, fugiu e refugiou-se no alto de uma montanha numa caverna com o seu cão Max alimentando-se de lixo e fazendo máquinas avançadas a partir de sucata. Odiando o Natal, ele pretende estragar a festa dos moradores da Cidade dos Quem, roubando presentes e enfeites com a ajuda de seu cãozinho Max. Ao mesmo tempo, a pequena Cindy Lou Quem, moradora da Cidade dos Quem, observa as pessoas pensando apenas em compras, presentes e enfeites e quer saber o significado do Natal. Os caminhos de Cindy Lou e do Grinch se cruzarão e, juntos, conhecerão o verdadeiro espírito do Natal.

"As crônicas de Nárnia", série de 7 livros publicados na década de 1950, de C.S.Lewis foi adaptada para o cinema a partir de 2005. Sinopse: As Crônicas de Nárnia apresentam, geralmente, as aventuras de crianças que desempenham um papel central e descobrem o ficcional Reino de Nárnia, um lugar onde a magia é corriqueira, os animais falam, e ocorrem batalhas entre o bem e o mal. Em todos os livros (com exceção de "O Cavalo e seu Menino") os personagens principais são crianças de nosso mundo, que são magicamente transportadas para Nárnia a fim de serem ajudadas e instruídas pelo Grande Leão conhecido comoAslam (ou Aslan, dependendo da tradução).

Harry Potter de J.K.Rowling, 7 livros formam essa série de grande sucesso, publicada a partir de 1997 e adaptada para o cinema de 2000 a 2011, recebeu muitos prêmios. Sinopse: A história começa com o mundo dos bruxos, que tenta manter-se secreto dos Muggles - termo traduzido para o Brasil como "Trouxas" (aqueles que não são bruxos). Por muitos anos este mundo foi aterrorizado por Lord Voldemort (Tom Marvolo Riddle). Na noite da sua queda, Voldemort encontrou o esconderijo da família Potter e matou Lily e James Potter. Entretanto, quando voltou sua varinha contra o bebê dos Potter, Harry, a sua maldição da Morte "Avada Kedavra" voltou-se contra ele. Voldemort só não morreu por causa de suas Horcruxes, enquanto isso, Harry foi deixado com uma cicatriz em forma de raio em sua testa, o único sinal físico da maldição de Voldemort. Desde então, Harry tornou-se conhecido no mundo dos bruxos como "O Menino que Sobreviveu", por ter sido a única pessoa que sobreviveu a uma maldição da morte. Criado pelos seus tios trouxas, recebe no seu aniversário de onze anos cartas da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, é informado por Hagrid, o guarda-caças de Hogwarts, que ele é um bruxo e por isso tem uma vaga na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Cada livro registra um ano da vida de Harry em Hogwarts, onde ele aprende a usar e controlar a magia. Harry também aprende a ultrapassar muitos obstáculos mágicos, sociais e emocionais que enfrenta em sua adolescência e na segunda tentativa de ascensão de Voldemort ao poder.