OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

São Paulo tem primeiro caso da variante Arcturus da Covid-19

Na segunda-feira (1º), a prefeitura de São Paulo confirmou o primeiro caso da variante XBB.1.16 da Covid-19, também conhecida como arcturus. O paciente é um homem de 75 anos com comorbidades, que foi atendido em um hospital privado após apresentar sintomas de síndrome gripal e febre em abril. Ele já recebeu o esquema vacinal completo contra a Covid-19.
A variante está sendo monitorada pela Organização Mundial da Saúde como uma variante de interesse e até o momento não apresentou gravidade ou aumento no número de casos na cidade.
-----
  • Primeiros casos de nova variante foram reportados no Reino Unido em 17 de abril
© Shutterstock

Cinco pessoas morreram no Reino Unido devido à Arcturus, a mais recente variante da Covid-19 e para a qual a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou dias atrás.

Segundo a imprensa britânica, foi em 17 de abril que o Reino Unido identificou casos da variante também denominada XBB.1.16. Entre esses casos, ocorreram cinco mortes, segundo confirmou a Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido.

Destaca-se, contudo, que, segundo a OMS, não há indícios de que a Arcturus, que se caracteriza por ser muito contagiosa, podendo ser responsável por um aumento de casos, seja mais grave do que as demais variantes. 

A XBB.1.16 foi detectada pela primeira vez em janeiro de 2023. A sintomatologia não é diferente das restantes variantes da Covid-19. Em maio, o Comité de Emergência vai reunir e relatará a avaliação da trajetória da pandemia e a existência ou não de uma emergência de saúde pública de interesse internacional.
Postagem Anterior Próxima Postagem