OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Descubra 5 mentiras que SEMPRE te contaram sobre signos e você precisa parar de acreditar agora

JORNAL DO GUMA
De purepeople.com.br


© Shutterstock

Você é do time que ama ler horóscopo e as previsões da semana para cada signo? Ou é aquele que não acredita que a compatibilidade pode ser determinante no amor e na amizade?

Quando o assunto é astrologia, algumas mentiras acabam se perpetuando: para desmistificar a Astrologia, um dos primeiros passos é entender que ela não fornece respostas simples, afinal, os seres humanos são muito complexos.

"Quando ouvimos falar sobre o nosso signo, com base no dia do aniversário, acabamos acreditando que a Astrologia é isso. Mas essa ideia de que um signo é definidor da personalidade é a principal mentira que sempre te contaram sobre os signos. A partir dela, muitas outras foram surgindo", destaca Yara Vieira, astróloga do Astrocentro.

Veja abaixo 5 mentiras comuns sobre astrologia para dar adeus nesse 1º de abril de uma vez por todas!

1 - Cada pessoa tem um signo

A primeira pergunta relacionada à astrologia é 'qual seu signo?'. Mas para compreender uma pessoa integralmente, é preciso analisar todo seu Mapa Astral. Esse mapa é a principal ferramenta da astrologia.

"Ele contém os signos, planetas e casas astrológicas, que formam uma combinação única a cada momento. Por isso, cada pessoa tem um mapa astrológico único, em que os planetas e signos estão interagindo de formas diferentes. Aquele signo que você costuma chamar de seu é apenas o signo solar, ou seja, o lugar onde o Sol estava na roda do Zodíaco quando nasceu. Mas todos os outros signos (e os planetas) também estão no seu mapa pessoal", indica a astróloga.

2 - A astrologia vai determinar seu destino e personalidade

Acreditar que a Astrologia é capaz de determinar a personalidade e o destino é algo muito comum, mas a relação astrológica que existe entre os planetas, os signos e as pessoas é uma relação de correspondência, e não uma sentença.


"A Astrologia oferece insights valiosos sobre a personalidade, mostrando tendências e potenciais, mas não determina ou sentencia ninguém a nada. A personalidade de cada pessoa é moldada por uma ampla gama de fatores, incluindo a família, a infância, as crenças e as escolhas", orienta.

3 - Dá para prever o futuro com astrologia

Segundo a especialista, apesar do nome "previsões" ser muito comum na Astrologia, ela não prevê eventos específicos, mas pode fornecer informações sobre tendências gerais sobre as energias cósmicas que estão em jogo.

"Ainda que seja possível analisar os trânsitos astrológicos do futuro a partir da astronomia, é possível calcular e acompanhar o trânsito dos planetas, cada movimento influencia as pessoas e o seu ambiente de forma única, e não é possível predizer eventos específicos", aponta.

4 - Todas as pessoas de um mesmo signo são iguais

É comum a gente se identificar com alguém do mesmo signo, não é? Mas isso não significa que todas as pessoas de um signo são iguais.

Embora o signo solar possa fornecer informações sobre a personalidade de uma pessoa, muitos outros fatores também desempenham um papel importante, como o ascendente (o signo que estava surgindo no horizonte no momento do nascimento) e a posição dos planetas nos diferentes signos e casas astrológicas.

Fora isso, a personalidade de uma pessoa também é moldada por fatores como sua educação, ambiente familiar, experiências de vida, valores e crenças pessoais. "Embora as pessoas que compartilham um signo possam ter algumas características em comum, cada pessoa é única e tem sua própria combinação de influências astrológicas e não-astrológicas, que contribuem para sua personalidade e comportamento", sinaliza.

5 - A compatibilidade astrológica é infalível

Uma das áreas relacionadas aos signos que mais dão o que falar é a compatibilidade. Para muitos, se duas pessoas têm signos do zodíaco compatíveis, sua relação será harmoniosa e duradoura.

Na Astrologia, existem várias formas de mensurar a afinidade entre os signos e uma das principais partes da noção de complementaridade. Os signos opostos carregam características que precisam ser iluminadas em seus pares, e, por isso, os opostos complementares são famosos por "darem certo".

São eles: Áries e Libra, Touro e Escorpião, Gêmeos e Sagitário, Câncer e Capricórnio, Leão e Aquário e Virgem e Peixes.

Mas é importante lembrar que tais combinações podem variar de acordo com o Mapa Astral de cada indivíduo. Por isso, o mais indicado é uma análise comparada dos mapas para obter informações mais precisas (mas que não são previsões) sobre a compatibilidade entre duas pessoas.

Essa análise é chamada de Sinastria Astral e pode ser feita para investigar e compreender as "luzes" e "sombras" das relações mais diversas - amizades, amores, parceiros de trabalho ou familiares.

Postagem Anterior Próxima Postagem