OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

TV AVARÉ: Destaque - Coral de Libras de Avaré

Coral de Libras de Avaré foi destacado numa produção em vídeo na página de rede social do Governo do Estado de São Paulo.

“A gente está multiplicando, a gente pretende espalhar o que é bom e mostrar o lado bom da educação. Tem muita coisa boa na educação”. É com esse pensamento que a professora Elisabeth Batista dos Santos, conseguiu mobilizar todos os alunos da escola Doutor Paulo Araújo Novaes, em prol da inclusão.
Tudo começou há quatro anos com a entrada da aluna Bruna Tainá. “A questão da Libras começou no programa Escola da Família. Ai eu sai e vim para o Pan, foi onde eu comecei a dar aula para Bruna. Aí eu pensei: meu Deus e agora? A sala cheia né? Uma aluna surda. Aí eu conversei com a sala. Eu falei: vocês topam? Vamos montar um coral ?” explica a professora.
Os jovens abraçaram a causa e até ex-alunos continuam frequentando as aulas. O coral “Emoção do Silêncio” ultrapassou as paredes da escola e se apresenta também em diversos estabelecimentos da região de Avaré, como festas da cidade, reuniões de pais, etc.
Atualmente, o coral conta com 20 alunos e as aulas são realizadas todas as segundas e quartas. O principal objetivo do projeto é mostrar que a Língua Brasileira de Sinais é a maneira mais acessível do ouvinte se comunicar com o surdo. Durante o intervalo, acontece interação com os alunos surdo-mudo da unidade para maior interação e inclusão.
A aluna Thamires Cristina Ribeiro perguntou em libras para a Bruna Tainá. “O que você gosta na escola PAN?”. E ela respondeu “eu gosto muito dos meus amigos”.
“Nesse caso, quando a gente fala de inclusão e a gente vê essas crianças participarem, a gente vê o envolvimento do professor, a gente vê que é ainda na escola , que ainda é o professor, que ainda somos nós os educadores e podemos fazer a diferença na vida dessas crianças”, conta a Dirigente Lucimeire Gomes Mendonça.
Postagem Anterior Próxima Postagem