OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Aluna da Etec de Avaré é finalista no Concurso de Desenho Toyama

Cursando Jogos Digitais na Escola Técnica Estadual Prof. Fausto Mazzola, Bruna Nakamura terá desenho exposto no Festival de Arte e Cultura da província japonesa que dá nome ao concurso

JORNAL DO GUMA
Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza

Transmitir uma mensagem de conscientização e responsabilidade ambiental, por meio de traços e cores, foi o que rendeu uma vaga na final do “Concurso de Desenho Toyama” à estudante Bruna Nakamura, da Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Fausto Mazzola, de Avaré. Agora, a obra será exposta no Festival de Arte e Cultura da província japonesa que dá nome ao concurso, junto a outros nove trabalhos que também foram selecionados.

Voltado a estudantes com até 15 anos, o concurso propôs a elaboração de desenhos dentro do tema “Mottainai e o princípio dos 3Rs (redução, reutilização e reciclagem de materiais)”. Mottainai é uma expressão da língua japonesa que pode ser traduzida como “que desperdício!”

Bruna conta que pesquisou o assunto e refletiu sobre como fazer a representação. Ela optou por desenhar a poluição em si, por acreditar que causaria mais impacto em quem observar o desenho. “Sabemos o que é reciclagem, como reciclar, mas não temos o costume de ver o lixo e o que acontece se não há redução do consumo e reutilização de embalagens”, conta a estudante do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Jogos Digitais.

A expectativa da adolescente é que os trabalhos selecionados sejam apreciados pelos visitantes das feiras e que despertem a conscientização para o cuidado com o planeta. “Tenho certeza de que haverá obras lindas sendo expostas, todas com o reconhecimento que merecem e cumprindo seu propósito.”

O concurso

O Concurso de Desenho Toyama tem como objetivo divulgar, valorizar e preservar a cultura japonesa, incentivando a pesquisa e a disseminação da produção artística de estudantes de escolas públicas de diferentes países. O Festival de Arte e Cultura reúne diversas manifestações da cultura de Toyama, como literatura, artes visuais, dança, música, teatro, ikebanas (arranjos florais japoneses), cerimônia do chá e trajes típicos regionais.

O tema proposto para o concurso promove o desenvolvimento de competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelo Currículo Paulista. Também visa desenvolver a criatividade dos estudantes, incentivá-los a adotar atitudes gentis, de autogestão e de abertura ao novo, além de utilizar os elementos da linguagem visual para se expressar, compartilhar ideias, experiências e sentimentos.

Foto: Bruna Nakamura

  • A estudante ao lado de sua obra, o desenho “Último Suspiro”, um dos vencedores do desafio


Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 90 mil estudantes. Além dos cursos técnicos e superiores de tecnologia, a instituição oferece Formação Continuada e Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).

Postagem Anterior Próxima Postagem