OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Por que alguns cães comem grama e fezes? Especialistas explicam

JORNAL DO GUMA

Do Pétepop


Mesmo tendo ração em abundância na tigela, por que os cães comeriam coisas como grama? Embora você possa considerar isso apenas mais um comportamento estranho do seu cachorro, os especialistas dizem que os hábitos de mastigação de grama do seu cão podem ter raízes evolutivas complexas.



© Fornecido por Pet é Pop Por que alguns cães comem grama e fezes? Especialistas explicam (Foto: Aleksandra Saluga/Unsplash)

Veja também:

+ A verdadeira razão pela qual os cães amam tanto rolar na grama

+ Seu gato anda com uma sede fora do normal? Pode ser indício de diabetes

+ Conheça os cuidados com o seu cão em praias e piscinas durante o verão

Confira as respostas para todas as suas perguntas sobre por que os cães ingerem itens estranhos e se é seguro comer grama:

Por que os cães comem grama?

De acordo com Katy Nelson, veterinária sênior da Chewy, o consumo de grama é observado em caninos domésticos e selvagens, mas a razão para isso permanece em grande parte desconhecida. No entanto, especialistas em animais de estimação têm inúmeras teorias sobre por que seu cão pode estar comendo vegetação.

Uma teoria sugere que comer grama ajuda a aliviar problemas gastrointestinais e pode induzir vômitos se os cães estiverem com dor de estômago. “Na minha experiência pessoal, vejo cães comendo grama comumente quando não se sentem bem ou têm problemas gastrointestinais”, disse Kelly Hicks, veterinária residente em oncologia da Oregon State University, ao site Inverse. “O pensamento é que a grama ajuda potencialmente na digestão e na passagem das fezes.”

Mas nem todo especialista concorda. Katherine Pankratz, uma especialista em comportamento veterinário, disse à Inverse que os cães raramente vomitam depois de comer grama, então é improvável que os cães comam grama para aliviar uma dor de barriga.

Danielle Bernal, veterinária da Wellness Natural Pet Food, explicou que os cães podem consumir grama para adicionar fibras à sua dieta. Esta teoria tem um bom suporte científico. Um estudo de 2007 mostrou que um poodle que estava comendo grama (e vomitando neste caso, embora isso seja menos comum) parou depois que mudou para uma dieta comercial rica em fibras.

“Embora existam algumas evidências de que os cães podem digerir carboidratos, é mais provável que o suplemento de fibra dietética tenha sido o benefício e não a grama em si”, acrescentou Katherine.

Algumas pesquisas sugerem que comer grama é um comportamento evolutivo descendente dos ancestrais dos cães: os lobos. “Acredita-se que comer grama é um comportamento inato, presente nos ancestrais distantes dos cães domésticos”, disse Jamie Freyer, veterinário da Veterinarians.org, à Inverse.

Seu canino também pode simplesmente estar entediado ou faminto. De acordo com um estudo de 2007, os pesquisadores encontraram uma correlação entre cães comendo grama e a hora do dia. Os cães eram mais propensos a comer grama antes de uma refeição quando a fome era maior, em comparação com depois de uma refeição.

Também é possível que a resposta seja mais simples do que pensamos. “Não há uma razão específica para que seu filhote goste de um lanche ocasional de grama. Eles gostam do sabor, da textura e da sensação de comer grama”, disse Danielle.

Que outras substâncias estranhas os cães comem? 

Para desgosto de seus donos, os cães também são tentados a comer praticamente qualquer coisa sob o sol, incluindo itens não comestíveis. “Como os cães são necrófagos, eles farejarão restos de comida sempre que estiverem disponíveis em busca de uma recompensa saborosa”, explicou Danielle.

Alguns itens não alimentares comuns que os cães comem incluem fezes (próprias ou de outro animal), casca de árvore, papel higiênico, sujeira e pedras. Se isso soa como o comportamento do seu cão, não entre em pânico. Na maioria das vezes é um comportamento bastante normal. O consumo de itens aparentemente estranhos nem sempre é um sinal de treinamento inadequado para animais de estimação, dizem os especialistas.

No entanto, se o seu cachorro está comendo itens não alimentares com mais frequência, talvez seja hora de trazê-los para um check-up. “Vários problemas médicos podem contribuir para esse comportamento da pica, como deficiências nutricionais, doenças inflamatórias intestinais e parasitas”, explicou Katy.

Também pode haver problemas de saúde mental que explicariam esse comportamento. “Outros comportamentos, como busca de atenção, ansiedade de separação e tédio, podem levar os animais a comerem ou mastigarem coisas que normalmente não teriam”, acrescentou a especialista.

Seja qual for o motivo, se o seu cão tem o hábito de comer objetos estranhos, você deve mantê-los sob supervisão direta sempre que possível para evitar problemas médicos.

O post Por que alguns cães comem grama e fezes? Especialistas explicam apareceu primeiro em Pet é pop.

Postagem Anterior Próxima Postagem