OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Pontos MIS: Bate-papo de Cinema I 26 de fevereiro


PROJETO: Bate-papo de Cinema Pontos MIS | “Rolê – a história dos rolezinhos”


AO VIVO
Data: 26 de fevereiro
Horário: 18h
Ingresso: gratuito
Classificação: livre

Acessibilidade: com interpretação em libras

O Bate-papo de Cinema Pontos MIS realiza, aos sábados, exibições de filmes seguidos de debates ao vivo no YouTube do Museu, buscando trazer membros da equipe dos filmes, pesquisadores da área, críticos de cinema, jornalistas e agentes cineclubistas para discutir sobre a obra e apresentar curiosidades da produção.

A segunda edição que o MIS realiza em 2022 exibe o documentário “Rolê - Histórias dos Rolezinhos” (Dir. Vladimir Seixas, Brasil, 2021, 122 min, 14 anos), onde os rolezinhos em shoppings no Brasil mobilizaram milhares de pessoas nos últimos anos. Essa forma inusitada de manifestação escancarou as barreiras impostas pela discriminação racial e exclusão social. Acompanhe neste documentário a vida e as lembranças de três personagens negras que enfrentaram situações traumáticas de racismo e participaram das ocupações em shoppings. Descubra os sonhos, a beleza, a poesia, a arte e a política de uma geração que encontrou novas maneiras de lidar com a violência vivida promovendo um intenso debate pelo país.

O filme fica disponível das 11h do dia 24.02 até o dia 26.02 por meio deste link. O bate-papo acontece ao vivo no canal do MIS no YouTube.

* com interpretação em Libras

Sinopse:

O documentário busca analisar os ecos entre diferentes contextos e práticas de resistência política e subjetiva, endereçando a abissal desigualdade social e racial que se atualiza diariamente no país.

Sobre os convidados:

Vladimir Seixas foi indicado ao Emmy Internacional de melhor documentário em 2019 com A Primeira Pedra, trabalha desde 2008 em direção e roteiro de documentários. Seus filmes investigam as transformações políticas e culturais no Brasil dos últimos anos a partir das lutas de movimentos urbanos. Ao todo dirigiu cinco curtas, dois longas, uma série e um telefilme, participou de mais de 50 festivais pelo mundo e recebeu diversas premiações. Está lançando seu 3º doc longa e desenvolvendo seu 1º longa de ficção.

Mediação:

Giuliana Monteiro é roteirista e diretora nascida em São Paulo. Formada em Multimeios pela PUC-SP, trabalhou como produtora durante oito anos antes de dirigir seus primeiros projetos. Em 2011, mudou-se para Nova York com uma bolsa de estudos para cursar o mestrado em roteiro e direção de filmes na Universidade de Nova York (NYU, Tisch School of the Arts). Dirigiu e roteirizou seis projetos de curta-metragem nos últimos três anos – os curtas “Raízes” (experimental), “Margarete 6422” (documentário), “Stay” (ficção), “Felicidade” (ficção) e “Eu não digo adeus, digo até logo” (ficção) – partindo de uma linguagem mais documental para ficção.




Postagem Anterior Próxima Postagem

INVISTA AQUI