OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

NOTAS DO TURISMO PAULISTA "UMA PREFEITA DE 11 ANOS"

 JORNAL DO GUMA

Da AMITUR


UMA PREFEITA DE 11 ANOS

Giovana Massini, Prefeita Mirim.Giovana Massini, 11 anos, é a Prefeita Mirim da Cidade da Criança desde 2019 e ganha agora um novo Gabinete.
A Cidade da Criança fica no Parque com o mesmo nome, no município de São Bernardo do Campo.
A Cidade da Criança foi concebida aproveitando os cenários da novela 'Redenção", a primeira telenovela brasileira exibida pela extinta Tv Excelsior na década de 1960.
Implantação do Gabinete da Prefeita Mirim ocupará o espaço onde foi o gabinete do prefeito daquela novela.
Desde o ano de 1966, cerca de 20 crianças já ocuparam esse posto de prefeito mirim.

Na foto: Giovana Massini, Prefeita Mirim.

A CIDADE DA CRIANÇA

Submarino da Cidade da Criança.A Cidade da Criança, em São Bernardo do Campo, é considerada como o primeiro parque Temático do Brasil.
Ainda em agosto, será inaugurada a reforma de parte da edificação tombada pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural – Compahc/SBC, por se tratar dos cenários utilizados para a gravação da nossa primeira telenovela, a "Redenção".
Atualmente, a Cidade da Criança opera com mais de 35 atrações, inclusive algumas que marcaram época como o Teleférico, o Submarino e o Avião DC-3, e localiza-se logo atrás do prédio da antiga Cia. Cinematográfica Vera Cruz.
Em agosto, ela estará aberta, funcionando de 5ª a domingo, das 9h às 17h. Antes de ir, entre no site para saber tudo a respeito.

Na foto: Submarino da Cidade da Criança.

POSTO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

Gabinete da Prefeita Mirim e o novo PIT que serão inaugurados.Além do desejável PIT, São Bernardo do Campo fez e está revitalizando e requalificando todo um Centro de Informações, em espaço que abrigará, também, a Sede do Conselho Municipal de Turismo; a sede do São Bernardo Convention & Visitors Bureau; um Centro de Acolhimento ao Turista; e o próprio Departamento de Turismo e Eventos daquela prefeitura;
Não foi esquecido um espaço para qualificação técnica e auditório anexo (o Teatro Amazonas da Cidade da Criança). Tudo isso em área tombada. A inauguração será às 11h do dia 21 de agosto.
O Departamento de Turismo da prefeitura de São Bernardo do Campo, com todos os méritos, está de parabéns,

Na foto: Gabinete da Prefeita Mirim e o novo PIT que serão inaugurados.

ECOTURISMO EM SÃO BERNARDO

Caminhos do Parque Ecológico Imigrantes.Já que falamos de São Bernardo do Campo é bom registrar a existência do Parque Ecológico Imigrantes, idealizado e mantido pela Fundação Kunito Miyasaka, no Km 34 da Imigrantes, sentido litoral.
O parque tem como principal objetivo preservar e educar por meio do conceito de desenvolvimento sustentável e da filosofia japonesa do Mottainai.
Localizado no "Coração da Mata Atlântica", com área de 484 mil m² de mata preservada, foi projetado e construído respeitando os princípios socioambientais, nos quais a inclusão social está intimamente relacionada à conservação do meio ambiente, além de ser plenamente acessível.
Agendar visitas: www.parqueecologicoimigrantes.org.br

Na foto: Caminhos do Parque Ecológico Imigrantes.

SALÃO SÃO PAULO DE TURISMO VEM AÍ

A diferença é que estaremos todos com máscaras.Com a flexibilização anunciada, e em parte já aplicada, espera-se poder realizar ainda no corrente ano mais uma edição do Salão São Paulo de Turismo, e que será a 19ª edição, sempre com sucesso.
As Rotas Turísticas serão as primeiras a serem convidadas.
O momento é o melhor possível, antes das férias de verão e, como novidade, será retransmitida para todo o Brasil.
Imagine só a repercussão nacional que terão os nossos expositores.

Na foto: A diferença é que estaremos todos com máscaras.

OBSERVAÇÃO DE AVES

Paço Municipal de Sorocaba. Foto Zaqueu Proença,O setor de turismo da prefeitura de Sorocaba desenvolveu um roteiro de observação de aves da cidade, que será lançado no corrente mês em conjunto com um clube que a este assunto se dedica chamado Coaves (Clube de Observadores de Aves).
Já havia sido lançado um guia completo com todas as aves que podem ser encontradas em Sorocaba, como também já houve a instalação de placas informativas nos principais parques de Sorocaba, com indicação das aves que podem ser observadas, além da produção de folhetos instrutivos.
O citado Clube promove encontros e eventos relacionados ao tema, reunindo-se mensalmente, seja para palestras, seja para observação em campo.

Na foto de Zaqueu Proença: Paço Municipal de Sorocaba.

CIDADE PRIVILEGIADA

Jardim Botânico de Sorocaba. Foto Zaqueu ProençaSorocaba é uma cidade privilegiada no número de parques e áreas verdes disponíveis para a observação de aves.
Não apenas por possuir uma grande quantidade de locais adequados, como também por sua grande variedade de ambientes naturais, onde é possível encontrar vegetação de mata fechada, ambiente aquático e áreas de campo aberto.
Cada parque possui uma característica própria em termos de vegetação, e por essa razão, afeta-se a avifauna que pode ser observada no local.
Visite Sorocaba em sua primeira oportunidade.

Na foto de Zaqueu Proença: Jardim Botânico de Sorocaba

CONSELHO DE SOROCABA

Por aqui chegamos à Sorocaba. Foto PrefeituraEntre os bons Conselhos de Turismo que temos no Estado de São Paulo, com Lei correta, reuniões produtivas, e total transparência, precisamos destacar o Conselho de Turismo de Sorocaba.
Até é o caso de se recomendar para você entrar no site daquela prefeitura e clicar nos Conselhos da cidade e, em seguida, clicar no Conselho Municipal de Turismo.
Você vai ver todas as Atas e as pautas, não só as últimas como também as de anos anteriores, já com espaço para outras informações a respeito do turismo de Sorocaba que estarão ali aparecendo.

Na foto da prefeitura: Por aqui chegamos à Sorocaba.

ITARARÉ TURÍSTICA

Posto de Informações Turísticas de itararé (SP). Além das formosas e belas cidades Estâncias Turísticas que temos no Estado de São Paulo, temos também inúmeras cidades para os seus passeios e fins de semana, e que são denominadas com o título de "Municípios de Interesse Turístico", uma velha bandeira da AMITur.
São cidades com enorme potencial em cultura, em turismo e em meio ambiente, geralmente com vasta beleza panorâmica.
Itararé é uma das cidades que mereceu tal título.
Os 300 km de boa estrada desde a capital, nos oferece tudo de bom, no mesmo tempo que levamos para atravessar a nossa capital em dias de congestionamento.
Visite Itararé. E se oriente na Prefeitura (15) 3531-1749.

Na foto: Posto de Informações Turísticas de Itararé (SP).

RIO VERDE

Rio Verde, em Itararé (SP). O Rio Verde é um dos rios mais conhecidos da região.
Seu nome deriva da sua coloração esverdeada devido às rochas calcárias do seu leito.
A sua nascente fica no município de Itararé em uma altitude de 1000m, em área de preservação estadual, e percorre um longo trecho por áreas protegidas e particulares de reflorestamento de pinus e eucaliptos.
Suas corredeiras leves, poços e "panelas" são perfeitos para o lazer e descanso e, por isso, recomenda-se uma visita.
A prática de boia Cross é feita durante o verão.
Itararé é oficialmente reconhecido como 'Município de Interesse Turístico' pelo Governo do Estado de São Paulo.

Na foto: Rio Verde, em Itararé (SP).

ARAÇOIABA DA SERRA

Araçoiaba da Serra.  Foto Prefeitura.Antes da pandemia, Araçoiaba da Serra organizou um bom roteiro turístico, que brevemente voltará a ser oferecido, o qual você já pode anotar em sua agenda.
Trata-se de um roteiro de Turismo Rural batizado com o nome de "Caminho das Hortas e Capelas", idealizado pelo Sindicato Rural de Araçoiaba da Serra, com apoio daquela prefeitura.
No roteiro você vai conhecer dez propriedades rurais e cada uma com o seu charme próprio.
Vai conhecer, também, a boa gastronomia de Araçoiaba da Serra desde o seu tradicional Café Colonial.

Na foto da Prefeitura: Araçoiaba da Serra.

O ROTEIRO

Apiário em Araçoiaba, delícias incluídas.  Foto Paulo Li.Durante o roteiro "Caminho das Hortas e Capelas" você pode visitar as propriedades e as atividades do seu interesse.
Também, conhecer a gastronomia e cultura tropeira, participar de eventos pontuais de aventura e lazer, percorrer trilhas ecológicas, adquirir produtos artesanais, colher hortaliças e frutos direto da horta pelo sistema colhe pague.
Ainda, vai visitar cultivos, pesque pague, observar as riquezas naturais da fauna e da flora local, capelas e igreja conhecendo a história e a cultura da comunidade,
Se preferir você pode se hospedar e passar bons momentos em meio ao sossego e sons da natureza local.

Na foto de Paulo Li: Apiário de Araçoiaba, delícias incluídas.

O ESCONDERIJO DO SOL

Morro de Araçoiaba, admirado desde os Bandeirantes. Foto Paulo Li. O Município é reconhecido por suas riquezas e belezas naturais, entre elas o Morro Araçoiaba que abriga um dos pontos turísticos mais completos de cultura, história e ecoturismo da região.
O turismo rural da cidade oferece momentos únicos em meio à simplicidade do campo.
A paisagem também pode ser descortinada a bordo de um balão, um dos atrativos de Araçoiaba da Serra.
O nome da cidade é derivado do Tupi e significa "Esconderijo do Sol".
A prefeitura mantém um competente Departamento de Estudos e Projetos de Turismo que, certamente, terá prazer em ceder quaisquer outros tipos de informações (13) 3281-1162.
Visite Araçoiaba da Serra em sua primeira oportunidade.

Na foto de Paulo Li: Morro de Araçoiaba, admirado desde os Bandeirantes.

ITANHAÉM (SP)

Itanhaém.  Foto Prefeitura. Conhecida e respeitada por sua riqueza histórica e cultural, a cidade praiana de Itanhaém é a segunda cidade mais antiga do Brasil, datada de 22 de abril de 1532.
Ao todo, a cidade detém 300km² preservados de Mata Atlântica, que integram o Parque Estadual da Serra do Mar.
Além disso é possuidora da segunda maior bacia hidrográfica do Estado de São Paulo, com 2mil km de rios.
A cidade possui ainda 26 km de praias, costões rochosos, ilhas costeiras, restinga e manguezais.

Na foto da Caiçara Expedições: Itanhaém.

DE BARCO EM ITANHAÉM

Barco usado pela Caiçara Expedições. Um interessante passeio de barco em Itanhaém é oferecido pela Caiçara Expedições, com duração de oito horas, com almoço e paradas culturais, ideal para famílias comemorarem algum fato.
O trajeto tem início na boca da barra, onde ocorre o encontro da água doce do rio com a água salgada do mar.
Depois sobem o rio Itanhaém observando a presença de diversas espécies de aves. Guia de Turismo especializado e almoço no trajeto.
Em uma praia de água doce o barco realiza uma parada de uma hora.
Há outras paradas numa igreja Matriz; Casa da Câmara; Monumento ao Padre Anchieta e outros, Lojas; etc. Informações: (13) 3466-6905.

Na foto: Barco usado pela Caiçara Expedições.


 

Textos de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 

Postagem Anterior Próxima Postagem