OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

ESPECIAL DE DOMINGO "Curso on-line gratuito para pessoas com mais de 50 anos ajuda no combate a notícias falsas"

JORNAL DO GUMA

Do Canal do Ensino

Com a intensificação do uso da internet e das redes sociais como fonte de informação, as notícias adquiriram alto potencial de propagação. Com isso, verificamos um aumento no número de notícias falsas presentes na internet e que acabam prejudicando o entendimento da população sobre a realidade, especialmente a parcela com idade avançada.

Pensando em combater a disseminação de notícias falsas, o projeto Comprova, liberado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), lançou um curso on-line gratuito sobre combate de notícias falsas. Essa formação é a versão em português do MediaWise for Seniors, um programa educacional elaborado pela MediaWise, que faz parte da organização sem fins lucrativos Poynter Institute.

Notícias falsas e a importância de combatê-las

Apesar de o fenômeno ter ganhado enorme popularidade recentemente, estudiosos(as) da comunicação já detectavam a presença de desinformação — termo utilizado por especialistas para se referir a notícias falsas — ao longo da história. Notícias falsas, popularmente conhecidas como fake newssão informações inverídicas publicadas no formato de notícia e disseminadas por veículos de comunicação.

O objetivo das notícias falsas é persuadir a população a fim de legitimar um ponto de vista e moldar o pensamento coletivo de acordo com determinados interesses. Esse problema se tornou maior e mais perigoso por causa da ascensão da internet.

Devido ao potencial de disseminação de informações na internet, a grande maioria das fake news circula no ambiente virtual, especialmente em aplicativos de mensagem (como Whatsapp e Telegram). Essas informações falsas podem fazer com que as pessoas tenham formas de pensar e comportamentos baseados em mentiras, tornando-as mais propensas à manipulação.

Por isso, veículos jornalísticos e grupos de comunicação investem no combate a desinformação por meio de cursos, livros, palestras e outros conteúdos que possuem credibilidade. O foco é formar uma sociedade mais consciente, crítica e com noções básicas de educação midiática.


Fonte: Reprodução

Curso contra notícias falsas

O curso da MediaWise tem como público-alvo pessoas com mais de 50 anos, mas adultos de qualquer idade podem realizar a formação. O material será enviado para os(as) alunos(as) via Whatsapp, a partir do perfil da plataforma Arist.

Durante 10 dias seguidos, após a inscrição, o(a) aluno(a) receberá vídeos e mensagens de texto com dicas e técnicas para identificar possíveis notícias falsas e verificar a veracidade de um conteúdo. O material também busca conscientizar as pessoas sobre a importância de evitar a disseminação de conteúdo falso.

As aulas são ministradas pelos(as) jornalistas Boris Casoy, um dos primeiros âncoras do telejornalismo brasileiro, e Lillian Fibe, que por sua vez teve passagens pela Rede Globo, TV Cultura e Portal UOL. Além da parte teórica, cada aula contém uma lição prática que deve ser realizada pelo(a) usuário(a) para auxiliar na fixação do conteúdo. Essas lições possuem duração de 5 a 7 minutos.

Como se inscrever

Para se inscrever no curso, basta clicar neste link para iniciar uma conversa com o perfil da plataforma Arist (responsável pela distribuição do conteúdo) no Whatsapp. O perfil pode ser acessado tanto pelo celular como pelo computador.

Em seguida, clique em “enviar mensagem” para receber a primeira lição e iniciar o curso. A plataforma não disponibiliza certificado de conclusão.

MediaWise

Criada em 2018 pelo Poynter Institute, a MediaWise é uma iniciativa que atua na educação midiática da sociedade. O objetivo da iniciativa é capacitar a população para distinguir conteúdos falsos de verdadeiros e mostrar como os(as) usuários(as) identificam fontes confiáveis de informação.

A MediaWise atua em 5 países para promover a conscientização sobre os impactos do compartilhamento de notícias falsas e como evitar essa disseminação. Para saber mais sobre a iniciativa, clique aqui.

Poynter Institute

Fundado em 1975o Poynter Institute é um líder global em educação jornalística. O instituto busca capacitar e aprimorar as habilidades de jornalistas por meio de palestras, cursos on-line e presenciais, programas de treinamento, workshops e uma ampla cobertura editorial da indústria de mídia.

Além das parcerias com outros centros midiáticos e a criação de iniciativas educacionais, como a MediaWise, o Poynter é dono do PolitiFact, a maior organização de checagem de fatos políticos dos Estado Unidos e que venceu o Prêmio Pulitzer em 2009. Clique aqui para saber mais sobre o Poynter Institute.

Projeto Comprova

O projeto Comprova é uma iniciativa que reúne jornalistas de 43 veículos de comunicação brasileiros com o objetivo de identificar e investigar possíveis notícias falsas compartilhadas na internet. Geralmente, as notícias analisadas envolvem políticas públicas, eleições presidenciais e informações sobre a covid-19.

A iniciativa é liderada pela Abraji e desde 2018 atua na verificação de informações e dados, especialmente nas redes sociais e aplicativos de mensagem, e publica os resultados das análises em seus canais oficiais de comunicação. Clique aqui para acessar o site do Comprova.

Vamos combater a desinformação e evitar a disseminação de fake news? Então compartilhe este texto com os(as) amigos(as) e parentes mais velhos(as)!

Postagem Anterior Próxima Postagem