VIGILÂNCIA SANITÁRIA REALIZA SALA DE SITUAÇÃO


Atendendo ao decreto 4473/16, que estabelece a “Sala de Coordenação e Controle” das Arboviroses, a Vigilância Sanitária Municipal realizou no último dia 12/12 a última reunião do ano de 2018. Conhecida como “Sala de Situação”, tem como objetivo a coleta de dados, troca de informação e definição de estratégias para direcionar as ações no combate a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. São definidas as responsabilidades de cada Secretaria e cada setor, bem como ações diretas e indiretas para evitar a transmissão das doenças e aumento da infestação do mosquito, além das secretarias que, por força do decreto, devem ter representantes fixos nas reuniões, é livre a participação de outros órgãos, entidades e população em geral.
Na última reunião foram apresentados os dados referentes ao trabalho da equipe de Controle de Vetores da VISA e as ações realizadas pela Secretaria da Educação com os alunos da rede municipal de ensino.
Foram realizadas um total de 57.380 visitas de janeiro a novembro pela equipe da VISA, no mês de outubro foi realizado o último levantamento de infestação (LIRAa), seguindo a norma do Ministério da Saúde, o índice deve ficar abaixo de 1.0, em Avaré o índice ficou em 1.7, portanto 0.7 acima do esperado pelo ministério. Fica portanto o alerta para que a população reforce as ações de controle do mosquito não deixando água parada, verificando diariamente seu imóvel, para que não haja aumento neste índice.
Postar um comentário

INSTAGRAM

INSTAGRAM
Copyright © REDE GUMA. Designed