OUÇA A RÁDIO GUMA CLIQUE ACIMA

Serasa: saiba como se prevenir de golpes por e-mail que prometem limpar seu nome e CPF

JORNAL DO GUMA
Do Estadão

Mensagens fraudulentas prometendo regularizar o nome em agências de proteção ao crédito, como a Serasa, estão sendo espalhadas não só nas redes sociais, mas também por e-mail. O conteúdo normalmente apresenta oportunidades “interessantes” para as pessoas endividadas como “isca” para a fraude.

© Fornecido por Estadão

A Serasa explica que é possível que os e-mails contenham um boleto com vencimento próximo, com a promessa de que o pagamento é a maneira de se livrar das dívidas. Entretanto, trata-se de um golpe que tira o dinheiro da vítima, que continua endividada..
Por isso, é importante estar atento ao receber comunicados que citam notificações ou verificação de pendências financeiras. Além do boleto, os e-mails podem conter arquivos anexados ou links que direcionem para um endereço suspeito.

A única maneira segura de saber se você está com o nome sujo no Serasa é com a própria instiuição: consulte o seu CPF no link.

  • Veja dicas da Serasa para prevenir golpes por e-mail

Confira o remetente do e-mail

Antes de abrir a mensagem, a recomendação é conferir o endereço de e-mail do remetente. Se for desconhecido ou com algum nome estranho, com letras e números misturados, a Serasa indica não abrir. Além do golpe financeiro, o e-mail também pode tentar infectar o computador ou celular com vírus.

Desconfie de ganhos fáceis e rápidos

Ganhos milagrosos, brindes, ofertas imperdíveis e oportunidades únicas podem ser apenas uma armadilha. Se o endereço do remetente não tiver o nome da empresa 
(por exemplo: www.serasaconsumidor.com.br) o cuidado deve ser redobrado.

Além disso, é preciso cuidado com nomes parecidos, mas que não são oficiais. “As promoções e ofertas idôneas geralmente vêm identificadas. Se não for o caso, há grandes chances de ser uma fraude ou golpe”, segundo a Serasa.

E-mail pede seus dados bancários ou cadastrais

Nesse caso, a Serasa recomenda jamais passar qualquer informação por e-mail sem antes confirmar, por telefone ou pessoalmente, com o remetente, seja ele um familiar, uma empresa ou banco. É preciso cuidado com dados bancários, nome completo e CPF.

E-mail tem um boleto, fatura ou nota fiscal anexa

A Serasa informa que não envia e-mails com boletos ou cobranças. Caso tenha algum boleto a pagar ou contas atrasadas, entre em contato direto com a instituição ou credor para negociar a dívida. Golpistas criam boletos falsos e se passam por bancos, empresas de varejo e outras organizações.

Informações do e-mail são confusas ou têm erros de português

Há golpes mais “refinados”, mas, em outros, os erros podem entregar que se trata de um e-mail falso. Preste atenção se as palavras estão escritas de forma correta, se os dados são conflitantes, como de mais de uma instituição no mesmo e-mail. Por exemplo: o remetente é o Itaú, mas o boleto é do Bradesco.
Postagem Anterior Próxima Postagem