OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

TV AVARE - | MIS Debate - Agenda Cultural Hábitos culturais e a mulher na década de 30 e na guerra civil


O movimento paulista de 1932 – a autoproclamada Revolução Constitucionalista – marcou o cenário social e político do Brasil dos anos 30 e teve desdobramentos em diversas áreas da cultura e da sociedade. E esse é o tema da primeira edição do MIS Debate, projeto do Museu que irá revisitar e discutir diferentes momentos históricos a partir de itens do nosso acervo e de temas como cinema, música e fotografia.
Nesse primeiro debate, a exposição virtual do MIS “A mulher na revolução de 1932”, desenvolvida a partir do acervo do próprio museu é o ponto de partida para uma reflexão sobre os avanços e retrocessos da presença feminina em circunstâncias militares e políticas. 
O debate sublinha a importância da coleção do museu, os múltiplos suportes disponíveis e as narrativas possíveis a partir de seus itens. Além disso, destaca-se também a revisão sobre o comportamento público e íntimo da sociedade brasileira no período pré-década de 1930, enfocando na primeira parte os hábitos culturais e sociais do período – a partir de um panorama de oferta e consumo de elementos artísticos – e sua reverberação nas décadas seguintes.

PARTICIPANTES – Mary del Priore (historiadora, escritora, autora de livros como "História das mulheres no Brasil" e "Histórias da gente brasileira", em 4 volumes) – Fabiana Ribeiro (documentalista do CEMIS - Centro de Memória e Informação do Museu da Imagem e do Som, responsável pela pesquisa acervística da exposição “A mulher na revolução de 1932”) – Mediação: Patricia Lira (supervisora do CEMIS – Centro de Memória e Informação do Museu da Imagem e do Som) 

SOBRE O MIS EM CASA

A campanha #misemcasa traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 - que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham o seu funcionamento suspenso. Saiba mais em: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/

O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação 2020, que também apoiam a iniciativa digital #misemcasa: Youse (patrocínio máster), DENSO Brasil (patrocínio), Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), e TozziniFreire Advogados (apoio institucional). #misdebate





Museu da Imagem e do Som de São Paulo
Postagem Anterior Próxima Postagem