OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

JORNAL DA CIDADE


REGIÃO

PIRAJU
PIRAJU RECEBE EXPO “JURUMIRIM 50 ANOS”
Após percorrer a região, mostra sobre a hidrelétrica volta em definitivo para o município
A exposição comemorativa aos 50 anos da Usina Hidrelétrica Jurumirim retorna a Piraju, neste dia 14, e passa a fazer parte do acervo municipal de cultura. “Jurumirim 50 anos” – uma realização da Duke Energy em parceria com a Fundação Energia e Saneamento – estará em cartaz no Museu Histórico e Pedagógico "Constantino Leman" até o mês de julho, e depois irá circular por escolas, bancos e outras instituições de atendimento ao público, de modo a facilitar o acesso por toda a comunidade.
A mostra foi inaugurada no município em outubro, como parte das comemorações por meio século de operação da usina, e depois de percorrer Cerqueira Cesar, Arandu, Avaré, Itatinga, Paranapanema, Angatuba, Taquarituba e Tejupá, retorna em definitivo para Piraju. São 20 painéis com fotos antigas e atuais acompanhadas de textos explicativos, cobrindo um período que vai da construção à atualidade, e enfocando aspectos variados, desde as obras civis, até a biodiversidade da região do Paranapanema.
O diretor de Cultura de Piraju, Luiz Antonio Alves de Almeida (Nico), comenta que a cidade está se tornando um polo regional de cultura, e que a exposição será um grande atrativo para moradores e visitantes das cidades vizinhas. “Em geral, o que recebemos é de caráter itinerante, sendo essa exposição a primeira a pertencer ao município, o que é muito positivo. Vamos aproveitá-la nos calendários dos departamentos de Cultura e Turismo, para mostrar à comunidade, especialmente aos jovens, a importância da usina para nossa cidade e região”, pontua.
 “Desde o período de sua construção, Jurumirim se tornou um marco histórico para a cidade, tanto na parte social, como na econômica. Sua implantação está associada à evolução de Piraju, pois muitas famílias vieram por conta da obra que mudou o rumo da economia, até então marcada pelo café”, detalha Almeida. “Agora todos poderão conhecer um pouco mais sobre a hidrelétrica e seus reflexos na região, e esse resgate é muito bom para a cidade”, conclui.
Serviço – A exposição “Jurumirim 50 anos” está aberta à visitação de 2ª a 6ª-feira, das 9h às 17h, no Museu Histórico e Pedagógico "Constantino Leman", que fica na Praça Benedito Silveira Camargo, 165, Piraju. A entrada é gratuita e não é preciso agendar horário para grupos. Informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3351-3622.

Postagem Anterior Próxima Postagem