OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Um homem escondeu 2.200 computadores em um celeiro por 23 anos e agora vende os dispositivos no eBay por 100 euros

  • Computadores ficaram escondidos em celeiro de Massachussets por muitos anos
A ideia de James Pellegrini era desenvolver um sistema comutação telefônica para pequenas empresas


Milhares de computadores antigos foram encontrados em um celeiro em Massachusetts, nos Estados Unidos. Os dispositivos foram descobertos porque o celeiro onde os computadores estavam armazenados estava correndo o risco de desabar. Os cerca de 2.200 computadores pesam tanto quanto 11 carros de passeio. Dizem que os computadores permaneceram fechados e sem uso nesse celeiro por 40 anos. Agora, os dispositivos são vendidos por 120 dólares americanos (cerca de 100 euros). Se você quiser comprar esse dispositivo agora, você ainda terá que pagar os custos de envio de cerca de 80 euros e acabará com mais de 200 euros.


  • Um aposentado de 69 anos armazenou o equipamento em um celeiro

Quem é o proprietário dos dispositivos? James Pellegrini é um aposentado de 69 anos de Massachusetts que rapidamente se tornou apaixonado por tecnologia em sua vida pessoal. No final dos anos 80, Pellegrini teve a ideia de desenvolver um sistema de comutação telefônica para pequenas empresas. Para isso, ele precisava de computadores antigos para basear sua ideia. Ao mesmo tempo, ele não queria se envolver com grandes empresas como a Apple ou a Microsoft. Então, ele se deparou com alguns modelos da NABU em uma venda de falência e imediatamente se apaixonou pelos dispositivos: "Encomendei alguns exemplares e, sinceramente, me apaixonei pela aparência deles. Achei que eram os computadores mais legais que eu já tinha visto", disse. Por fim, ele comprou todas as ações da NABU da massa falida. Pellegrini não revela o preço exato que pagou em 1989. No entanto, ele explica que a oferta foi realmente boa porque o preço estava significativamente abaixo do preço oficial de venda.

  • O que aconteceu com seu projeto? 

Embora ele tenha investido muito tempo e dinheiro, nada aconteceu com seu projeto. "Não aconteceu nada. Nunca cheguei a fazer o projeto. Acho que fiz alguns esboços parciais para os esquemas. Mas nunca terminei o produto", disse. Assim, a ideia do sistema de central telefônica acabou não dando em nada. No final, o equipamento da NABU foi parar em um grande celeiro que pertencia ao seu vizinho, onde ficou por cerca de 23 anos. Porém, as mais de 20 toneladas de peso acabaram sendo demais para o celeiro. Um pouco mais leve, em comparação, foi pelo menos o primeiro disco rígido do mundo, que precisou de um avião para ser transportado.
  • Os computadores da NABU já ofereciam internet rudimentar e jogos
Lançada em outubro de 1983, a NABU era um tipo de rede baseada em computadores conectados à rede a cabo, e não por meio de modems discados. A rede NABU foi conectada via televisão a cabo a um precursor da World Wide Web e operou principalmente em Ottawa, Canadá, de 1982 a 1985. A ideia por trás da rede NABU foi revolucionária, mas não trouxe sucesso financeiro. Provavelmente por causa disso, os computadores e a rede desapareceram novamente.
  • O que poderia ser feito com ele? 
O dispositivo poderia ser conectado aos servidores da NABU por meio de TV a cabo. Com o computador, era possível fazer download de software e informações dos servidores naquele momento e também fazer upload de informações simples novamente. Até mesmo transações bancárias e compras eram possíveis com o sistema. Era possível até mesmo jogar com os dispositivos: por exemplo, a rede NABU oferecia o jogo "Managers Baseball" e fornecia nomes e estatísticas reais de times e jogadores da MLB. O desempenho dos jogadores no jogo era baseado em estatísticas de jogadores reais e, como gerente, você podia montar sua equipe e competir em uma função apenas de gerente contra outro proprietário em um jogo simulado.
Postagem Anterior Próxima Postagem