Foto Robinson Leite

Logo após ter apresentado, neste dia 06 de setembro, 102 novos tecnólogos formados à comunidade, neste dia 10 de setembro, a Faculdade de Tecnologia de Botucatu – FATEC – completa 17 anos com trajetória marcada pela pujança e pelo contínuo crescimento.

Sua infraestrutura abriga modernas tecnologias e ambientes interativos de aprendizado, permitindo aos seus cerca de 1300 alunos dos seis Cursos Superiores de Graduação em Tecnologia: Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas (matutino e noturno), Logística, Produção Industrial e Radiologia uma formação completa e atualizada, fator decisivo para suas colocações no mercado de trabalho e no mundo empreendedor.

Como parte das conquistas neste ano em que completa seus 17 anos, a Fatec Botucatu comemorou, logo no 1º semestre, a implantação de sua Escola de Inovadores e, já no segundo semestre, está prestes a iniciar sua 2ª turma, agora em grande parceria com o NEI, Núcleo de Empreendedorismo e Inovação do Parque Tecnológico de Botucatu e demais instituições de ensino superior de Botucatu.

Este programa de capacitação e incentivo ao empreendedorismo e inovação é aberto à toda a comunidade de Botucatu e região, no qual os participantes se capacitam e desenvolvem modelos de negócios sustentáveis, colaborando com o desenvolvimento de nossa comunidade.

Também neste ano, a Fatec, pensando na saúde e bem-estar emocional de seus alunos, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Manuel com a Prefeitura Municipal de Botucatu e com o IMESS de São Manuel, criou o NAP – Núcleo de Apoio Psicológico, uma iniciativa que estabelece um canal de comunicação e apoio, através de profissionais de psicologia e que abrange todos os alunos da Fatec Botucatu.

Investimentos em tecnologias não ficaram de fora deste 17ª ano de conquistas; a unidade investiu em equipamentos de prototipagem 3D, realidade virtual, internet, entre tantos outros, além da criação do Espaço Agro, uma área de, aproximadamente 3000 m2, destinada a atividades práticas voltadas ao curso de Agronegócio.

Transformações pedagógicas também fazem parte desta evolução: As metodologias ativas são, cada vez mais, aplicadas nas disciplinas permitindo aos alunos aprenderem através do desenvolvimento de projetos aplicados desenvolvidos em forma multidisciplinar.

Através da 8ª Jornacitec – Jornada Científica e Tecnológica, que ocorrerá no mês de outubro, os projetos dos alunos da Fatec Botucatu, juntamente com mais de 40 instituições de ensino, totalizando cerca de 300 trabalhos, são apresentados à comunidade acadêmica. No Fatec Portas Abertas, que ocorre concomitantemente com a Jornacitec, a Fatec Botucatu recebe mais de 1000 alunos do ensino médio das redes pública e privada em evento aberto à toda a comunidade.

Nestes 17 anos de existência, a Fatec Botucatu, cresceu, ampliou, investiu e inovou em tecnologias, e agora, além de tudo isso, incentiva o empreendedorismo, a inovação e o bem-estar de seus alunos.



Prof. Dr. Celso F. Joaquim Jr.

Diretor – Fatec Botucatu

Acontece Botucatu