OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

COORDENADOR DE ARTE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE AVARÉ PARTICIPA DE PROJETO DA ETEC

Em face do dia do índio, hoje intitulado como “Dia dos Povos Originários” no dia 19 de abril, o Arte Educador e atual Coordenador Técnico e Pedagógico de Arte, Cristiano de Oliveira, foi convidado a participar do evento “Café com Arte” da Biblioteca Ativa da ETEC Prof° Fausto Mazzola em Avaré. 

JORNAL DO GUMA
Da Divulgação


A palestra de duração aproximada de 1 hora estendeu-se em conteúdo critico e histórico sobre a vida do indígena no Brasil, desde o descobrimento até os dias atuais, contando também com relatos da vivência do Coordenador Cristiano em sua experiência na Aldeia Guarani M’bya, no extremo sul de São Paulo (Barragem) e mostras de peça de artesanatos advindos da tribo. 


O público foi formado por educandos do ensino médio da ETEC e organizados pela Arte Educadora do Município Marcela Muniz Alvarez, que também leciona Arte na unidade. 
O Arte Educador Cristiano de Oliveira formou-se na FAMEC (Faculdade Maria Montessori de Educação E Cultura) e em sua carreira pedagógica ministrou aulas na Tekoa Tenondé Porã, da etnia Guarani M”bya, localizado no bairro da Barragem, região de Parelheiros, tanto aos finais de semana no Projeto Escola da Família como também nas aulas de Arte pelo Estado de São Paulo, participando assim de projetos que envolviam a cultura local ao longo de três anos na aldeia. 
O projeto da Biblioteca Ativa da ETEC (Café com Arte) atualmente sob a responsabilidade das professoras Marcela Muniz Alvarez e Maria Amélia Abreu acontece a 7 anos, realizando parcerias com professores e outros profissionais, sendo um lugar de destaque dentro da unidade. 
Com o objetivo de incentivar a leitura, a cultura, a reflexão e a autonomia do conhecimento, realiza mensalmente cafés filosóficos, culturais e artísticos, trazendo temas de interesse de seus educandos. Além disso, desenvolve teatros baseados nos livros do acervo, rodas de leitura, instalações artísticas, exposições e abre o espaço para os professores aplicarem as novas metodologias ativas, com convidados, dinâmicas ou para a função usual de uma biblioteca
Postagem Anterior Próxima Postagem