OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Você tem um minuto para mudar a vida de alguém? Projeto alegram pacientes oncológicos em Avaré

Foto Fernanda Castellucci


Os pacientes oncológicos assistidos pela ABOVA (Associação Beneficente Oncológica Voluntários de Avaré) foram presenteados com mensagens de amor e otimismo através de cartas dos alunos da E.E Prof. Celso Ferreira da Silva. O projeto intitulado “Outubro Rosa: Você tem um minuto para mudar a vida de alguém?” Foi idealizado pela professora Cláudia de Moura e abraçado pelos colegas de trabalho; os professores e a vice-diretora do Ensino Médio da unidade escolar.


O projeto foi realizado em duas etapas:


  • 1ª Através do trabalho de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e o compartilhamento dos direitos dos pacientes com câncer e dar conhecimento sobre as ações sociais que ajudam no tratamento por meio de doações de cabelos e também com a ressignificação das cicatrizes através da micropigmentação oncológica. 


  • 2ª Durante o projeto os alunos exerceram a iniciativa social, empatia e imaginação criativa: Escrevendo cartas com palavras de carinho e solidariedade.


“O intuito do trabalho está na questão da prevenção e solidariedade. Trabalhamos a empatia é uma forma de também  conhecer o trabalho de uma Instituição da cidade que é  a ABOVA voltada para este fim.  Trabalhamos também a escrita e a leitura, uma vez que os alunos devido ao tempo de pandemia sofreram déficit de aprendizagem, uma forma de resgatar um pouco.” - Diz a idealizadora do projeto.



As cartas foram colocadas em uma caixa e entregue para a associação e estão sendo distribuídas para os pacientes. Para o jornalista e assistido - Guma Castellucci “A entrega da carta foi inesperada e causou uma profunda emoção.” 


Equipe responsável pelo projeto:


Autora do projeto: Claudia M. de Moura

Diretora: Isabel Cristina Januário

Vice-diretora: Dalva Cardoso


Elaine Cristina Machado;

Sandra Ferreira

Karen Esser

Valdineia Ap. Nunes

Marcela Mark Nespeca;

Juliano Villas Boas

Vilma Camargo Peijnenburg


Assista o vídeo:




Postagem Anterior Próxima Postagem