OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Sem título

CULTURA
Biblioteca  Municipal completa 25 anos  com novos serviços e projetos


Instalada no Centro Cultural “Djanira da Motta e Silva” em meio a ampla área verde, a Biblioteca Pública Municipal “Prof. Francisco Rodrigues dos Santos“completa no dia 14 de setembro, 25 anos de serviços prestados à comunidade. Após algumas mudanças, hoje, a Biblioteca conta com espaço amplo e adequado com diversas salas: sala do acervo bibliográfico e leitura de jornais, sala de leitura e acervo infanto juvenil, saguão para exposições de artes e uma sala decorada e dedicada exclusivamente ao público infantil. Com aproximadamente um acervo de 20 mil títulos, serve como referencial de pesquisa a estudantes e leitores de todas as idades. Além de livros, a Biblioteca assina jornais e revistas e possuiu um vasto arquivo de recortes de jornais e revistas, a hemeroteca, muito procurada por alunos para realização de pesquisas escolares.
Entre projetos já em andamento na Biblioteca, o Programa Acessa São Paulo, parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura Municipal, disponibiliza cinco terminais de consulta gratuita à Internet aos cidadãos cadastrados acima de 11 anos. Outro projeto é a Hora do Conto, realizada em parceria com a Cia de Teatro Gil Vicente em que uma vez por mês, a Biblioteca agenda escolas e grupos para ouvir a contação de histórias que tem por objetivos despertar o gosto pela leitura em crianças em idade escolar.
Além destes projetos, agora em comemoração aos seus 25 anos, a Biblioteca lança novos serviços destinados à comunidade. Os projetos serão realizados em parceria com a empresa Avaré Motos concessionário da marca Dafra, do grupo Avaré Veículos. Os projetos consistem em facilitar e promover a leitura e a formação de novos leitores por meio das ações:
Projeto Leve Leitura: consiste na entrega gratuita em domicílio de publicações emprestadas do acervo da Biblioteca Pública aos Portadores de Necessidades Especiais: Deficientes físicos e portadores de Mobilidade reduzida e aos da melhor idade, com idade igual ou superior a 60 anos. Basta o interessado fazer um cadastro na Biblioteca comprovando idade e/ou deficiência para receber o benefício.
Projeto Biblioteca Volante: Instituições sem fins lucrativos como Asilos, Albergues, Lares, Hospitais,
Associações entre outros receberão uma estante com uma coleção de livros selecionados e direcionados à comunidade beneficiada que serão trocados mensalmente. Instituições interessadas devem entrar em contato com a Biblioteca para fazer a inscrição.
Projeto Cinema na Biblioteca. Na sala infantil, a Biblioteca fará exibições de filmes. A programação será divulgada no local e em meios de comunicação.
Biblioteca na Praça: Uma vez por mês, a Biblioteca fará uma exposição para divulgação de seu acervo e serviço em diferentes praças da cidade de Avaré.
Estes projetos demonstram que, mais que verbas, atitudes são essenciais na implementação de iniciativas que visem transformar a concepção do serviço público. Uma gestão que permita a união de forças entre Instituições Públicas e empresas privadas seja em prol do incentivo à leitura ou de outras questões relativas à efetiva prestação de serviço à comunidade, faz-se imprescindível para que atenda-se a novas exigências sociais e culturais na otimização dos serviços prestados á esta mesma comunidade.
Neste sentido, prestar serviços, favorecer o acesso à informação e multiplicar o hábito da leitura e o estímulo ao conhecimento é uma das missões de toda Biblioteca Pública!.
Biblioteca Pública Municipal Prof. Francisco Rodrigues dos Santos
Rua: Minas Gerais, 279. Fone: 37336004
email: bibliotecaavare@bol.com.br
Para ficar sócio é só apresentar o RG, comprovante de endereço e duas fotos 3X4 iguais.

Terça da Saudade relembrou Adoniran




Teve inicio em Fevereiro de 2009 mais um projeto que se incorporou ao calendário da Cultura em Avaré, Terça da Saudade – que consiste na apresentação de grupos musicais interpretando nomes consagrados, (interpretes e autores), da música popular brasileira. Na terça dia 31, na sexta edição do Projeto, o grupo “3 por Acauso” relembrou ADONIRAN BARBOSA, no Teatro Municipal “Dr. Octávio Morales Moreno” Rua Rio Grande do Sul, 1775.



Veja no Canal AMIGOS DO GUMA - You Tube
http://youtube.com.br/drguma
Nota editorial por solicitação dos organizadores:
Agradecimentos ao Lambertus do Holandês Restaurante que cedeu as toalhas para as mesas e Associação Sabesp que cedeu as mesas que compunham o cenário (bar).
Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Cultura e Lazer- Jornalista Gumercindo Castellucci Filho – Guma (14) 97746933.
Fotos disponíveis no link:
http://jornaldacultura.fotos.uol.com.br/terca-da-saudade---adoniran-barbosa


TAQUARITUBA

Asilo recebe cadeiras de rodas do Rotary Club
Maria Lucélia Martini 



O Rotary Club de Taquarituba , que é um Clube de Serviços sem fins lucrativos vem cumprindo seu principal papel que é o de promover ações de cooperação com os diversos seguimentos da sociedade para a melhora de vida em todos os sentidos, das pessoas que fazem parte da comunidade. No dia 07 de agosto, na ocasião da visita e do oferecimento de um lanche da tarde, em homenagem ao dia dos Pais por parte do Rotary Club de Taquarituba aos internos do Asilo São Vicente de Paulo, a Sra Marilsa representante da entidade, fez um pedido de doação de 04 cadeiras de rodas para o Asilo, pois as que estavam em uso já estavam por demais desgastadas e sem condição de conserto. Diante do pedido feito o presidente do Rotary, Ricardo Svab, conversando com seus companheiros de clube presentes colocaram em votação na próxima reunião ordinária , que acontece toda quinta-feira, a doação de pelo menos duas cadeiras de rodas. Na reunião acima citada foi aprovada por unanimidade a referida doação, e para alegria e surpresa da entidade, mais duas cadeiras de rodas foram doadas para o Rotary Club de Taquarituba, para que também fossem entregues para o Asilo, perfazendo assim um total de quatro unidades, que foi o pedido feito no dia 07 de agosto e que foram entregues dia 03 de setembro.
Outra ação que foi feita recentemente pelo Rotary de Taquarituba foi a doação de R$ 6.500,00 ( seis mil e quinhentos reais ) para a APAE de Taquarituba referente ao "Baile Tô de Férias " , promovido pelo Rotary Club de Taquarituba em prol da instituição.


"Mateus & Cristiano" no Programa da Hebe
Maria Lucélia Martini

Semana agitada para a dupla Mateus & Cristiano. Além de se apresentarem por todo o Brasil, tendo a agenda lotada até o final do ano, os cantores foram homenageados em Taquarituba, sua cidade de origem.
E para alegria das fãs os gêmeos encerraram o programa da Hebe na última segunda-feira. Sucesso!!!

                  Os jovens talentos de Taquarituba, juntamente com Miderson Milléo, Prefeito

Ainda garotos numa entrevista ao Jornal O TAQUARI ao Jornalista Guma Castellucci
(Foto de acervo do JG)


COMUNIDADE

“Polícia na Escola” é implantado no PAN


Durante o mês de Agosto de 2010 com a supervisão do Capitão Hayashi da Policia Militar foi projeto na Escola PAN – Paulo Araújo Novaes o Projeto “Policia na Escola”, com diversas demonstrações aos alunos. No dia 31 terça feira um simulado de defesa civil marca a finalização da implantação do projeto na escola. Nas fotos alunos da Escola PAN, o Capitão Hayashi , Franciele, Beatriz, Leandro, Jessica , Rita, e claro com a participação da policia.. Alguns dos orgãos que participaram foram: FORÇA TATICA, ROCAM, POLICIA CIVIL, CAVALARIA, BOMBEIROS, POLICIA MILITAR, AMBIENTAL, CANIL DE TATUI, RODOVIARIA...entre outros..
Colaboração Franciele Peramo
Limk para cópias das fotos:

ESPORTES

 "Malha" de Avaré conquista 2º lugar nos Jogos Regionais

No dia 24 de julho , foi disputada a final regional de malha na cidade de Itú, Avaré X Boituva, oportunidade em que a equipe avareense trouxe o  troféu e 2a colocada, mostrando que a Estância Turística de Avaré incentiva o esporte de todas as idades, o retorno está aí, mais uma vez destaque regional no esporte. parabéns aos jogadores JEFERSON, PAULINHO, JÚNIOR, GETULIO, JÚNIOR, GERALDO, JOSE RICARDO, DOMINGOS, CARLINHOS, IRALDI, HORACIO, EUZITO E MARCIO. Colaboração BIA BENTO da Auto Escola Lottu´s.


INFORMATIVO DIMENSÃO

                FORMATURA DO PROERD NO COLÉGIO DIMENSÃO OBJETIVO

TG - TV DO GUMA






 FESEST 2010
FOLIA DO HOMEM DIABO É A GRANDE VENCEDORA
Ópera Carmen encerra o Festival de forma magistral

 

Peça de Pindamonhangaba levou oito prêmios do Festival Estadual de Teatro e ainda o 1º lugar conforme avaliação do corpo de jurados da quarta edição do FESEST.
A peça da Cia Teatral “Controvérsias” foi a primeira a se apresentar abrindo o Festival em 2010 impressionando o publico (limitado a 100 pessoas no palco).
O espetáculo narra a trajetória do homem em busca de um paraíso perdido, mas que no caminho se depara com as figuras dos pecados capitais, se transforma em “diabo” e retorna para enfrentar seu próprio criador.
Folia do Homem Diabo levou os prêmios de Melhor Espetáculo, Melhor Diretor (Adbailson Cuba), Melhor Ator Coadjuvante (Duda Macedo), Texto Inédito, Melhor Maquiagem (Mauro Moraes), Melhor Trilha Sonora, Melhor Figurino, Melhor Ator (Mauro Moraes, empate com Kleber Di Lazzare) e citado 1º lugar do Festival.
Foram premiados ainda:
Melhor Ator: Kleber Di Lázzare (Mauá Pirituba) empatado com já citado acima, Mauro Moraes (Folia do Homem Diabo).
Melhor Atriz: Ana Paula Paes (Brutas Flores)
Melhor Ator Revelação: Bruno Gasparotto (Brutas Flores)
Melhor Atriz: Valéria Santos (A Serpente)
Melhor Iluminação: A Serpente
Prêmio Especial: Brutas Flores
Melhor Cenário: Ventos Caiçaras
Premio Júri Imprensa: Ventos Caiçaras
1º Lugar – FOLIA DO HOMEM DIABO (Pindamonhangaba)
2º Lugar – BRUTAS FLORES (Cia Móbiles de Marília)
Olhar as mulheres sob seus próprios olhos tocá-las com suas mãos, amá-las rasgando-lhes o peito e vê-las além das mães, além das amantes e além do óbvio. Brutas flores em um jardim suspenso contam histórias de outras flores em seus jardins vulgares, e mais que isso, vivem essas histórias, tocam feridas abertas firmando assim uma aliança com essas mulheres atemporais.
3º Lugar - VENTOS CAIÇARAS (Núcleo Rosa do Mar – Teatro do Pé – Santos)
Em “Ventos Caiçaras”, Felício é um morador de uma isolada comunidade caiçara do litoral sul de São Paulo. Violeiro de fandango é pescador e exímio preparador de cataia, cachaça artesanal da região. Apesar de amar sua gente, decide tentar outras sortes em uma cidade grande. Ao despedir-se de seus amigos ele solicita ao compadre João Dias que distribua garrafas de cataia entre pessoas queridas. O espetáculo acompanha o destino de cada cataia, mostrando histórias de cada um dos que as receberam, além de contar a jornada de Felício, expondo um raro manancial cultural de pasquins, lobisomens, pesca, religiosidade, jeito simples e espontâneo, resultando numa intensa experiência dos ventos caiçaras.
O IV FESEST manteve o Teatro lotado em praticamente todas as apresentações, chegando a ter como no caso da peça O BEM AMADO duas sessões.
Juca Novaes, Antonio Marcos de Campos, Prefeito Rogelio Barcheti estiveram presentes no encerramento do Festival.
O Prefeito informou ao Secretário de Cultura de Avaré Gilson Camara que irá até o final deste ano iniciar a reforma do Teatro Municipal.
Nota da Assessoria de Comunicação da Cultura de Avaré:
Jornalista Guma Castellucci (Fone 14 97746933)
ÓPERA CARMEN
No encerramento antes da entrega dos prêmios a “Opera Carmen” que faz parte do Circuito Cultural Paulista.
Carmen é um clássico. A ópera foi criada por Georges Bizet com base em um conto de Prosper Merimée. A história se passa em torno da cigana Carmen que conquista Dom José, namorado de Micaela, obrigando-o a deixar os Dragões Reais, em que era tenente, e juntar-se aos contrabandistas. Como o tenente Dom José fica em dúvida entre a Guarda Real e a vida de aventuras com a cigana, esta o troca por Escamillo, o mais famoso toureador de Espanha.Carmen é um espetáculo da série Ópera Contada e Cantada e a história é narrada por Micaela, por Dom José, pela própria Carmen e por Lillas Pastia, cigano como Carmen e proprietário da taverna onde se reúnem os contrabandistas. Tudo acontece em Sevilha e, na nossa narrativa, na taverna atual, seis gerações depois, uma vez que tudo se passou em 1820.
Todas as fotos de todos os espetáculos do FESEST 2010 estão disponíveis no site:
http://mais.uol.com.br/avare (clica no link FOTOS)
Postagem Anterior Próxima Postagem