OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

QUEM FOI JOÃO BATISTA NA BÍBLIA: A HISTÓRIA DO ÚLTIMO PROFETA

 


TV AVARÉ

Comemorado no dia 24 de junho, São João Batista é uma das festas e devoções da Santa Igreja mais representativas na história da humanidade.

Conhecido como grande anunciador do Reino de Deus e denunciador dos pecados, João foi o responsável pelo batismo de Jesus Cristo, seu primo, preparando os caminhos para a vinda do Messias, como diz a Sagrada Escritura: “Eu vos batizo na água, em vista da conversão; mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu: eu não sou digno de tirar-lhe as sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo” (Mateus 3,11).

Bem sabia o profeta que o batismo era temporário, pois ele batizava com água e logo depois, seu primo Jesus, batizaria com o Espírito Santo.

Essa atitude simboliza um “divisor de águas” em nossa trajetória neste mundo: a instituição do Sacramento do Batismo pela Igreja Católica, que inaugura as portas da vida cristã. Este ritual de iniciação cristã é feito normalmente com água sobre a criança ou batizando, através de imersão, efusão ou aspersão.

Aliás, o evangelho de Mateus trata com carinho desta passagem e da vida de São João Batista, que viveu no deserto durante muitos anos. Usava roupas feitas de pele de camelo, comia mel e gafanhotos.

Se tornou um pregador da Boa Nova e ensinava as pessoas a respeito de Jesus Cristo. Lutava por uma comunidade mais justa, de ajuda ao próximo e defensora da verdade.

Certo dia, Jesus apareceu quando João Batista batizava as pessoas no rio Jordão. Humildemente, Cristo solicitou para que também fosse batizado. João estava ciente de que Jesus seguia os mandamentos de Deus e, por não ter pecados, o batismo seria desnecessário.

Porém, Deus ordenou que todas as pessoas fossem batizadas e pediu que João o fizesse. E assim, aconteceu quando Jesus, o Espírito Santo desceu sobre Ele. Do céu, o Pai disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”. João Batista comprovou que Jesus era mesmo o Filho de Deus. Essa passagem marcaria para sempre as nossas vidas, pois o batismo representa não somente a iniciação à vida cristã, mas também a superação dos pecados e os trilhos da conversão e da prática do bem. 

 

Artigo: Fábio Sales

Fontes: Site Canção Nova (santo.cancaonova.com) e evangelho de São Mateus 

Ilustração: o Mensageiro de Santo Antônio

Postagem Anterior Próxima Postagem