OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Arte Educação auxilia projetos de conscientização ambiental em escolas de Avaré

JORNAL DO GUMA
Da divulgação

Dia 5 de junho comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data muito importante pois visa a reflexão sobre questões ambientais e ações em prol da proteção de nossa natureza por todo o Planeta.

Ações essas que movimentam todos os líderes de diversos países em conferências e discussões de âmbito mundial. Mas pequenas ações contribuem para a educação de um povo cidadão e educado, que preserva o lugar onde vive e os recursos que consome de forma inteligente.

É aí que entram as escolas e seus projetos de conscientização e preservação, dando a oportunidade ao aluno conhecer as formas corretas de descarte, reaproveitamento, redução e refletir sobre suas próprias ações. O Projeto de Preservação do Meio Ambiente desenvolvido pela professora de 1º ano Erlene da EMEB Maneco Dionísio, com um processo interdisciplinar com a Arte Educadora Marcela Alvarez e a professora de suporte Daniela Sanchez, trouxe além das reflexões necessárias, a interdisciplinaridade e a inclusão, provando que sim! projetos interdisciplinares são de grande contribuição para o ensino aprendizagem, pois proporciona a compreensão e desenvolvimento intelectual dos educandos como um todo, favorecendo o protagonismo e favorecendo uma aprendizagem significativa. Os educandos desenvolvem senso crítico, a argumentação, a análise e a associação de informações, principalmente a compreensão da importância do que aprendem.
Envolvendo com histórias, música, dança, reaproveitamento de materiais para criação de brinquedos, as professoras desenvolvem por todo mês de junho ações semanais interligadas que conscientiza e reforça ações de preservação ambiental.




Vale lembrar que também que a professora do 2º ano, Ana Cláudia também em parceria com a professora de arte, criaram um jogo de tabuleiro como forma de aprender regrinhas básicas de como economizar água, energia elétrica e descarte correto de alguns produtos, como por exemplo o óleo usado, gratificando a aprendizagem e a deixando mais atrativa e eficaz.
Postagem Anterior Próxima Postagem