OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Apocalipse: “profecia” de Newton diz quando o fim do mundo pode acontecer

  • A teoria de Newton sobre o fim do mundo pode ser encontrada em seus manuscritos que hoje pertencem ao acervo da Universidade Hebraica de Jerusalém

Isaac Newton foi um dos mais importantes nomes da ciência moderna. O físico, matemático e astrônomo nasceu no dia 25 de dezembro de 1642 na Inglaterra, entretanto sua proximidade com a religiosidade vai além de sua data de nascimento. O inglês também era um grande estudioso da teologia, e chegou até a desenvolver uma profecia de que o apocalipse aconteceria entre 2060 e 2374.

Pode parecer estranho o interesse simultâneo pela ciência e o misticismo, mas não era incomum encontrar pessoas da época com gostos parecidos. A teologia era a maior “ciência” da época e Newton não foi diferente em nutrir uma paixão por ela. Mas isso não anula sua enorme contribuição para a ciência, até suas profecias sobre o apocalipse foram desenvolvidas a partir de métodos científicos para compreender os códigos matemáticos que ele acreditava conter na bíblia cristã. 

Isaac Newton e o livro de Daniel 

A teoria de Newton sobre o fim do mundo pode ser encontrada em seus manuscritos que hoje pertencem ao acervo da Universidade Hebraica de Jerusalém. Neles ele diz que o mundo acabaria após 2060, segundo as visões apocalípticas dos livros do profeta Daniel e do Apocalipse. Em Daniel foi de onde eles mais coletou informações para desenvolver sua profecia. No livro, o fim dos tempo é previsto para “um tempo, tempos e metade de um tempo” depois que a corrupção e a arrogância dominassem o mundo.

(Imagem: shutterstock)

JORNAL DO GUMA

Do Olhar Digital

A expressão “um tempo, tempos e metade de um tempo” usada para datar o fim do mundo significa “um ano, dois anos e metade de um ano”, ou seja 1260 dias – na bíblia cristã um ano possui 12 meses de 30 dias. Para Isaac, dias significavam na verdade anos e como um forte anticatolico que era, a corrupção dominou o mundo quando a igreja católica foi instaurada pelo Império Sacro Romano, em 800 d.C. Assim o apocalipse aconteceria 1260 anos depois, em 2060 d.C.

Entretanto no mesmo livro, o fim da humanidade também é datado para “2300 tardes e manhãs” quando o santuário será restaurado (Dn 8,14) e 1290 dias “desde o tempo em que será abolido o holocausto perpétuo e estabelecida a abominação devastadora” (Daniel 12,11). Com esses dados ele estipulou três intervalos de tempo pro apocalipse acontecer 2132-2370, 2060-2344 e 2132-2374, assim ele pode acontecer entre 2060 e 2374.


Postagem Anterior Próxima Postagem