OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Segurança do trabalho: garantir o bem-estar dos funcionários é investir nos negócios

  •  Docente do Senac Botucatu afirma que conforto e segurança do trabalhador aumentam a produtividade e a criatividade

Mais do que um gesto de adequação à legislação, investir em segurança do trabalho é uma prática que torna o ambiente profissional confortável e deixa os funcionários satisfeitos e motivados.

Ilustrativa

É o que diz Edson Victoriano, docente da área de saúde e segurança no trabalho do Senac Botucatu: “Trabalhar de maneira acolhedora e segura influencia diretamente a produtividade e a criatividade dos colaboradores, o que, comumente, está ligado ao sucesso de um negócio. Não há prevenção se o colaborador estiver insatisfeito e vulnerável no ambiente corporativo”.

Para o docente, as ações de saúde e segurança do trabalho, responsabilidade do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), devem ter uma visão sistêmica de identificação e de análise de todos os processos. “Há uma série de intervenções técnicas, médicas e psicológicas que contribuem com a motivação dos funcionários, como analisar e identificar os fatores de risco de acidentes, doenças profissionais e a presença de agentes ambientais agressivos, propondo a eliminação ou o controle”, pontua.

Edson reforça que, diante de um cenário nacional preocupante, com altos índices de acidentes de trabalho, é de extrema importância e relevância que a gestão de riscos de segurança do trabalho seja uma rotina dentro das organizações.

Por isso, implantar e monitorar procedimentos operacionais são fatores imprescindíveis para a prevenção de faltas inesperadas e que afetem a produtividade, por exemplo. Entretanto, segundo o especialista, é preciso ir além do obrigatório e executar ações que visem à qualidade de vida do colaborador no ambiente laboral. “Assim, os funcionários se sentem cuidados, protegidos e motivados, o que resulta numa atmosfera de trabalho positiva e com bons resultados”, diz o docente.

Área de atuação

As possibilidades no mercado profissional para o técnico em segurança do trabalho são amplas e encaixam-se em diferentes setores, como na indústria, administração pública e nas áreas da saúde, do comércio, de serviços, entre outras.

A atuação é focada no bem-estar do trabalhador e na manutenção do patrimônio, por exemplo, a elaboração e a manutenção de um plano de emergência contra incêndios e outras situações catastróficas que possam causar vítimas, perdas patrimoniais e prejuízos ao meio ambiente”, explica Edson.

O curso Técnico em Segurança do Trabalho do Senac Botucatu capacita os alunos por meio de atividades teóricas e práticas, ensinando-os a operacionalizar e coordenar ações de saúde e segurança, assim como criar a cultura protetiva em clientes.

A unidade está com inscrições abertas para a nova turma, que tem início das aulas previsto para setembro. Mais detalhes sobre a qualificação estão disponíveis no Portal Senac: www.sp.senac.br/senac-botucatu

Serviço:

Senac Botucatu

Endereço: Rua Dr. Rafael Sampaio, 85 - Boa Vista, Botucatu/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/botucatu

Postagem Anterior Próxima Postagem