OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

DIA DO AMIGO

JORNAL DO GUMA

*Sobre a amizade*




Aos amigos, não lhes interessa o que podem obter uns dos outros, mas apenas a forma como passam tempo juntos; e a condição para o passar bem é uma fácil aceitação do existente e a ausência de todo o desejo de mudança ou melhoramento.

Um amigo não é uma pessoa que se comporte de determinada maneira, alguém que satisfaça certas necessidades, que tenha certas habilidades úteis, que possua certas qualidades agradáveis ou detenha certas opiniões aceitáveis; ele é alguém que ativa a imaginação, que excita a contemplação, que provoca interesse, simpatia, contentamento e lealdade, simplesmente devido à relação estabelecida. Um amigo não pode substituir outro; há uma grande diferença entre a morte de um amigo e o momento em que se reforma o alfaiate de alguém.

A relação entre amigos é sentimental, não utilitária; o vínculo é de familiaridade, não de utilidade; a atitude implícita é conservadora, não “progressista”.

E o que é fundamentalmente verdade na amizade não é menos verdade em outras experiências – o patriotismo, por exemplo, ou a simples conversa -, cada uma das quais exige uma atitude conservadora como uma precondição para o seu gozo.


DIA DO AMIGO

Postagem Anterior Próxima Postagem