OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

PREFEITURA DE AVARÉ DIVULGA PRINCIPAIS AÇÕES DE 2019



CULTURA



  • AVARÉ FECHA O ANO DE 2019 COM MUITA ATIVIDADE CULTURAL


Mais uma vez a Secretaria de Cultura de Avaré se notabilizou pelo grande numero de atividades realizadas dentro do ano de 2019.
Seguindo o que já havia ocorrido em 2018, o departamento que tem o comando de Diego Beraldo tem conseguido manter a proposta de trabalho assumida pelo administrador levando cultura e entretenimento de forma diversificada agradando todos os públicos e privilegiando os artistas com o fomento de seu segmento.
- Desde o inicio do ano foi mantido um ciclo de exposições, de telas, fotografias, esculturas e acervos de coleção (os mais diversos) em espaços como o hall de entrada do Centro Cultural Esther Pires Novaes, Poupatempo, Saguão do Paço Municipal, Casa do Cidadão, Museus – Histórico e do Automóvel.
- Incentivo a artistas, músicos etc, permitindo a participação em programas de TV (transporte), Radio etc.
- Manutenção de projetos como o tradicional “Viva o Largo São João”, Cultura no Horto, entre outros que permitem a participação remunerada de artistas de Avaré.
- Incremento do “Arraia do Nho Musa” que teve o espaço remodelado, mais amplo e funcional.
- Apoio as atividades do Museu do Automóvel, mantido em parceria com a Aavant – Associação Avaré de Antigomobilismo, com a designação de um funcionário para acompanhar e assessorar as atividades do espaço, cessão de material para realização dos eventos, como Encontro de Carros Antigos, Encontro de Fuscas e Derivados, e a abertura do Museu de forma agendada e em data fixa (todos os sábados)
- Projeto Cultura Aqui, que leva musica todos os meses aos pacientes e funcionários da Santa Casa De Avaré.
- Projeto “Centro Literário Anita Ferreira De Maria”, encontro mensal de literatos, poetas, escritores etc.
- Projeto “Embarque nessa viagem” – Livro na Rodoviária, editado mensalmente, onde se permite a leitura de livros e doação dos mesmos aos usuários e visitantes na Rodoviária Municipal.
- Projeto “Encina” – Encontro Cinematográfico de Avaré, que contou com 80 inscrições de varias partes do Brasil.
- Projeto Feira do Livro, parceria que permitiu pelo segundo ano consecutivo a aquisição de livros por um valor mínimo.
- Projeto 1º de Maio com Arte – um dos mais referenciais entre projetos culturais, com grande participação popular.
- Projeto “Semana do Folclore” ampliado para “Quinzena do Folclore” dado grande sucesso de 2018.
- Circuito SESC – Mais um ano realizado em Avaré
- Ponto Mis – mais um ano Avaré recebeu seis oficinas de vídeo e foto e mais de 20 títulos de filmes para exibição gratuita.
- Projeto Cinema no Divã – mantido em parceria com voluntários se consolida ano a ano com uma referencia regional.
- Concurso Rainha da Emapa – sucesso ainda maior de publico e retorno de doações para Fundo Social e instituições.
- Participação em inúmeros projetos das Secretarias, Esportes, do Deficiente, Educação, Turismo entre outras.
- Apoio na realização do Desfile Cívico, Encontro de Bandas e Fanfarras, etc.
- Participação efetiva no Agita Cidade, projeto de integração regional.
- Apoio a realização da Festa das Mães com estrutura e contratação de grupos de grande projeção nacional, este ano com Katinguelê.
- Apoio a grupos os mais diversos, como Capoeira, Slackline, Dança de Rua, Dança Gaucha, Galera do Passinho e outros
- Projeto “Sarau Caipira” realizado em parceria com Clube da Viola
- Apoio a concursos de beleza “Miss Plus Size, Musa do Verão.
- O Carnaval no Largo São João levando os antigos sucessos carnavalescos com a Banda Latitude, foi mais um grande projeto do ano 2019.
- O emocionante Encontro de Corais, na Igreja São Benedito, foi realizado pelo segundo ano, assim
- a não menos emocionante Descida do Papai Noel da Torre da Matriz em parceria com Corpo de Bombeiros
- Foram também realizados investimentos em Reformas dos prédios do Caic, a
construção de rampa de acessibilidade, pintura, o Parque infantil que hoje leva muita diversão às crianças em todos os dias.
- Outro ponto que merece destaque; o Corpo coreográfico da Banda Marcial (que foi um conquista de 2018) com a contratação de mais um profissional nas Oficinas Culturais, que por sinal se mantiveram com seus inúmeros cursos de musica, dança, teatro, com grande numero de alunos e a continuidade do Projeto Guri, que teve aval de garantia pelo prefeito Jo Silvestre caso sofresse interrupção pelo Governo do Estado (que voltou atras na decisão)
- Diversas atividades, como Chá do Artista, cursos de artesanato e desenho,  e a decoração feita de Garrafas Pet's, para o Natal, pela equipe da Casa de Artes e Artesanato, foram outros projetos que mereceram relevância em 2019.
- Fampop –voltou a ser realizada na Concha Acústica, permitindo a maior participação popular com a contratação de músicos avareenses (valorizando o artista local) e um nome de grande projeção como patrono (2019 – Demônios da Garoa) identificados com o gênero MPB
- EMAPA/Fest Country – a grade artística de grandes nomes levou um universo de mais de 40 mil pessoas ao parque de exposições devolvendo a notoriedade a Festa Popular.
Para 2020 muito mais esta sendo previsto pelo Secretario que segue as diretrizes do plano de trabalho Jô Silvestre, permitindo que Avaré se qualifique como Estância Turística, além das belezas naturais como um centro de eventos e cultura.


OBRAS
  • Prefeitura amplia investimento em infraestrutura em 2019
Operação tapa-buraco, limpeza urbana e substituição de iluminação também marcaram ano
Durante 2019, a Prefeitura da Estância Turística de Avaré ampliou o investimento em infraestrutura. Os resultados podem ser vistos em vários setores da cidade.
O ano teve início com a intensificação das obras para conter erosões no Jardim Europa e a nova etapa da construção e reparo de muros de arrimo no Bairro Camargo.
Também foram destaque no primeiro semestre a revitalização do Paço Municipal e a pavimentação na Rua Albânia, também no Jardim Europa. A via liga a Avenida “Professor Celso Ferreira” às avenidas “Benedito Carlos D’Agostini” e Espanha, importantes artérias da cidade.
Foram inauguradas a cobertura metálica da Quadra Poliesportiva da Vila Esperança e o anel viário na Avenida “Tininho Negrão”. A via também recebeu calçamento e iluminação.
Os novos sanitários na Praça “Monsenhor Celso Ferreira”, no Centro Avareense de Integração Cultural (CAIC), e os novos quiosques da Praça “Prefeito Romeu Bretas” (Concha Acústica) também foram inaugurados durante o ano passado, bem como os novos sanitários do espaço.
Paralelamente, foram intensificadas a manutenção de estradas rurais, a operação tapa-buraco e a limpeza urbana. Estas duas últimas foram levadas para vários bairros pela Secretaria de Serviços.
A iluminação pública também foi beneficiada. Além da manutenção de rotina, a pasta deu início à substituição de lâmpadas antigas por luminárias de LED, procedimento que será realizado por etapas.
Viabilizado com recursos federais, o “Túnel Milton Monti” - transposição da linha férrea na extremidade da Rua Alagoas que liga o centro à zona sul da cidade - foi inaugurado em julho, bem como a pavimentação da Avenida Santa Bárbara, principal acesso ao Residencial “Terras de São José”.
O mês de agosto foi marcado pela conclusão da pavimentação na Rua “Abrahim Dabus”, no Bairro Ipiranga. A benfeitoria facilitou o acesso à UBS “Antônio Luiz Soares de Noronha”, unidade de saúde localizada numa das extremidades da via.
A Prefeitura também deu início às obras para o asfaltamento de ruas do Jardim Califórnia, outra reivindicação antiga dos moradores.
O empreendimento orçado em R$ 1.605.103,21 milhão é um convênio entre município e o Ministério do Desenvolvimento Regional. A obra está sendo implementada por etapas.
Entre outras melhorias, o município concluiu ainda a modificação na rotatória que dá acesso aos bairros Green Village e Porto Seguro. Foi implantado um dispositivo de retorno que facilitou o tráfego na região.
Ainda se tratando de estrutura viária, uma nova passagem na extremidade da Avenida “Donguinha Mercadante” garantiu o acesso rápido do condutor à SP-255.

EDUCAÇÃO
  • Eventos pedagógicos e nova creche marcam ano
Renovação de bibliotecas e implantação da Casa da Leitura também foram destaque em 2019
O ano da Secretaria Municipal de Educação foi marcado por eventos que atraíram grande público. O primeiro deles foi o 1º Fórum Regional de Educação Inclusiva, que reuniu mais de mil pessoas em maio. A edição recebeu representantes de 18 municípios, distribuídos entre 4 estados.
Em junho, foi a vez da 7ª Passeada pelo Meio Ambiente agrupar cerca de 800 alunos. Além disso, cerca de 1500 pessoas estiveram na 2ª Mostra de Educação Infantil realizada em novembro no Largo São João.
A pasta também destaca como conquista a conclusão do projeto do currículo municipal, conforme determina a Base Nacional Comum Curricular, a aquisição de material didático para a educação ambiental e para a Prova Brasil, o investimento na renovação de bibliotecas de creches e escolas e a implantação da Casa da Leitura no Horto Florestal, espaço preparado para receber visitas diárias de alunos da rede municipal.
A Educação destaca ainda a disponibilização de uniforme e kits escolares a alunos da rede municipal, a instalação de câmeras em parte das escolas e creches e aquisição de brinquedos para creches e educação infantil, entre diversas outras realizações.
Entres as obras estão a inauguração do Centro de Educação Infantil "Prof. Nadine Chibani Marques”, no São Rogério, com capacidade para 150 crianças, o início da reforma da EMEB “Salim Antônio Curiati” e a conclusão da revitalização da EMEB “Maneco Dionísio”, entre outras melhorias implementadas em unidades municipais, incluindo acessibilidade.

SAÚDE
  • Em 2019, Avaré ganhou novo Pronto Socorro Municipal
Renovação da frota, reforma de unidades e contratação de especialistas também marcaram ano que terminou
Inaugurado em julho, o novo Pronto Socorro Municipal desponta como uma das principais realizações da Secretaria Municipal da Saúde em 2019.
Com ambientes amplos e climatizados, a unidade oferece consultas, atendimento de urgência e emergência e especialidade médica quando necessário, além de contar com aparelho de ultrassom, raio-X e eletrocardiograma.
A novidade é o aparelho móvel de raio-X, que facilita a realização de exames em pacientes com locomoção limitada ou em estado crítico. O equipamento é digital e o resultado é exibido na tela do computador segundos após a realização do procedimento.
A contratação de médicos especialistas e funcionários para a rede básica, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e para o próprio Pronto Socorro também foi ressaltada pela pasta.
Outro destaque foi a realização do I Curso de Diretrizes em Saúde da Mulher. Voltado para médicos e enfermeiros, a capacitação foi ministrada por integrantes do Hospital Pérola Byington, referência nacional no atendimento feminino.
A renovação da frota da Saúde, a reforma do Centro de Saúde I, conhecido como Postão da Rua Acre, e da UBS Bairro Alto, bem como o início da revitalização da unidade situada no Jardim Brasil, também foram destaque durante o ano, além de dezenas de outras realizações.

ESPORTES
  • Competições em várias modalidades marcam ano em Avaré
Secretaria destaca ainda a participação avareense em competições e melhoria em praças esportivas
Copas e campeonatos em várias modalidades realizados em solo avareense marcaram o ano esportivo da Estância Turística de Avaré.
A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) destaca as etapas da Federação Paulista de Maratonas Aquáticas e do Campeonato Paulista de Judô, a Copa Avaré de Karatê promovida em parceria com a Federação Paulista de Karatê e as semifinais da Copa de Basquete, esta parceria com a Federação Paulista de Basquete.
A pasta também ressalta a realização da etapa do Circuito Cidades Paulistas de Corrida e Caminhada. Parceria com o Governo do Estado, a edição contou com a participação de mais de 2 mil pessoas.
Para a SEME, a programação marcou a retomada da realização de grandes competições em Avaré. Destaque ainda para a Copa Bugrinho de Futsal de Base, Copa Escolar de Futsal Sub-18 e Copa Handebol Avaré.
O setor aponta ainda como conquista a atuação avareense nos mais variados torneios e campeonatos, incluindo a participação inédita na Copa Sul-americana de Basquete Masculino e na Copa Paulista de Futsal. Avareenses também obtiveram bons resultados na modalidade paralímpica.
Além da ampliação de escolinhas mantidas pelo município, a SEME destaca as melhorias estruturais implementadas em praças esportivas durante 2019, entre elas a pintura do Campo, Pista Municipal e Pista Municipal de Skate, a revitalização do Centro Social Urbano e da Piscina Municipal.

FROTA MUNICIPAL
  • Ampliação da frota beneficia manutenção de vias públicas
Corpo de Bombeiros e Saúde também receberam novos veículos em 2019.
A Prefeitura da Estância Turística de Avaré investiu na ampliação da Frota Municipal durante 2019, beneficiando vários setores.
Entres as aquisições está um caminhão que é utilizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento para o resgate de animais abandonados em vias públicas.
O Corpo de Bombeiros também foi beneficiado com uma unidade para o resgate de vítimas que exigem atendimento emergencial na fase pré-hospitalar. Além disso, vários veículos foram adquiridos para a Secretaria Municipal de Saúde.
Já um caminhão com caçamba basculante passou a auxiliar a Secretaria de Serviços na manutenção de vias públicas, bem como dois caminhões de grande porte que foram adquiridos no período.
Uma caminhonete que integra a frota da pasta, por sua vez, recebeu uma carroceria de alumínio que contém acessórios como escada e caixa de ferramentas. O conjunto é aplicado em demandas relacionadas à iluminação pública.
Postagem Anterior Próxima Postagem