OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Em Taquarituba: laudo aponta bactérias em merenda que causou intoxicação em alunos de 7 escolas

JORNAL DO GUMA
Da TV TEM/SUDOESTE  PAULISTA





15 estudantes foram levados à Santa Casa depois de comerem arroz, feijão e carne de porco na escola. Prefeitura encerrou contrato com a empresa fornecedora de merenda escolar.


A Vigilância Sanitária do município de Taquarituba, divulgou o resultado do laudo do Instituto Adolfo Lutz sobre a merenda que causou a intoxicação de alunos de sete escolas da cidade.

Segundo o município, foi identificada a presença de duas bactérias nas amostras de alimentos enviadas.

A Vigilância Sanitária informou, nesta segunda-feira (14), que os laudos emitidos pelo laboratório “apontam pela ocorrência das bactérias Staphylococcus aureus e Bacillus Cereus”.

Segundo a prefeitura, na quantidade encontrada nas amostras analisadas, essas bactérias causam intoxicação alimentar, com sintomas de vômito e diarreia, como diagnosticados nas crianças no mês passado.

Uma das bactérias é mais comum de ser encontrada em cereais e grãos e pode causar mal-estar. Já a outra encontrada na análise é mais comum de ser identificada em derivados de carne e leite e causa desde vermelhidão na pele até febre e dores no corpo.

No dia 18 de maio, quinze estudantes entre 5 e 15 anos foram atendidos na Santa Casa de Taquarituba depois de comerem a merenda escolar que tinha arroz, feijão e carne de porco. De acordo com a prefeitura, os alunos foram medicados e liberados no mesmo dia.

A Vigilância Sanitária fez uma vistoria na empresa fornecedora e coletou amostras das merendas, que foram enviadas para análise no Instituto Adolfo Lutz.

A prefeitura também decidiu não renovar o contrato com a empresa terceirizada devido a questão econômica e contratual. Desde então, uma outra empresa fornece merenda às escolas de forma emergencial.

  • Escolas que registraram intoxicação de alunos:

Emei Jacyra Lopes Rodrigues.

EMEI Parque São Roque.

Escola Municipal Célia de Castilhos Ferreira.

Escola Estadual José Penna.

Escola Municipal Professora Julieta Trindade Evangelista.

Escola Municipal Maria Esther Di Paschoal.

Consuello Monteiro Gonçalves.

Postagem Anterior Próxima Postagem