OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

REUNIÃO ENTRE "REDE VOA" E PREFEITURAS DE ARANDU E AVARÉ SOBRE AEROPORTO

JORNAL DO GUMA
Da divulgação

A primeira reunião com representantes da REDE VOA, e das Prefeituras de Arandu e Avaré, visando tratar de assuntos tributários e outros, ligados a gestão do Aeroporto Avaré/Arandú,  aconteceu na tarde de terça feira, 10, na Casa do Cidadão em Avaré.


Participaram da reunião; Fernando Sá e Eliana Marchiotto,Bruna Pellegrini Perez, Monica Simara Molina,  REDE VOA, Aline Massei Collella, Jorge Eduardo Nassar (Du Nassar), PREFEITURA DE AVARÉ, Kéttyla Almeida e Nádia Filadelfo Félix, Marcelo Jacob da Rocha (Procurador) PREFEITURA DE ARANDÚ, Itamar Araújo, Secretário da Fazenda, Ronaldo Aparecido Silva, Vice Presidente Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Sandra de Fátima Theodoro, Secretária de Industria e Comércio e Gumercindo Castellucci Filho (Guma), da PREFEITURA DE AVARÉ.

A Secretaria Sandra Theodoro, comentou

... reitero a importância da instalação da REDE VOA,  pelo fomento ao emprego e renda para a cidade de Avaré, bem como também a melhoria da infraestrutura de transporte e logistica para toda a região,  

..e colocou a Secretaria de Industria e Comércio a disposição para contribuir no que for necessário.

  • Mais notícias sobre o Aeroporto

A Rede VOA, empresa responsável pela gestão do Aeroporto Estadual Avaré-Arandu “Comandante Luiz Gonzaga Lutti” anunciou esta semana sua intenção de investir, a partir de 2024, aproximadamente R$ 8 milhões na estrutura, conforme previsto nos termos da concessão e, com isso, fortalecer o potencial econômico local.

JORNAL DO GUMA
Com informações do Jornal A Comarca/Victoriano

Segundo informes da Rede VOA, desde abril de 2022, o aeroporto já passou por várias melhorias necessárias, fator que resultou no aumento do número de voos percebidos na área. Segundo informações, atualmente são registrados 120 pousos e decolagens mensais, representando um crescimento de 5,5% em relação ao ano anterior. Além disso, a privatização do aeroporto também trouxe benefícios para a comunidade avareense e da região, uma vez que novos empreendimentos têm surgido, como a construção de hangares e cafeterias. Por sua vez, a oferta de combustível de aviação a preços competitivos tem atraído mais operadores e impulsionado a atividade aérea na região - o aeroporto conta com combustível para abastecimento das aeronaves que ali pousam desde o último mês de fevereiro. Os investimentos não apenas fomentam a economia, mas também contribuem para a geração de empregos e o aumento da arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS), recurso fundamental para os municípios.

Marcel Moure, presidente da Rede VOA, destacou a vocação turística do aeroporto de Avaré e ressaltou a importância de promover esse destino. “Através da aviação privada, Avaré pode ser acessada a partir de qualquer aeroporto do estado, o que contribui significativamente para o fortalecimento da economia local“, afirmou, recentemente, o executivo.

Recentemente, a Rede VOA inaugurou uma ampliação do Centro de Controle Operacional (CCO) e sua Central R-AFIS, localizada na sede em Jundiaí. Essa nova infraestrutura tem, como missão, centralizar os acionamentos de emergência, operações de segurança e coordenação de informações meteorológicas e de tráfego para os 16 aeroportos da rede.Operando 24 horas por dia, a central mantém uma comunicação direta e contínua com os órgãos de segurança dos municípios, o que agrega agilidade às operações e abrange o aeroporto de Avaré-Arandu.

Segundo apurado, o Aeroporto Avaré-Arandu, conforme cláusulas do contrato de concessão, começaria a receber investimentos apenas a partir do Ano 5 da contratação, ou seja, na Fase II da concessãoa partir de 2027. “Mas a Rede VOA, de forma proativa e pensando no desenvolvimento regional, incluiu, em seus investimentos da Fase Obrigatória, a preparação do referido aeroporto para futura demanda de voos comerciais, aos quais podemos citar reparos na pista de pouso e decolagem, adequação de acessibilidade no terminal de passageiros, revisão dos sistemas elétricos, bem como as manutenções de área verde e conservação do aeroporto”, destacou nota enviada à reportagem do jornal A Comarca no início deste ano.Já na segunda fase de execuções, os investimentos previstos, ainda não aprovados junto à Artesp e com o gatilho de demanda, incluirão, segundo a assessoria, a implementação de Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI), ou seja, sistema de ajudas visuais à navegação aérea, além de sinalização vertical, reforma do terminal de passageiros e obras de infraestrutura no pavimento das áreas operacionais do aeroporto. (Fonte – aeronin.net)

HISTÓRIA - Construído na gestão do prefeito Paulo Dias Novaes, o Aeroporto Estadual Avaré/Arandu foi inaugurado em 22 de novembro de 1990 pelo então governador Orestes Quércia. Ele conta, atualmente, com 1.480 metros de pista asfaltada permitindo pousos de jatos executivos e servindo de ponto de apoio para aeronaves que se deslocam ao Sul do país, além de atender fazendeiros do setor pecuário, citricultores e empresários.

O espaço recebe o nome de Luiz Gonzaga Lutti em homenagem ao pioneiro avareense da categoria. Formado pela Escola de Pilotagem do antigo Aeroclube de Avaré na década de 1940, Luiz Gonzaga, de ascendência italiana, fez marcante carreira como piloto da aviação civil em seus anos de atuação, ganhando reconhecimento em toda região.
 

Postagem Anterior Próxima Postagem