OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

HOJE É DIA DE "ABRIR O GUARDA CHUVAS DENTRO DE CASA"

Mas isso não dá azar?



De entre as várias teorias para o início desta superstição, umas apontam para uma relação sagrada com os deuses egípcios da antiguidade, mas outras apontam para uma questão mais utilitária.

JORNAL DO GUMA

de El Confidencial 

De entre as várias superstições que pautam o nosso quotidiano, muitas não têm uma resposta concreta para a sua origem.

É o caso da crença de que abrir um guarda-chuva dentro de casa acarreta má sorte, e à qual vamos tentar dar uma resposta.  As teorias, contudo são muitas.

Uma delas remonta ao século XII antes de Cristo, e relaciona-se não com os guarda-chuvas, mas sim com os sombreiros. Para os antigos sacerdotes egípcios, assim como a realeza, era comum procurar refúgio dos raios solares debaixo de sombreiros feitos de penas de pavão ou de papiro. Para o Reader’s Digest, esta crença pode ter começado uma vez que abrir estes guarda-sóis no interior, por se estar já num sítio onde os raios de sol não chegavam, irritaria o deus egípcio Ra — o deus do Sol — o que acarretaria graves consequências.

Ainda em relação ao antigo Egito, uma outra hipótese, explicada pelo site HowStuffWorks, relaciona os primeiros sombreiros com a simbologia da deusa Nut — deusa egípcia do Céu e protetora da Terra — pelo que a sombra dos primeiros guarda-sóis ancestrais adquiria um peso sagrado.

Noutra teoria, é tido como certo que se alguém que possuísse sangue que não fosse da nobreza abrisse um guarda-chuva, acabaria por trazer azar para as pessoas à sua volta.

Uma última hipótese, mais realista, explica que esta superstição “surgiu como um impedimento para abrir os guarda-chuvas no interior porque poderiam lesionar alguém” ou partir algum objeto valioso da casa, escreve o El Confidencial.

Popularizados durante a época vitoriana, no século XIX, os guarda-chuvas como os concebemos hoje em dia partiram da invenção de Samuel Fox, e o modelo por si desenhado incluía um mecanismo de mola que, não tão aperfeiçoado como nos dias de hoje, permitia ao guarda-chuva abrir-se rapidamente, mas também de forma perigosa.

Postagem Anterior Próxima Postagem