OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Coluna da Terapeuta - Vivendo sem Dor - Reflexologia Podal


Muito utilizada até hoje para a promoção da saúde a reflexologia podal é datada há mais de 4.000 anos atrás
A reflexologia podal funciona atuando de forma terapêutica no combate às dores e doenças comuns do nosso organismo, através da pressão exercida sobre determinado ponto de reflexo sobre o nosso corpo.
Esses pontos de reflexo podem ser encontrados nas orelhas, nas íris dos olhos, nas palmas das mãos e, na planta dos pés. Reflexologia podal, é como denominamos a técnica exercida sobre os pontos de reflexos encontrados nos pés.

A ORIGEM DA REFLEXOLOGIA PODAL

Esse método de cura existe há pelo menos 2.500 AC, quando os egípcios já demonstravam utilizar tais conhecimentos através de pinturas arqueológicas. Acredita-se que esta técnica tenha sido compreendida mais tarde pelos budistas indianos, que teriam levado esse conhecimento para a China.
Na china, a técnica milenar é aplicada até os dias de hoje. Foram os chineses os mais interessados em desenvolvê-la. Escrituras antigas de origem chinesa detalhavam os conhecimentos sobre este método antigo em relação aos pontos de reflexão encontrados em partes do corpo.

A HISTÓRIA DA REFLEXOLOGIA NO OCIDENTE

A técnica se tornou conhecida no ocidente através dos estudos de alguns médicos europeus que comprovaram os diversos benefícios oferecidos pela reflexologia podal, como os do Dr. P. Nogier, os médicos Adamus e A’tatis, Dr. Willian Fitzgerald, Dr. Joseph S. Riley e a Dra. Eunice Inghan.
Os médicos Adamus e A’tatis escreveram um livro sobre a “Terapia por Zonas”, que foi publicado no ano de 1582. O médico francês P. Nogier se aprofundou na arte da reflexologia auricular, que trata da pressão em pontos relacionados na orelha. Enquanto o alemão, Dr. Willian Fitzgerald, tratou da reflexologia podal.
Fitzgerald e seus colegas desenvolveram um livro com ilustrações dos pontos da reflexologia podal no ano de 1917. Dr. Joseph S. Riley trabalhou com Fitzgerald, ele desenvolveu os diagramas detalhados sobre pontos reflexos localizados nas plantas dos pés.
Já, a Dra. Eunice Inghan, que atuou como assistente de Riley, dedicou 40 anos ao estudo da reflexologia podal, utilizou seus conhecimentos sobre a técnica em seus pacientes, desenvolveu o “Método Inghan de massagem de compressão e, escreveu dois livros sobre o assunto: “ A história que os pés podem contar”, e “ A história que os pés têm contado”.

COMO FUNCIONA A REFLEXOLOGIA PODAL?

Trata-se de uma técnica milenar de origem oriental que atua nos pontos meridianos dos pés para tratar diversos tipos de problemas e favorecer bem estar. A reflexologia podal é muito reconhecida e aplicada por profissionais massoterapeutas em todo o mundo. Nos Spas, esta pode ser uma técnica oferecida simplesmente como, massagem nos pés.
A reflexologia podal funciona atuando sobre os pontos meridianos reconhecidos pela acupuntura e, portanto, proporciona benefícios essenciais para uma boa saúde corporal e mental.
Mas além destes pontos essenciais, a técnica trabalha também, no relaxamento dos músculos, tendões e articulações. Alguns tipos de reflexologia podal como, a reflexologia chinesa, tailandesa, francesa e a zonoterapia (que atua sobre as zonas dos pés), utilizam também óleos essenciais.
Os pontos meridianos estão relacionados à energia do corpo, ou, energia Chi, quando esta energia se acumula em determinado ponto pode causar dor, mal estar e sofrimento.

COMO A REFLEXOLOGIA PODAL ATUA NO CORPO

A técnica de reflexologia podal atua desbloqueando a energia vital, favorecendo a circulação sanguínea e o sistema imunológico do corpo.
O sangue leva para todos os nossos órgãos uma quantidade essencial de nutrientes para que eles se mantenham saudáveis. Ao estimular a circulação sanguínea favorecemos que estes órgãos recebam uma grande quantidade de nutrientes.
Além disso, nosso sistema de vasos linfáticos, também passam a ser estimulados e aumentam a imunidade do corpo contra infecções.

BENEFÍCIOS DA REFLEXOLOGIA PODAL

Entre os benefícios da reflexologia podal, podemos destacar a melhora do metabolismo, alivio da prisão de ventre e seus sintomas desagradáveis, melhora de dores de estômago, alívio de dores nas costas ou na coluna, alívio de dores nos pés, e melhora do desequilíbrio hormonal.
A dor nos pés geralmente é um sinal de problema na coluna, que desencadeia outros tipos de sintoma como dores de cabeça, todos estes sintomas relacionados podem ser tratados com eficiência a partir desta técnica.
É um tipo de massagem que também favorece o equilíbrio da mente, o relaxamento, e mantém a saúde em melhor estado.
Jovens e mulheres grávidas podem realizar a reflexologia podal com profissionais gabaritados, pois estes sabem evitar os pontos hormonais que podem levar à complicações. Já pessoas com osteoporose, artrite, artrose, torções ou ferimentos, não devem receber este tipo de massagem sem antes fazer uma avaliação detalhada com um profissional da área.
Espaço Vivendo sem Dor
Terapeuta Evelin S.Lourenço
CRTH BR 4279
(14) 99611.1394 terapeuta.evelin@gmail.com www.facebook.com/vivendosemdor
@espacovivendosemdor
Sessões a partir de R$ 30,00
NA PROXIMA SEMANA...
Conheceremos um pouco mais sobre Florais de Bach.

Postagem Anterior Próxima Postagem