Governo oferece curso on-line gratuito sobre atenção a crianças de até seis anos

  •  O Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), lançou o curso on-line gratuito “Programa Criança Feliz – Conhecendo a Família e a Comunidade”. Disponível na plataforma do Portal da Cidadania, o conteúdo tem o objetivo de divulgar informações sobre o tema, possibilitando a atuação qualificada dos profissionais que trabalham na área. 

curso não conta com professores ou tutores. Portanto, o próprio participante deve decidir a melhor forma de se organizar com as atividades

Aqueles que forem aprovados na avaliação final receberão um certificado de conclusãoA carga horária total é de 20 horas, divididas em três módulos.  

Conteúdo do curso 

Abaixo, confira o conteúdo programático: 

Módulo 1 – Fundamentos do Programa Criança Feliz (PCF) 

Aula 1 – Bases legais do PCF

Aula 2 – Pilares e Componentes do PCF

Aula 3 – Modelo de Governança e Responsabilidade dos Entes / Comitê Gestor

Aula 4 – Intra e Intersetorialidade e o trabalho em rede 

Módulo 2 – Planejamento e Execução do PCF 

Aula 5 – Diagnóstico Territorial e Planejamento

Aula 6 – A Acolhida das Famílias e o Uso dos Instrumentais do PCF

Aula 7 – A Visita Domiciliar

Módulo 3 – Supervisores, Visitadores e o Prontuário do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) 

Aula 8 – O Papel do Supervisor e do Visitador

Aula 9 – O Prontuário Eletrônico do SUAS

Como participar? 

O curso é voltado para pessoas que trabalham no Programa Criança Feliz ou em outras áreas da assistência social, mas pode ser feito por todos os interessados no tema. Para se inscrever, basta acessar o Portal EaD do Ministério da Cidadania e procurar o ícone “Novo Usuário”, no canto superior esquerdo. Então, será necessário informar nome completo, e-mail, CPF, estado e município de atuação e senha.  

Depois, será preciso fazer login, clicar em “Vida Acadêmica”, na parte superior da página, e em “Atualizar cadastro”, fornecendo alguns dados sobre escolaridade e profissão. Em seguida, confirme a inscrição e selecione o curso.  Atenção: as inscrições podem ser feitas apenas até o dia 20/12; além disso, todas as atividades devem ser finalizadas até 31/12. 

primeira infância e o Programa Criança Feliz 

  • É na primeira infância, período do nascimento até os seis anos, que ocorrem as interações iniciais com o ambiente no qual se vive e são aprendidas habilidades fundamentais para a vida adulta.  

Nesse sentido, o Programa Criança Feliz tem o objetivo de fazer com que os pequenos e suas famílias, principalmente se forem beneficiários do Bolsa Famíliado Benefício de Prestação Continuada ou estiverem cumprindo medidas protetivas, tenham acesso aos meios necessários para se desenvolverem adequadamente durante essa faseCompreender a importância do amparo ao longo da primeira infância é indispensável para atuar na área. 

Escrita: Paula Pinheiro; Revisão: Julia Tabach; Arte: Jhonatan Silva