OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

RELEMBRANDO 2019/2020 "AVAREENSES JULGAM AS ESCOLAS DE SAMBA DE BAURU"


Guma e Fernanda Castellucci, de Avaré, foram convidados por Terezinha Aparecida Berchior da organização do Carnaval da cidade de Baurú para integrarem a comissão especial de jurados, para as apresentações das escolas de Samba da cidade, nos anos de 2019 e 2020.

2020
  • Estação Primavera é campeã entre os blocos
Fotos: Alex Bento / Henrique Silveira

Situada no Parque Vista Alegre, a escola traz, em sua bandeira, as cores azul e branca, sendo que já venceu o Carnaval por 13 vezes e no ano passado foi vice-campeã

Uma comissão julgadora formada por personalidades de Botucatu e Avaré, ligadas a diferentes segmentos sociais, escolheu a Escola de Samba Acadêmicos da Cartola como a grande campeã do carnaval de Bauru em 2020.  A escolha do corpo de jurados foi atribuição da AG Eventos, através da promotora de eventos Terezinha Berchior. A identificação dos julgadores foi revelada apenas durante a apuração.
Com o enredo “A vida cigana - o céu é meu teto, a terra é minha pátria e a liberdade minha religião”, a Acadêmicos da Cartola encerrou o segundo dia de desfiles, na madrugada de terça-feira (25) com 700 componentes, 11 alas e quatro carros alegóricos.
Situada no Parque Vista Alegre, a escola traz, em sua bandeira, as cores azul e branca. Ela já venceu o Carnaval por 13 vezes e no ano passado foi vice-campeã. Tamanha tradição fez com que o público se levantasse logo na abertura dos portões da passarela do samba.
A escola do Parque Vista Alegre comemorou o título numa disputa ponto a ponto com a Mocidade Unida da Vila Falcão, a vice-campeã, com uma diferença de sete décimos. A terceira colocada foi a Tradição da Zona Leste e a quarta, a Coroa Imperial. 

Estação Primavera é campeã entre os blocos
A Estação Primavera, do Parque Primavera, foi eleito o bloco campeão somando 88,4 pontos, com o tema “Segura o baque”. Inspirado no maracatu, o samba enredo do bloco Estação Primavera animou o público do Sambódromo de Bauru, por volta das 21h de sábado (22). O segundo grupo a desfilar na primeira noite de folia pisou na avenida com cerca de 200 componentes, três alas e um carro alegórico.
O vice-campeão foi o Bloco Pé de Varsa com 87,4 pontos. A terceira colocação ficou com o Estrela do Samba de Tibiriçá, que recebeu 86,2 pontos dos jurados. 

Apuração
A apuração dos desfiles dos blocos e das escolas aconteceu na tarde desta quarta-feira (26)  no Centro Cultural "Carlos Fernandes Paiva" -  Avenida Nações unidas, 8-9, Centro, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e pela empresa contratada por licitação, AG Eventos.
Para avaliar os blocos, a comissão julgadora foi formada por 10 jurados, com a indicação de 2 jurados para cada um dos quesitos. Já para as Escolas, 18 jurados, com a indicação de 2 para cada um dos quesitos avaliaram a performance das agremiações.
Foram 9 quesitos em julgamento para escolas: Bateria, Samba-Enredo, Harmonia, Evolução, Enredo, Alegorias e Adereços, Fantasias, Comissão de Frente e Mestre-Sala e Porta-Bandeira. Já para os blocos foram 5 quesitos avaliados: Bateria, Samba-Enredo, Evolução/Empolgação, Enredo e Fantasias/Alegorias e Adereços.
A cada quesito, 2 jurados foram os responsáveis pela nota, de 7 a 10 pontos.  As notas foram recolhidas logo após a passagem da última agremiação de cada noite, depositadas e lacradas em urna própria e guardadas pela Polícia Militar que transportou as urnas até o local da apuração, que foram abertas diante dos representantes das agremiações e funcionários da Secretaria de Cultura. Logo após a divulgação do resultado oficial as três escolas e os três blocos que obtiveram as melhores notas receberam seus troféus.

Os desfiles
No primeiro dia de desfile, sábado, a comissão julgadora avaliou a performance dos blocos Dragões da Vila, Estação Primavera, Estação Primeiro de Agosto e Pé de Varsa.  Fecharam os desfiles do dia a Escola de Samba Coroa Imperial da Grande Cidade e a Mocidade Unida da Vila Falcão (campeã do ano passado).
Já na segunda-feira quem abriu os desfiles foi o Bloco Império da Lagoa do Sapo, vindo na sequência, os blocos Estrela do Samba de Tibiriçá, Ouro Verde 100% Arte e Pérola Negra. Encerraram os desfiles a Escola de Samba Tradição da Zona Leste e Escola Acadêmicos da Cartola.
Os desfiles das escolas de samba e dos blocos da Cidade foram realizados no Sambódromo “Guilberto Carrijo", que recebeu um grande público na noite dos dias 22 e 24 de fevereiro, sábado e segunda-feira, respectivamente.  Nesses dois dias de evento, de acordo com os organizadores e a Polícia Militar, 30 mil pessoas prestigiaram os desfiles.
FONTE: TRIBUNA DE  BOTUCATU
  • Confira como ficou a ordem do Desfile do Carnaval 2020:
Foi definida na quinta-feira (28) a ordem do Desfile do Carnaval 2020 em Bauru. O sorteio foi realizado pela comissão da Secretaria Municipal de Cultura na presença de representantes das escolas de samba e blocos carnavalescos e do secretário da pasta, Rick Ferreira.
SÁBADO – 22 de fevereiro
19h30 – Abertura – Cortejo do Rei Momo e Rainha do Carnaval 2020
20h – Dragões da Vila
20h50 – Estação Primavera
21h40 – Estação Primeiro de Agosto
22h30 – Pé de Varsa
23h20 – Coroa Imperial da Grande Cidade
00h30 – Mocidade Unida da Vila Falcão

SEGUNDA-FEIRA – 24 de fevereiro
19h30 – Abertura – Cortejo do Rei Momo e Rainha do Carnaval 2020
20h – Império da Lagoa do Sapo
20h50 – Estrela do Samba de Tibiriçá
21h40 – Ouro Verde 100% Arte
22h30 – Pérola Negra
23h20 – Tradição da Zona Leste
00h30 – Acadêmicos da Cartola


 

 2019

Guma e Fernanda Castellucci, de Avaré, foram convidados por Terezinha Aparecida Berchior da organização do Carnaval da cidade de Baurú para integrarem a comissão especial de jurados, para as apresentações das escolas de Samba da cidade, que aconteceram nos dias 2 e 4 março de 2019.
 

  • COBERTURA DO CARNAVAL  DE BAURU
    Conheça o samba-enredo das escolas de samba para 2019
    ↘O EVENTO

    Foram dois dias de desfiles, no dia 2, começou oficialmente o carnaval. O tradicional desfile das Escolas de Samba e dos Blocos, com o Cortejo do Rei Momo e Rainha do Carnaval, que haviam sido escolhidos no sábado, dia 22. 
    Neste ano, comissão da Secretaria de Cultura fez uma proposta de ordem para os desfiles e os representantes das Escolas e Blocos aceitaram, não havendo a necessidade de sorteio. 
    Confira a ordem oficial do desfile: 

    SÁBADO – 2 de março de 2019 
     Abertura – Cortejo do Rei Momo e Rainha do Carnaval 2019 
    Estação Primeiro de Agosto 
    Os Farofeiros 
    Império da Lagoa do Sapo 
    Estrela do Samba de Tibiriçá 
    Estação Primavera 
    Tradição da Bela Vista 
    Mocidade Unida da Vila Falcão 

    SEGUNDA-FEIRA – 4 de março de 2019 
    Abertura – Cortejo do Rei Momo e Rainha do Carnaval 2019 
    Dragões da Vila 
    Bloco Ouro Verde 100% Arte 
    Pérola Negra 
    Esquadra da Indepa 
    Pé de Varsa 
    Acadêmicos da Cartola 
    Coroa Imperial da Grande Cidade 
    Tradição da Zona Leste

    • Em disputa apertada, escola supera a Acadêmicos da Cartola por meio ponto e recupera o troféu perdido para a rival no ano passado. 
    • Estrela do Samba de Tibiriçá vence título inédito nos blocos.


    Dirigentes da Mocidade da Vila Falcão festejam o título após a apuração no Centro Cultural de Bauru — Foto: Prefeitura de Bauru/Divulgação



    A escola de samba Mocidade Unida da Vila Falcão sagrou-se campeã do carnaval de Bauru (SP). A definição aconteceu no fim da tarde desta quarta-feira (6) de Cinzas depois de uma disputada acirrada, ponto a ponto, com a Acadêmicos da Cartola.
    A apuração de votos do carnaval 2019 de Bauru aconteceu no Auditório do Centro Cultural, na Avenida Nações Unidas. A Mocidade da Vila Falcão foi eleita a campeã com 179,30 pontos, apenas meio ponto a mais que a Acadêmicos da Cartola, a vice-campeã com 178,80 pontos
    Na terceira colocação ficaram empatadas as escolas Coroa Imperial da Grande Cidade e Tradição da Zona Oeste, com 171,40 pontos cada. A Tradição da Bela Vista foi desclassificada por não possuir o número mínimo de participantes exigido no regulamento.


    Carro abre-alas da Mocidade da Vila Falcão durante o desfile do Sambódromo de Bauru — Foto: TV TEM/Reprodução



    Com o título, a Mocidade garante o terceiro troféu conquistado nos últimos quatro anos (venceu também as disputas em 2016 e 2017). A Cartola era atual campeã, com a vitória conquistada em 2018. Antes disso, a Cartola mantinha hegemonia de quatro anos, cm títulos seguidos de 2012 a 2015.
    Segundo a prefeitura de Bauru, o carnaval 2019 da cidade reuniu cerca de 30 mil pessoas no Sambódromo da cidade, sendo 14 mil espectadores no primeiro dia de desfiles, no sábado (2), e outras 16 mil pessoas na segunda (4).

    Título inédito nos blocos

    Já nos blocos, o título ficou com o Estrela do Samba de Tibiriçá, que venceu o carnaval bauruense pela primeira vez ao somar 98,90 pontos. Em segundo lugar ficou o Pé de Varsa, com 98,60 pontos, seguido pelo Esquadra da Indepa, com 98,20 pontos.
    Na sequência da categoria blocos, a apuração apontou: Os Farofeiros (97,90 pontos), Estação Primavera (97,10 pontos), Ouro Verde 100% Arte (93,0 pontos) e Estação Primeiro de Agosto (92,80 pontos).
    Os blocos Império da Lagoa do Sapo e Dragões da Vila foram desclassificados por não possuírem o número mínimo necessário de integrantes.



    Quesitos 


    São 9 quesitos em julgamento para escolas: Bateria, Samba-Enredo, Harmonia, Evolução, Enredo, Alegorias e Adereços, Fantasias, Comissão de Frente e Mestre-Sala e Porta-Bandeira. 
    Para os blocos, são 5 quesitos avaliados: Bateria, Samba-Enredo, Evolução/Empolgação, Enredo e Fantasias/Alegorias e Adereços. 


    Jurados 

    Ao todo, 28 jurados foram responsáveis por avaliar as agremiações participantes 

    BATERIA – ESCOLAS DE SAMBA 
    Rafael Magarotto 
    - Experiência como diretor de bateria e ritmista,; 
    - Compositor e mestre de bateria ; 
    - Estudou percussão e ritmos a Companhia das Cordas, de São Paulo. 

    BATERIA – ESCOLAS DE SAMBA E BLOCOS 
    Reginaldo de Araújo 
    - Percussionista, professor, produtor musical e artístico e mestre de bateria; 
    - instrutor de fanfarras; 
    - Foi aluno dos conservatórios de Tatuí e Souza Lima, em São Paulo; 
    - É músico de estúdio, já atuou em diversas bandas, duplas sertanejas e artistas da MPB; 
    - Desenvolve workshops e oficinas de percussão em projetos sociais. 

    BATERIA – BLOCOS / SAMBA-ENREDO – ESCOLAS DE SAMBA 
    Osni Ribeiro 
    - Músico autodidata e compositor; 
    - Foi intérprete de samba-enredo; 
    - Tem experiência em administração pública na área cultural. 


    SAMBA-ENREDO – BLOCOS / HARMONIA – ESCOLAS DE SAMB
    Amauri Benedito de Paula Assis 
    - Intérprete de samba-enredo 
    - Experiência na área musical. 

    SAMBA-ENREDO – ESCOLAS DE SAMBA 
    Francisco de Assis Cuter 
    - Jornalista, escritor, autor, poeta e carnavalesco; 
    - Autor de 40 sambas-enredo; 

    HARMONIA – ESCOLAS DE SAMBA 
    Gumercindo Castellucci Filho - Guma
    - Jornalista, professor e promotor de eventos culturais; 
    - Experiência em organização e como jurado e apresentador de concursos de moda e beleza e festivais de música; 

    EVOLUÇÃO – ESCOLAS DE SAMBA 
    Silvia Carvalho 
    - Professora de Educação Física, dança e Aeróbica; 
    - Dançarina profissional; 
    - Experiência na criação de coreografias de carnaval. 

    EVOLUÇÃO/EMPOLGAÇÃO - BLOCOS 
    Salma Baracat Thomé 
    -Professora de Educação Física, de dança do ventre e folclore árabe; 
    - Já foi destaque em escola de samba; 
    - Venceu concursos de fantasia de Carnaval; 
    -Já foi jurada em concursos de Rainha e Rei Momo e de desfiles de Carnaval. 

    EVOLUÇÃO – ESCOLAS DE SAMBA 
    Maria Cyra L. Gagliardi 
    - Bailarina, coreógrafa e diretora de dança árabes; 
    - Membro do Conselho internacional de Dança da Unesco; 
    - Experiência como diretora de ala de escola de samba. 

    EVOLUÇÃO/EMPOLGAÇÃO - BLOCOS 
    Edenilson Cutódio da Silva 
    - Cabeleireiro e maquiador; 
    - Carnavalesco; 
    - Professor, coreógrafo de danças árabes, campeão sul-americano de danças árabes, participação em festivais no Egito e Argentina; 
    - Jurado por vários anos do concursos de Rainha do Carnaval e escolas de samba. 

    ENREDO – ESCOLAS DE SAMBA 
    Fernanda Freitas Castellucci 
    - jornalista e promotora de eventos culturais; 
    - Experiência em organização de eventos culturais ligados ao Carnaval, concursos de fantasia e Rainha do Carnaval, festivais de música, literários, de fotografia e cinema. 

    ENREDO - BLOCOS 
    Valéria Cuter 
    - Jornalista; 
    - Já foi jurada em diversos concursos de moda, rainhas de rodeio, miss e mister e rainhas do Carnaval. 

    ENREDO – ESCOLAS DE SAMBA 
    Maria Márcia Mazzoni 
    - Formada em Comunicação Visual; 
    - Cursou Teatro e atuou em peças sacras; 
    - Empresária e colunista social; 
    - Participou de vários concursos de beleza como jurada na região. 

    FANTASIA – ESCOLAS DE SAMBA 
    Joel Adriano Moreira Leite Rodrigues Dias 
    - Carnavalesco 
    - Experiência na confecção de fantasia e adereços; 
    - Já foi mestre-sala; 
    - Participou de diversos desfiles de Carnaval em escolas de São Paulo. 

    FANTASIA- ESCOLAS DE SAMBA 
    Waldimir Luiz Rios Jr. 
    - Foi carnavalesco, membro de comissão de Carnaval e orientador da escola de samba; 
    - Tem experiência na organização de Carnaval; 
    - Tem formação profissional em Comunicação e desenho artístico-publicitário. 

    ALEGORIAS E ADEREÇOS – ESCOLAS DE SAMBA 
    Paulo Marcelo Sanches Garcia 
    - Artesão e professor; 
    - Já foi carnavalesco, presidente de escola de samba e jurado de concursos de Rainha e Rei Momo. 

    ALEGORIAS E ADEREÇOS – ESCOLAS DE SAMBA 
    Oladis José Casagrande 
    - Decorador, artesão, carnavalesco, promoter e radialista; 
    - Já foi vice-presidente de escola de samba; 

    FANTASIAS, ALEGORIAS E ADEREÇOS- BLOCOS 
    Maria Ester Alves Lima 
    - Já foi presidente de escola de samba; ; 
    - Possui experiência em julgamentos de escolas de samba e blocos carnavalescos. 

    FANTASIAS, ALEGORIAS E ADEREÇOS – BLOCOS 
    Florêncio Bernardo Filho 
    - Carnavalesco há 25 anos; 

    COMISSÃO DE FRENTE- ESCOLAS DE SAMBA 
    Maria Delgi Ramos 
    - Foi destaque em escolas de samba; 
    - Experiência com alas coreografadas de escolas de samba; 
    - Experiência como jurada de Carnaval por vários anos. 

    COMISSÃO DE FRENTE – ESCOLA DE SAMBA 
    Rosemary Manelli 
    - Dançarina e coreógrafa 
    - Conquistou vários prêmios estaduais de dança; 
    - Experiente na elaboração de roupas, adereços e maquiagens em diversos eventos; 
    - Participou de diversos concursos de fantasias e adereços. 

    MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA – ESCOLAS DE SAMBA 
    Maria Teresa Bassetto Fabro 
    - Professora de Educacão Física, pedagoga e professora de dança de salão; 
    - Foi jurada de diversos concursos de dança, blocos e fantasias de Carnaval. 


    MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA – ESCOLAS DE SAMBA 
    Marlene Marcelina de Campos Sant’anna 
    - Bailarina, professora de dança e coreógrafa; 
    - Professora de Educação Física. 

    ENREDO – BLOCOS 
    Wilson Antunes 
    - Carnavalesco; 
    - Diretor de associação esportiva e cultural; 
    - Jurado de concursos de fantasias de Carnaval por vários anos; 
    - Experiência como participante m concursos de fantasia de Carnaval. 


    SAMBA-ENREDO – BLOCOS 
    Edmundo Mariano Júnior 
    - Professor de Educação Física e diretor de escola; 
    - Baterista em diversas bandas; 
    - Estudioso em percussão corporal e ritmos brasileiros; 
    - Instrutor de fanfarra.

    Postagem Anterior Próxima Postagem